Home / meio ambiente

MEIO AMBIENTE

Contaminação criminosa volta a atingir o Rio dos bois

.

Poluição continuada do Rio dos Bois está afetando o meio ambiente, os animais e a população, causando doenças graves Poluição continuada do Rio dos Bois está afetando o meio ambiente, os animais e a população, causando doenças graves

Mesmo com as ações na Justiça, movidas pela prefeitura de Campos Verdes, A Mineradora Maracá (Lundin Minining Corporation Brasil), de origem canadense, com sede industrial no município de Alto Horizonte, onde produz cobre e ouro, dentre outros, abastece com água potável a população de Campos Verdes, município da região norte de Goiás. A poluição com produtos químicos do leito deste Rio, com materiais nocivos e de alto teor contaminante, é prejudicial à vida humana, de animais e ao meio ambiente, e continua a ser sistematicamente praticado, em grau até superior do ano anterior, pois passado o período das chuvas, o leito fica mais degradado e propenso à mortandade de peixes e outros animais. Os seres humanos também sofrem muito com estas ações, negligentes e criminosas por parte da empresa mineradora.

As ações movidas na Justiça pela prefeitura de Campos Verdes, que, mais uma vez, teve ganho de causa, pois todas as análises, inclusive de testes da Saneago, laudos da Prefeitura, inclusive no período de chuvas, comprovam esse dano ambiental irreparável. Empresa especializada, contratada pelo município, através de vários estudos, análises e testes, também chegou a seguinte conclusão: o Rio dos Bois segue sendo poluído, pela ação da Mineradora, e as consequências podem ser gravíssimas para a saúde humana, animais e ao meio ambiente. O TJ-GO, através da 7° Vara Cível, por unanimidade de seus integrantes, com relatoria da desembargadora Doraci Lamar, julgou procedente a ação da Prefeitura de Campos Verdes e determinou à empresa medidas eficazes para assegurar, com urgência, a manutenção e a qualidade da água, que de maneira superficial, atende e abastece a cidade de Campos Verdes. A Justiça responsabiliza a empresa e determina, sob pena de altíssimas multas, que este problema seja sanado o mais rapidamente possível.

Matérias publicadas na imprensa regional, com farta documentação em fotos e vídeos, mostram e comprovam os prejuízos ambientais causados por esta empresa de mineração instalada em Alto Horizonte. O prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves, autor da ação pública movida contra a Mineradora Maracá, diz que espera medidas urgentes para solucionar este problema, porque está em risco a saúde da população.

Após novas denúncias de moradores e riveirinhos, que chegaram ao seu conhecimento neste fim de semana, ele diz que irá endurecer o jogo: vai procurar o Ministério Público, A Secretário do Meio Ambiente Semadh) a Delegacia do Meio Ambiente (Dema) a Saneago e também o TJ-GO "Não é possível mais convivermos com este tipo de crime, de abuso ambiental, que está fragilizando a saúde de nossa população. Já tem mais de ano que notificamos a empresa, obtivemos ganho de causa, rodas as amostras e testes deram positivo pra poluição desenfreada do manancial. Será que só eles não enxergam isso?". Pergunta o prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias