Opinião Pública

A igreja ortodoxa: a defesa da vida e da família

PADRE RAFAEL MAGUL

Publicado em 22 de agosto de 2023 às 16:11 | Atualizado há 2 anos

Desde os primórdios da nossa fé , acreditamos em Deus, Trindade única, criador de tudo e de todos os seres humanos, portanto, cremos  em Deus que gerou a vida e que mesmo diante dos homens promoveram a morte, inclusive a morte de seu filho Jesus, Ele o ressuscitou, com vida plena para a redenção de toda humanidade.

A vida dos inocentes sempre foi alvo  de perseguições. O Antigo Testamento nos mostra quantas crianças  foram mortas em momento próximo ao nascimento de Moisés(Êxodo cap. 1). O novo testamento registrou a ação demoníaca de Herodes contra as criança quando do nascimento de Cristo ( Mateus cap. 2). Hoje , da mesma forma, muito se fazem  “novos Herodes” e querem atacar  a vida dos inocentes amparados falsamente por discursos  identitários e ideológicos que ferem valores humanos e cristãos.

Dessa forma, a Igreja Ortodoxa Antioquina repudia qualquer movimentação dos poderes públicos que atente contra a vida do ser humano, pois a  vida deve ser  cuidada  e protegida desde a sua concepção até sua morte natural, portanto não aceitamos qualquer política ou esforço judicial que favoreça o aborto ou a eutanásia, ou ainda  liberação de drogas e entorpecentes que viciam, estragam a saúde e matam  pessoas, destruindo famílias. Nesse sentido , também  repudiamos as  políticas públicas voltadas para a ideologia de gênero que destroem a identidade das pessoas, particularmente de crianças e jovens. Conclamamos a todos os cristãos ortodoxos a tomarem as mesmas posições de repúdio a tais práticas.

Que  o Deus Pai de toda vida abençoe as crianças, os nascituros e idosos do nosso país. Abençoe as pessoas com dependência química para que obtenham a cura e a libertação das drogas e  ilumine as autoridades públicas para que priorizem os valores da vida. Essa é a posição da Igreja Católica Apostólica Ortodoxa Antioquia e de seu Santo Sínodo expressa em sua ultima Carta Pastoral sobre a família , editada em 2019: “ 27- (…) A Igreja, portanto, enfatiza a necessidade de proteger o embrião e seu crescimento, quaisquer que seja as dificuldades e condições da família, e rejeita o aborto em qualquer estágio do crescimento embrionário.” ( Família: Alegria da Vida- Balamand- Líbano- 2019)

PADRE RAFAEL MAGUL

Pároco da Paróquia São Nicolau – Goiânia GO

Protopresbítero  responsável pela Igreja Antioquina na Região Centro-Oeste.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias