A reportagem veiculada no jornal Diário da Manhã no dia 20 de dezembro (domingo) assinada por Beto Silva expõe a Cambury como uma das piores faculdades do Estado de Goiás, elencando fatores como infraestrutura, quadro de professores, biblioteca e, por fim, a nota do ENADE.
As referentes notas do exame equivalem ao ano de 2012, ano em que a Cambury obteve tais resultados. A última avaliação, que aconteceu no dia 22 de novembro, somente será divulgada no segundo semestre de 2016. Em 2015 os concluintes dos cursos de Marketing, Produção Publicitária, Gestão Executiva de Negócios, Design de Interiores, Recursos Humanos, Logística e Direito fizeram a prova. O ENADE é anual, no entanto, o MEC classifica os cursos em ciclos trienais dentro deles por eixos tecnológicos e por área de abrangência (em qual área os cursos pertencem). Assim, a frequência da prova passa a ser a cada três anos para a Faculdade Cambury, o que leva a repetição dos últimos resultados, até que aconteça um novo exame.
O resultado repetido (nota 2), corresponde ao IGC (Índice Geral de Cursos), que corresponde à transformação do CI (Conceito Institucional) equivalente as avaliações in loco do INEP/MEC para recredenciamento. Ao ser realizado o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), o resultado deste índice de qualidade, leva a construção do IGC e ao CPC (Conceito Preliminar de Cursos). Quando recebemos comissões de avaliadores do MEC/INEP para avaliar os cursos e a instituição, estas avaliações liberam os conceitos do INEP/MEC denominado CC (Conceito de Cursos) e CI (Conceito Institucional). Para não existir dúvidas, o ENADE transforma os resultados do CI em IGC e CC em CPC. A Cambury esclarece ainda que, os resultados podem ser oscilantes, à medida em que acontece o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (IGC e CPC) e avaliações in loco do INEP/MEC (CC e CI).
Frequentemente a Cambury recebe comissões do Ministério da Educação (MEC). Nas últimas visitas, após reunir-se com a direção, colaboradores, professores e alunos das graduações, conhecer a infraestrutura e a organização didático-pedagógica, o MEC atribuiu nota 4, em uma escala que varia de 1 a 5, para os cursos de Direito, Recursos Humanos, Gestão Executiva de Negócios, Eventos, Design de Produtos e Fotografia, conforme se atesta no site emec.mec.gov.br . As demais graduações têm nota 3.
Há quase 25 anos no mercado educacional, a Cambury prima por um ensino de qualidade, sendo referência na região Centro-Oeste no que tange os cursos tecnológicos. Em sua trajetória, a Instituição tem cursos pioneiros em Goiás, como Gastronomia, Fotografia e Estética e Cosmética, áreas com amplo espaço para o mercado de trabalho, o que vai de encontro com o seu slogan: inovação e empregabilidade.
A inovação se faz presente na veia da Cambury, tanto que nesse ano a faculdade deu mais um passo visando uma qualidade de ensino cada vez melhor: o lançamento da MPC (Metodologia Prática Cambury). A MPC é um modelo inovador de ensino superior com interação entre aluno, professor e empresa para a construção de uma sólida formação profissional. É o aprendizado adquirido pelo aluno Cambury em todos os semestres, com formação específica relacionada à sua profissão no mercado de trabalho. Para o bom funcionamento desse modelo de ensino exclusivo, há professores qualificados e com experiência além da sala de aula.
A infraestrutura da Cambury é considerada uma das melhores de Goiás. Todas as salas de aula são climatizadas, têm data show e computadores com softwares originais e acesso à internet, com wi-fi em toda a faculdade. O prédio ainda conta com adequações para melhor acessibilidade em todos os andares dispondo de elevador, rampas e cadeiras de rodas. Os laboratórios de informática, fotografia, Rádio e TV, Construção de Edifícios, Design de Interiores e Design de Produtos são modernos, com equipamentos de última geração para a realização das aulas práticas. São duas lanchonetes para atender a comunidade acadêmica e o estacionamento é gratuito, uma exclusividade dentro do mercado universitário goiano.
O NUPECAM (Núcleo de Pesquisas Cambury) oferece aos estudantes uma oportunidade de conhecer os procedimentos científicos, a elaboração de artigos, o Sistema Qualis da Capes, os mais importantes eventos científicos e as técnicas de pesquisa. A Instituição também conta o NPJ (Núcleo de Prática Cambury) que oferece atendimento gratuito à população.
A Biblioteca é uma das mais completas do Estado dentro do segmento universitário. O acervo é amplo, atualizado e conta com livros e revistas de todos os cursos, bem como DVDs e trabalhos de conclusões de curso. O espaço conta com acessibilidade para portadores de necessidades especiais e é aberto ao público, inclusive no período de férias.
A Faculdade Cambury conta ainda com eventos acadêmicos que trazem para os estudantes a realidade do mercado, por meio de palestras, workshops, mesas redondas, seminários e feiras. O acesso à coordenação é facilitado e os professores têm vasta experiência e são atuantes no mercado de trabalho;
A Faculdade Cambury, deixa claro que as informações acima podem ser atestadas pelos sites do MEC e da própria faculdade e, que, EM NENHUM MOMENTO, a instituição divulga informações errôneas, pois possui documentação comprobatória e dentro da legislação vigente. Esta instituição reitera o compromisso com a qualidade do ensino, tendo como princípios a transparência e respeito com toda a comunidade acadêmica.
Valdir Inácio do Prado Júnior é professor e Diretor de ensino da Faculdade Cambury)