Uma ação conjunta entre movimentos sociais e órgãos públicos despejará, em uma área de 67 hectares da reserva de Quedas do Iguaçu, no Paraná, cerca de quatro toneladas de sementes da palmeira-juçara, árvore ameaçada de extinção, conhecida como Açaí da Mata Atlântica. As sementes serão despejadas por um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na reserva de reforma agrária Dom Tomás Balduíno e nas encostas do Rio Iguaçu.
A Mata Atlântica é considerada um das mais florestas ricas em biomas do planeta, sendo considerada a segunda maior floresta em extensão do Brasil, constituída de planaltos e serras. Sua área abrange a costa leste, sudeste e sul do Brasil e uma parte do Paraguai e da Argentina.
A extração ilegal do palmito da palmeira-juçara colocou a espécie em risco de extinção, já que, por sua vez, ela não rebrota. O fruto desta palmeira, no entanto, que tem casca lisa, cor violáceo-escura e uma polpa fina envolvendo a semente, semelhante ao açaí da Amazônia, pode ser comercializado.