A infectologia é uma especialidade médica fundamental para a saúde pública e o bem-estar das pessoas. Responsável por estudar e tratar as doenças infecciosas, desempenha um papel crucial na prevenção, diagnóstico e tratamento de uma ampla gama de enfermidades que podem afetar indivíduos e comunidades inteiras, como historicamente vimos, epidemias ou pandemias que acometeram a humanidade, a exemplo da Peste Negra, Gripe Espanhola, Tuberculose, HIV/aids e, mais recentemente, H1N1 e Covid-19.
Assistimos ao mundo paralisar diante da Covid-19, que ceifou milhares de vidas e afetou a economia global nessa guerra desigual. Testemunhamos os heroicos profissionais de saúde combaterem corajosamente na linha de frente, com destaque especial para os infectologistas, nas ações específicas e estratégicas em todo o mundo, e lideradas em Goiás pelas unidades do Governo de Goiás HDT e Ceap-Sol.
Neste dia 11 de abril, celebramos o Dia do Infectologista, uma data que homenageia justamente esses bravos guerreiros dedicados e especializados em cuidar da saúde em meio a desafios tão complexos.
Quando o Instituto Sócrates Guanaes (ISG) aceitou, há 12 anos, o desafio de assumir a gestão do HDT, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), o hospital estava em condição eminente de interdição ética. Em prol da saúde da população e da missão comum de cuidar e salvar vidas, nos juntamos aos eficientes e compromissados colegas infectologistas e profissionais de saúde do corpo clínico do HDT e CeapSol, no enfrentamento da delicada situação.
Lideramos o processo pactuado com a SES-GO, cumprindo todos os requisitos com processo de gestão rigoroso, baseado em controles, eficiência e transparência, resultando na conquista do primeiro lugar em humanização entre todos os hospitais do Brasil, mérito conferido pelo Ministério da Saúde nos dez anos de humanização.
E não é à toa que o HDT é referência em infectologia não só no Centro Oeste, mas em todo o País. É o primeiro e único hospital da América Latina na especialidade a conquistar o selo de qualidade ONA 3, ou seja, excelência em gestão, e o Ceap-Sol conquistando o selo ONA 2 (acreditação plena). Essa conquista é o resultado do esforço coletivo de uma equipe comprometida em oferecer o que o paciente e familiares mais esperam de um hospital: segurança e cuidado.
Juntos, conseguimos muitas conquistas no HDT: reduzimos a média de permanência do paciente de 22 para 10 dias, o que aumenta rotatividade e reduz custos; alcançamos a meta de mais de 500 mil procedimentos/ano, entre internações, consultas, cirurgias e exames complementares; somos o único no Estado a realizar o exame de elastografia hepática, que substitui a biopsia hepática, e o único no Estado que a oferecer leito de nível de biossegurança 4, especialmente construído para atender casos de doenças altamente contagiosas, como o ebola.
O Ceap-Sol é um projeto pioneiro e único no País, aliando albergue para pacientes com HIV /aids, assistência pacientes com hepatite e infecções sexualmente transmissíveis, além de internação para cuidados paliativos e retaguarda, bem como atendimento ambulatorial.
Neste momento de merecida celebração ao Dia do Infectologista, ratificamos nosso compromisso com todos os colegas de continuarmos, juntos, avançando na melhoria da gestão da assistência, do ensino e a darmos um passo a mais com a pesquisa clínica.
Aos médicos infectologistas, nosso agradecimento e reconhecimento pelo trabalho incansável em prol da saúde da população, sem o qual não conquistaríamos todos esses resultados. Agradecemos a SES-GO pela confiança e apoio imprescindíveis para este “case” de sucesso que construímos juntos e com o qual queremos avançar para um futuro mais saudável e seguro para nossa gente que precisa e merece.