A relação da psicomotricidade com o processo de alfabetização
Datapage
Publicado em 31 de julho de 2023 às 20:49 | Atualizado há 2 anos
Aprender a ler e escrever é como aprender um jogo, onde é preciso conhecer as combinações, as regras, ter vontade e treinar bastante. A escrita é constituída de uma atividade psicomotora extremamente complexa, Na qual participam os aspectos da maturação do sistema nervoso, expressado pelo conjunto de atividades motoras pelo desenvolvimento psicomotor geral, no que se refere á tonicidade e coordenação dos movimentos e pelo desenvolvimento da motricidade fina ao nível dos dedos e da mão.
A psicomotricidade tem uma enorme relação com o processo de alfabetização, podemos dizer que são extremamente ligadas, visto que o movimento influencia a maturação do sistema nervoso da criança.
A psicomotricidade existe nos menores gestos e em todas as atividades que desenvolve a motricidade da Criança. A criança na fase da alfabetização é toda movimento e o que para elas se caracteriza como brincadeira de correr, pular, pegar, arremessar são consideradas pela área da psicomotricidade como movimentos neuromusculares, que serviram de base para que a criança aprenda segurar o lápis, folhar o caderno, definir sua lateralidade, delimitar espaços, diferenciar as formas das letras e etc.
No início da alfabetização ocorre a discriminação das letras, para nós adultos letrados a distinção entre as letras como p e q, b e d, é uma coisa tão óbvia que pode ser muito difícil de imaginarmos como a criança não vê essa diferença, a discriminação das letras corresponde a habilidade de estruturação espacial, que se desenvolve a partir de simples situações do cotidiano como; localizar objetos em prateleiras, sentar-se em frente a uma mesa para jantar ou mesmo organizar livros em uma estante. Ao primeiro olhar pode parecer atividades banais e sem nenhuma relação com o processo de aquisição da leitura e escrita, mas são habilidades da estruturação espacial que colaboram para o processo de alfabetização.
A estruturação espacial se desenvolve através da compreensão da criança de noções de situações, de tamanho, de posição, de movimento, de formas, de quantidade, de superfícies e de volume.
As atividades para desenvolver noção espacial ficam por conta de brincadeiras que envolve o corpo como por exemplo; andar pela sala explorando o ambiente, montar quebra-cabeça, jogar amarelinha, equilibrar-se no meio fio, andar sobre a linha e etc.
Entre as dificuldades mais percebidas nas escolas hoje pode-se citar a inabilidade da letra cursiva, letra ilegível e o mau uso do lápis. Aqui a psicomotricidade mais uma vez mostra sua importância, ao trabalhar a coordenação da visão prepara a criança para a aprendizagem da escrita e se bem estimulada pode minimizar esses efeitos negativos.
A lateralidade é mais uma habilidade psicomotora, que auxilia na organização da página escrita, a percepção dos lados direito e esquerdo e ajuda a criança a conhecer seu lado dominante, exercícios que trabalham a lateralidade; colocar a mão sobre contornos de mãos desenhadas na louça, desenhar ou colocar objetos no lado direito ou esquerdo.
Entender a psicomotricidade como base para um trabalho significativo e expressivo na alfabetização, norteará o professor em relação à organização da sua prática favorecendo o ensino aprendizagem. Vimos então o quanto é importante a psicomotricidade para o processo de alfabetização onde podemos alcançar habilidades complexas como a escrita e leitura através de brincadeiras, aprender pode e deve ser divertido.