Home / Opinião Pública

OPINIÃO PÚBLICA

Fim do desgoverno delinquente

.

Chega a seu término o triste quatriênio de Jair Bolsonaro. Um dos seus primeiros atos foi o de denominar a pandemia de gripezinha. Não empreendeu o mínimo combate à epidemia que resultou em cerca de 700 mil mortes. Foi um dos comportamentos mais deploráveis de toda a nossa história.

A facilitação do armamento pessoal é outro terrível episódio assinalado na história brasileira. O governo Bolsonaro facilitou o porte de arma de forma desbragada e irresponsável. As consequências foram desastrosas: o número de homicídios foi multiplicado de forma acentuadíssima, resultando em uma avalanche de processos criminais com muitos casos impossibilitados de apuração criminal. Até hoje milhares de brasileiros se acham armados de forma irresponsável por quanto inatingidos pela justiça.

O desmatamento da Amazônia se tornou um dos fatos mais lamentáveis da nossa história contemporânea. Criminosos exploradores de terras, favorecidos pelo governo desmataram à vontade, sacrificando de tal forma o meio ambiente que as consequências atingiram até mesmo o aquecimento global. A irresponsabilidade total foi, pois, atônica do governo Bolsonaro que felizmente se extingue daqui a dois dias. O Brasil vai, portanto, sofrer consequências incalculáveis de tal desgoverno.

Felizmente temos a perspectiva de um novo governo a se iniciar a primeiro de janeiro. Luiz Inácio Lula da Silva tem pela frente desafios gigantescos. Mas não tenho dúvida de que o nosso país se recuperará. O governo Lula terá o respaldo de grande maioria do Congresso Nacional, que lhe assegurará as condições para a execução das medidas necessárias a recuperação da economia nacional. As forças representativas da intelectualidade brasileira darão seu total apoio a todas as providências necessárias ao soerguimento nacional. Somente os segmentos retrógrados do bolsonarismo, que felizmente são insignificantemente minoritários procurarão solapar.

As forças golpistas foram derrotadas e irão para o lixo da história. Como eu já disse os quatros anos de Bolsonaro são páginas volvidas. Agora compete as forças democráticas brasileiras restabelecer na consciência do povo a confiança nos destinos progressistas do Brasil. Creio que essa confiança se afirmará desde os primeiros dias do governo a ser presidido por Luiz Inácio Lula da Silva, cujas medidas, desde o primeiro momento reerguerão a confiança popular nos destinos do Brasil.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias