Home / Internacional

INTERNACIONAL

Posse de Donald Trump: confira o cronograma completo

A expectativa é de público reduzido em razão das condições climáticas

Imagem ilustrativa da imagem Posse de Donald Trump: confira o cronograma completo

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, tomará posse nesta segunda-feira (20), acompanhado de seu vice, J.D. Vance. Tradicionalmente realizada ao ar livre, a cerimônia sofrerá uma mudança de local devido à previsão de temperaturas extremas, que devem variar de -4ºC a -13ºC. Com isso, o evento será transferido para a Rotunda do Capitólio, em Washington.

A mudança impede a presença do público no local, mas a Capital One Arena, onde Trump fará seu último comício no domingo (19), será aberta ao público e transmitirá a cerimônia ao vivo em telões. Outros detalhes sobre alternativas para o público devem ser divulgados ao longo do fim de semana, uma vez que mais de 250 mil pessoas adquiriram ingressos para assistir à posse em áreas próximas ao Congresso.

A cerimônia, no entanto, é apenas um dos muitos eventos que marcarão o dia.

Confira o cronograma completo:

Serviço na Igreja St. John

A cerimônia começa com o tradicional serviço na Igreja Episcopal de St. John, localizada a poucos metros da Casa Branca.

Chá na Casa Branca

Trump será recebido pelo presidente em exercício, Joe Biden, para um chá na Casa Branca antes da cerimônia oficial.

Juramento e Cerimônia de Posse

A cerimônia de posse iniciará às 9h30, horário local (11h30 em Brasília), com apresentações musicais, incluindo a performance do hino nacional americano pela cantora country Carrie Underwood.

Às 11h30 (13h30 em Brasília), serão feitas as declarações iniciais. De acordo com a Constituição dos Estados Unidos, o poder será transferido oficialmente às 12h (14h em Brasília). O vice-presidente eleito, J.D. Vance, prestará o juramento primeiro, seguido por Trump, que fará o juramento da presidência, conduzido pelo presidente da Suprema Corte, John Roberts. Durante esse momento, Trump recitará: “Eu juro solenemente que executarei fielmente o cargo de presidente dos EUA e, da melhor forma possível, preservarei, protegerei e defenderei a Constituição americana”.

Trump utilizará duas Bíblias durante a cerimônia: uma, um presente de sua mãe em 1955, e a outra, utilizada pelo presidente Abraham Lincoln em sua posse em 1861. A Bíblia de Lincoln é um exemplar encadernado em veludo, parte da coleção da Biblioteca do Congresso dos EUA, e foi usada em cerimônias anteriores, incluindo as de Trump, em 2017, e de Barack Obama, em 2009 e 2013.

A expectativa é que a cerimônia seja limitada a um público reduzido devido à capacidade da Rotunda, com a presença de congressistas, chefes de Estado e outros convidados notáveis.

Assinatura de documentos na Sala do Presidente

Após a cerimônia, Trump e Vance se dirigem à Sala do Presidente, no Capitólio, onde Biden e Kamala Harris se despedem oficialmente de seus cargos. Lá, Trump assinará seus primeiros documentos como 47º presidente dos Estados Unidos, incluindo nomeações e decretos. Tradicionalmente, o novo presidente aproveita o momento para assinar memorandos e ordens executivas. Espera-se que Trump assine cerca de cem decretos no primeiro dia de seu mandato.

Almoço de posse

Após as formalidades, Trump e Vance participam do tradicional almoço de posse promovido pelo Comitê Conjunto do Congresso para Cerimônias de Posse (JCCIC, na sigla em inglês), realizado no Salão de Estátuas do Capitólio.

Inspeção de tropas

Às 15h (17h em Brasília), Trump e Vance prosseguirão à face leste do Capitólio para a cerimônia de inspeção de tropas do Exército, um ato simbólico de passagem pacífica de poder.

Desfile de comemoração

Tradicionalmente, um desfile festivo ocorre do Capitólio até a Casa Branca, passando pela Avenida Pensilvânia. No entanto, devido às condições climáticas, Trump e Vance não promoverão o cortejo este ano. Em vez disso, Trump se juntará aos seus apoiadores no Capital One Arena para comemorar a posse.

Assinatura de documentos no Salão Oval

Ao chegarem à Casa Branca, Trump e Vance participarão da última cerimônia oficial do dia, assinando documentos de posse e seus primeiros despachos oficiais no Salão Oval.

Bailes do Comandante-em-Chefe, da Liberdade e Starlight

Após as formalidades de posse, Trump discursará para os convidados nos três bailes oficiais: o do Comandante-em-Chefe, da Liberdade e Starlight, acompanhado da primeira-dama, Melania e de seus assessores. Outros 15 bailes não oficiais serão realizados em Washington e em outras partes do país, embora o número seja inferior ao de 2017, quando ocorreram pelo menos 25 festividades.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias