Aparecida de Goiânia começa o mês de março literalmente com o pé direito. Estamos em estado de graça, no ano de 2014 conseguimos a aprovação da lei municipal nº 3.174, que institui a semana do empreendedorismo em nosso município.
E temos uma grande parcela nesta conquista, que no ano passado através de um ofício elaborado pela Aciag Jovem, entregamos nas mãos do presidente da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, uma minuta com base na lei instituída na capital, para que fosse implantada em Aparecida de Goiânia.
O projeto de lei é fruto de diversas discussões e o trabalho incansável dos jovens empreendedores de Aparecida de Goiânia em parceria com o Fórum Jovem de Goiás, que vem atuando grandemente.
De acordo com a lei, fica instituída a segunda semana do mês de março, onde serão desenvolvidas palestras, workshop, café político, seminários e demais eventos voltados para debater o empreendedorismo, políticas públicas, inovação, além de fomentar e estimular o espírito empreendedor.
Temas como desburocratização da administração pública, desoneração da folha de pagamento, flexibilização de leis trabalhistas, empreendedorismo e inovação, direito empresarial e finanças, entre outros, serão discutidos por empreendedores, empresários, autoridades públicas, estudantes e etc.
Esperamos o reconhecimento especial do Poder Público para abrir espaços de debates de política pública do empreendedorismo em Aparecida de Goiânia. Temos sede de inovação, de superação, enfim, de novos projetos para nossa cidade e para nossa juventude.
É de se ilustrar o presente projeto de lei que tem o objetivo de gerar, nas futuras administrações, o compromisso salutar de, uma vez por ano, discutir o empreendedorismo como característica das comunidades que propõem, desenvolvem e praticam empreendimentos comerciais ou industriais inovadores.
O homem empreendedor é uma pessoa que toma a iniciativa de combinar recursos físicos e humanos para produzir bens ou serviços em uma empresa com ou sem fins lucrativos. Daí porque o empreendedorismo é característica daquele que tem habilidade para criar, renovar, modificar, implementar e conduzir empreendimentos inovadores.
A data escolhida é da segunda semana de março de cada ano pelo fato de que se adotou essa data, nacionalmente, na Associação Nacional de Jovens Empreendedores e, assim, nos seguimentos de empreendedorismo do país.
Trata-se, portanto, de uma ação política de nível nacional, que atingiu a capital Goiânia, face de que se registra a importância da aprovação do pleito em questão no município de Aparecida de Goiânia.
A questão é de importância social e econômica de desenvolvimento, visto que trata de inserção sociocultural de uma classe de cidadãos muitas das vezes esquecidas. Salientamos que o município de Aparecida de Goiânia demonstra crescimento considerável na economia goiana.
Em um momento de reflexão, destacamos a importância do chamamento do Poder Público à inserção educativa, cultural e ao incentivo aos jovens da capital para a construção de um mundo mais justo e igual. Daí a necessidade do executivo criar políticas públicas que realmente atendem o interesse da população e do jovem empreendedor.
Em Aparecida de Goiânia para dar total transparência às ações desenvolvidas na educação vem dando um show de resultado e desenvolvimento das diversas vitórias conquistadas pela população neste ano, dentre elas o projeto “ O empreendedorismo para os jovens” onde a Aciag Jovem desenvolve ações como palestras, entrega de cartilhas, sobre a arte de empreender e a oportunidade do primeiro negócio.
Importante destacar que a Aciag Jovem no cumprimento da responsabilidade social vem se destacando apresentando palestras e dando oportunidades aos jovens para integrar grupos que elevarão e contribuirão para o desenvolvimento das cidades de um modo geral.
A missão é levar o empreendedorismo nas escolas, cursos profissionalizantes, enfim a comunidade jovem que merece oportunidade, nada além que oportunidade. Finalizo com a seguinte frase: “Empreendedores são aqueles que entendem que há uma pequena diferença entre obstáculos e oportunidades e são capazes de transformar ambos em vantagem”. (Maquiavel).
O meu muito obrigado a todos que nos ajudaram, que contribuíram direta e indiretamente por esta conquista. Aparecida de Goiânia no caminho certo para crescer e empreender cada vez mais.
(Maione Padeiro é presidente da Aciag Jovem e membro do Fórum Jovem)