Os ricos exploram os pobres. Os governos tentam “deter” esta exploração, mas os ricos “compram” os governos, até os governos “comunistas”, como se vê hoje no Brasil ( empresários sustentando o PT e o PT usando o Governo para sustentar as empresas).
Os esquerdistas-estatizantes precisam dos empresários porque sem eles a economia não funciona ( onde a coisa é de ninguém, como no estatismo, ninguém se esforça, e os que se esforçam são invejados e destruídos pelos que não se esforçam ).
Se os empresários forem , de fato, como se quer no Brasil, retirados 100% das campanhas políticas – via financiamento público de campanha - os pobres revoltados e invejosos destruiriam as empresas e todos, como na Coreia ou em Cuba, voltaríamos a ser igualitários plantadores-de-cana.
Um “bom político” é ativo, inteligente, articulado, e pessoas assim aproximam-se do dinheiro, ou ganham dinheiro. Esse tipo de político só poderia ser derrotado por outra espécie de político : o “pobre raivoso/revoltado” ( isto porque o “pobre calmo” só trabalha e sofre, não vai para a política ).
O “pobre revoltado” só tem uma arma : a inveja e o ódio contra o rico, e , com esse discurso ele atrai multidões. Por isso este tipo de pobre “não pode ter muito palanque” senão ele destrói os ricos.
É por isto que o PT, os esquerdistas, querem tirar o poder da mídia, da internet e querem tirar o poder econômico empresarial das eleições.
Os ricos, por sua vez, quando no poder, exercem dois tipos de má-influência: 1) compram os governos que foram eleitos pelo povão engambelado com o discurso da esquerda e, 2) usam do poder para esmagar os mais fracos.
Há apenas duas maneiras de controlar os malefícios dos ricos e essas maneiras não têm nada a ver com o governo, que só finge que faz isto, mas não faz. Aliás, suga toda a “raiva contida” da sociedade, dizendo que está controlando os ricos quando, na verdade, está é os alimentando e transformando-se, ele mesmo, governo e seus funcionários, em mais um rico com suas castas privilegiadas.
As maracutaias dos ricos se controlam de dois modos : a) ou com transparência, pois a luz do sol é o melhor desinfetante, ou 2) com moral cristã, pois esta ensina que não é por uma pessoa ser mais inteligente, mais trabalhadora, mais esperta, que as outras, que isto lhe dá direito de explorá-los.
(Marcelo Caixeta, médico psiquiatra, artigos as terças, sextas, domingos - [email protected])