As forças ucranianas continuam avançando em sua ofensiva no sul e no leste do país, com a maior parte dos combates concentrados perto da cidade de Bakhmut, de acordo com um porta-voz do exército. Segundo Andriy Kovalov, porta-voz do Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia, as tropas ucranianas realizaram com sucesso operações de assalto em Rozdolivka-Krasnopolivka e Berkhivka-Yahidne.
O Estado-Maior informou que a Rússia continua concentrando seus esforços na região de Donetsk, com Lyman, Bakhmut, Avdiivka e Mariinka sendo alvos principais. Na última quarta-feira, pelo menos 49 confrontos foram registrados. As tropas ucranianas conseguiram repelir todos os ataques inimigos nas proximidades da cidade de Mariinka, afirmou o Estado-Maior.
Além disso, os combates estão ocorrendo nas regiões sul de Zaporizhzhia, próximo ao vilarejo de Makarivka, e nas aldeias de Novodanylivka e Novopokrovka. O porta-voz Kovalov enfatizou que nenhuma posição foi perdida onde os soldados ucranianos estão defendendo.
A vice-ministra da Defesa da Ucrânia, Hanna Maliar, descreveu a situação como uma "batalha feroz" e destacou que há um "confronto sério em andamento" nas linhas de frente do país. Ela mencionou que as forças russas estão intensificando os bombardeios e os ataques aéreos para tentar impedir a ofensiva ucraniana, utilizando mísseis guiados antitanque e drones autodestrutivos.
Maliar também observou que as tropas ucranianas enfrentam dificuldades no avanço no sul devido aos campos minados, mas estão progredindo "devagar, mas com segurança". O Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia relatou que a Rússia realizou 37 ataques aéreos e disparou 32 vezes com sistemas de lançamento de foguetes contra posições e assentamentos das tropas ucranianas no dia anterior. A batalha continua intensa e em evolução na linha de frente da Ucrânia.