O presidente da China, Xi Jinping, anunciou que fará uma visita de Estado à Rússia na próxima semana para se reunir com o líder do país, Vladimir Putin. Os dois líderes discutirão a "cooperação estratégica" entre as duas nações, de acordo com o Kremlin, que também confirmou o encontro. A visita de Xi Jinping ocorre em meio a crescentes preocupações no Ocidente sobre uma possível parceria militar entre os dois países.
A China tem se aproximado cada vez mais da Rússia nos últimos anos, com ambos os países buscando fortalecer seus laços econômicos e militares. As crescentes tensões com o Ocidente têm levado a uma maior cooperação entre a China e a Rússia em várias áreas, incluindo tecnologia, energia e comércio. No entanto, a cooperação militar entre os dois países tem gerado preocupações na Europa e nos Estados Unidos.
De acordo com o serviço de inteligência do Reino Unido, a China e a Rússia têm ensaiado uma parceria militar que preocupa o Ocidente. A parceria envolveria a China fornecendo armas e equipamentos militares para a Rússia, em troca de tecnologia e outros recursos.
A visita de Xi Jinping à Rússia ocorre em um momento em que as relações entre a China e o Ocidente estão tensas. As tensões comerciais entre a China e os Estados Unidos, bem como as críticas ocidentais à postura da China em relação aos direitos humanos, têm levado a uma maior aproximação entre a China e a Rússia.
A visita de Xi Jinping à Rússia também é significativa, pois será a primeira vez que ele visitará o país desde o início da guerra na Ucrânia, em 2014. A última vez que Xi visitou a Rússia foi em 2019. Putin, por sua vez, compareceu no ano passado à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim e se encontrou com Xi Jinping em setembro de 2022 em uma reunião regional de segurança no Uzbequistão.