À frente da secretaria acadêmica da Universidade Estadual de Goiás – campus de Uruaçu por cinco anos e mais 10 anos como docente nos cursos de graduação e pós-graduação desta mesma universidade, sinto-me habilitado para falar um pouco sobre gerenciamento de carreira.
Nesse período em que fui colaborador da UEG através de um contrato por tempo determinado e à espera de um concurso que demorou a sair e quando saiu, não tive êxito, ou seja, não fui aprovado, sempre assessorei outros profissionais, seja através de indicação para ocupar cargos que foram criados no próprio campus de Uruaçu, seja na orientação para construção de currículos ou fortalecimento de uma rede de relacionamentos.
O fato é que o mercado de trabalho, de uns tempos para cá, tornou-se muito mais exigente. O advento da globalização e das novas tecnologias, a partir da década de oitenta, exigiu um preparo mais apurado dos profissionais. Quem ficou à margem da tecnologia e não se preocupou em aprender um pouco mais sobre computadores e Internet, acabou ficando para trás.
Mas não é só isso. Além de uma sólida formação acadêmica e nesse sentido, sempre afirmei que a UEG tem alcançado seus objetivos, pois tem colocado no mercado profissionais treinados e capacitados. Cito como exemplo, o curso de bacharelado em Ciências Contábeis oferecido pelo campus de Uruaçu. Ainda quando fui professor de Administração e outras disciplinas, tentava passar aos acadêmicos a importância da aprendizagem efetiva, ou seja, aquela além da sala de aula.
A construção sólida de uma carreira profissional inicia-se na sala de aula e se concretiza com os conhecimentos não somente específicos do curso, mas de conhecimentos generalistas, adquiridos fora da sala de aula, através de palestras, cursos extracurriculares, grupos de estudo, estágio e visitas técnicas.
Assim, posso afirmar que durante os dez anos que contribui com o curso de Ciências Contábeis da UEG do campus de Uruaçu, quase sempre inexistia desempregados e as empresas da região sempre estavam à procura de profissionais para lhes oferecer uma vaga no mercado de trabalho, seja da própria cidade de Uruaçu ou da região.
O gerenciamento de carreira, então, engloba, além de uma formação acadêmica efetiva, conhecimentos generalistas e que agregam novos valores à prática profissional. Também é importante incluir no gerenciamento de carreira, a construção de uma rede de relacionamentos – conhecida no mercado de trabalho por Networking – e que vai direcionar o profissional, num eventual momento de desemprego.
A rede de relacionamentos é um dos pilares do gerenciamento de carreira, pois agrega os contatos necessários para evidenciar o profissional, tornando-o conhecido não somente daqueles que fazem parte do seu círculo de amizade, mas também de outras pessoas e/ou profissionais que poderão ofertar-lhe uma vaga no mercado de trabalho.
No gerenciamento de carreira o profissional não pode perder de vista as oportunidades surgidas ou que surgirão dentro e fora da sua área de atuação e deve também saber adaptar-se aos novos tempos, às transformações do mercado de trabalho, e sobretudo, passar a imagem de um profissional que não ficou esquecido no fundo de um baú.
(Cleiber Fernandes dos Santos, professor universitário)