Um militar de 71 anos ficou preso e precisou ser resgatado enquanto escalava o vulcão Lanín, na Argentina. A operação foi concluída com sucesso na madrugada do domingo (17).
Os brigadistas começaram a operação às 19h30 (horário local) de sábado (16), de acordo com a imprensa argentina. O homem teria sentido dores na parte baixa do abdômen e, por isso, não conseguiu descer por meios próprios. Ele ficou preso por quase 10 horas.
O homem participava de uma expedição do exército, segundo o jornal La Nacion. Os primeiros socorros foram prestados pelos próprios militares que participavam da expedição.
O objetivo era subir até o cume do vulcão, a 3.776 metros acima do nível do mar. Ele começou a se sentir mal quando estava no Refúgio do Batalhão de Infantaria Militar, a 2.250 metros acima do nível do mar.
A operação foi finalizada às 4h (horário local) de domingo (17), em uma madrugada em que os termômetros chegaram a -11ºC no local. Uma maca de resgate foi utilizada pelos brigadistas. O militar foi encaminhado ao Centro de Informações de Tromen, onde profissionais do Sistema Integrado de Emergências de Neuquén o aguardavam. Não há informações atualizadas sobre o seu estado de saúde.