O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, de 86 anos, está internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital San Raffaele, em Milão, devido a repetidas crises de saúde. O bilionário, que governou a Itália por quatro vezes, é magnata do grupo de mídia Mediaset e ex-dono do Milan.
Berlusconi sofreu várias crises de saúde nos últimos anos, incluindo uma grande cirurgia cardíaca em 2016 e um câncer de próstata. Ele também foi hospitalizado várias vezes desde que contraiu Covid-19 em 2020.
O partido Forza Italia, de Berlusconi, faz parte da coalizão de direita da primeira-ministra Giorgia Meloni, embora ele não tenha um papel no governo. Três fontes do partido disseram que ele estava em terapia intensiva, e uma delas confirmou relatos da mídia italiana de que ele estava sendo tratado em uma unidade cardíaca. Outra das fontes disse que a situação está “sob controle”.
O hospital San Raffaele não respondeu imediatamente ao pedido de comentário.
Berlusconi gerou polêmica nos últimos meses com suas críticas ao presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky, colocando-o em desacordo com Meloni. Em fevereiro, um tribunal italiano absolveu Berlusconi das acusações de pagar testemunhas para mentir em um caso de prostituição de menores de idade que persegue o ex-primeiro-ministro há mais de uma década. Ele foi acusado de subornar 24 pessoas, a maioria jovens convidadas de suas chamadas festas “Bunga Bunga”, em um julgamento em que foi acusado de pagar por sexo com uma dançarina de boate marroquina de 17 anos.
A situação de saúde de Silvio Berlusconi é acompanhada de perto por toda a Itália.