Um vídeo que mostra a premiação de uma competição de ginástica realizada em Dublin, na Irlanda, em março de 2022, voltou a circular nas redes sociais e gerou revolta e acusações de racismo.
Nas imagens, gravadas durante o evento GymSTART, organizado pela Gymnastics Ireland, é possível ver a organizadora entregando medalhas para as ginastas vencedoras, todas brancas. No entanto, uma ginasta negra que também havia conquistado uma medalha é ignorada e fica parada ao lado do pódio durante a cerimônia.
Confira o vídeo:
O caso chegou ao conhecimento da ginasta americana Simone Biles, maior nome da modalidade atualmente. Emocionada, Biles gravou um vídeo para confortar a jovem atleta e disse que 'não há espaço para racismo no esporte'.
Após a repercussão, a Gymnastics Ireland se pronunciou por meio de um comunicado. A entidade afirmou ter entrado em contato imediatamente com a família da ginasta para expressar preocupação e garantir uma investigação. A organizadora em questão teria admitido o erro, mas alegado não ter sido intencional.