Após um ano em coma e com sua morte cerebral confirmada pelos médicos, um homem chamado James Howard-Jones, de 28 anos, surpreendeu a todos ao recuperar a consciência um pouco antes de seus aparelhos estarem desligados.
Ele foi vítima de um soco durante uma briga em abril do ano passado. O agressor, Ben Davies, de 24 anos, havia sido condenado a dois anos e quatro meses de prisão por lesões corporais graves, mas foi posteriormente libertado, alegando não ter tido a intenção de causar danos tão graves à vítima.
Naquela noite, James estava em um bar com amigos, assistindo a uma luta de boxe. Ao saírem do local, eles se depararam com Ben Davies e seus amigos, causando um violento confronto. O golpe desferido por Davies contra o rosto de James com foi com tanta força que causou danos graves, que exigiriam cuidados a longo prazo.
Após o incidente, James foi levado às pressas para o hospital, onde entrou em coma profundo. Durante os meses seguintes, sua condição estava estável, mas os médicos, após uma série de exames e estimativas, concluíram que ele tinha tido morte cerebral.
James, que estava prestes a ter seus aparelhos desligados retomou a consciência. No entanto, apesar de entender o que havia experimentado, ele agora enfrenta um quadro de "depressão severa", segundo afirmam os médicos.
Desde que emergiu do coma, James requer assistência para realizar atividades treinadas, como levantar-se da cama e ir ao banheiro. Além disso, ele precisa usar uma cadeira de rodas, embora apenas por algumas horas, devido ao cansaço.