Home / Opinião

OPINIÃO

O problema das patentes no Brasil

A his­tó­ria é mais ou me­nos a mes­ma pa­ra to­da em­pre­sa que, ao con­trá­rio da mai­o­ria, tei­ma em in­ves­tir em ino­va­ção no Bra­sil. Des­pen­de-se mui­to tem­po e re­cur­sos fi­nan­cei­ros pa­ra cri­ar e de­sen­vol­ver um pro­du­to e, de­pois de 10 a 11 anos de es­pe­ra pe­la pa­ten­te, o em­pre­sá­rio fi­nal­men­te ob­tém o cer­ti­fi­ca­do de pro­pri­e­da­de da in­ven­ção. A par­tir de en­tão ele es­tá, te­o­ri­ca­men­te, com­ple­ta­men­te pro­te­gi­do con­tra có­pi­as ile­gais do pro­du­to cri­a­do e po­de en­tão co­lher os fru­tos de tan­to es­for­ço, pois te­rá a ga­ran­tia da ex­clu­si­vi­da­de no for­ne­ci­men­to. No en­tan­to, jus­ta­men­te es­sa ex­clu­si­vi­da­de aca­ba por ve­zes re­ve­lan­do-se um no­vo pro­ble­ma: mui­tas das em­pre­sas cli­en­tes evi­tam com­prar pro­du­tos pa­ten­te­a­dos, ain­da que tec­no­lo­gi­ca­men­te su­pe­ri­o­res, e dão pre­fe­rên­cia a pro­du­tos que pos­sam ser co­pia­dos.

A bu­ro­cra­cia pa­ra con­ces­são de pa­ten­tes já é, em si, um ob­stá­cu­lo pa­ra a ino­va­ção tec­no­ló­gi­ca, atra­san­do o de­sen­vol­vi­men­to do mer­ca­do bra­si­lei­ro. E, além dis­so, quan­do a pa­ten­te é ob­ti­da, é mui­to pro­vá­vel que o pro­du­to cor­res­pon­den­te se­ja ex­cluí­do de vá­rios pro­ces­sos de com­pra.

Pe­la nos­sa ex­pe­ri­ên­cia, o dis­cur­so da va­lo­ri­za­ção da ino­va­ção e do de­sen­vol­vi­men­to de no­vos pro­du­tos no Bra­sil é ape­nas pa­ra in­glês ver. Na re­a­li­da­de, o com­pra­dor bra­si­lei­ro, sal­vo ra­ras e hon­ro­sas ex­ce­ções, não es­tá in­te­res­sa­do em ter o me­lhor pro­du­to, aque­le que efe­ti­va­men­te vai re­sol­ver o pro­ble­ma da em­pre­sa que o uti­li­za­rá. Ele em ge­ral pri­vi­le­gia o mais ba­ra­to, no pro­ces­so de aqui­si­ção, o que po­de ser co­pia­do e fa­cil­men­te sub­sti­tu­í­vel, in­de­pen­den­te­men­te da ne­ces­si­da­de da uti­li­za­ção ou de seu cus­to apli­ca­do. A con­cor­rên­cia des­le­al co­pia o pro­du­to sem ne­nhum pu­dor, e os cli­en­tes não li­gam a mí­ni­ma pa­ra a pro­pri­e­da­de in­te­lec­tu­al, até bus­can­do fo­men­tar es­sa con­cor­rên­cia fu­nes­ta. Ci­to ape­nas um exem­plo: nes­te ano de 2015, nos­sa em­pre­sa foi con­tem­pla­da com ape­nas 30% da quan­ti­da­de to­tal de co­nec­to­res pre­vis­tos em um con­tra­to anual de for­ne­ci­men­to pa­ra uma dis­tri­bu­i­do­ra de ener­gia, sen­do que os de­mais 70% da quan­ti­da­de ne­ces­sá­ria fo­ram con­tra­ta­dos de uma con­cor­ren­te. O de­ta­lhe é que o pro­du­to em ques­tão era de de­sen­vol­vi­men­to nos­so, e a em­pre­sa que le­vou a mai­or par­te do con­tra­to cla­ra­men­te in­frin­giu a pa­ten­te, mas con­tou com o be­ne­plá­ci­to do cli­en­te por­que ofe­re­ceu o pro­du­to com pre­ço me­nor.

A KRJ re­cen­te­men­te ob­te­ve o cer­ti­fi­ca­do de pro­pri­e­da­de in­te­lec­tu­al de um co­nec­tor com qua­tro saí­das e es­tri­bo de ater­ra­men­to pro­vi­só­rio, in­ven­ção sua des­ti­na­da a per­mi­tir a li­ga­ção de con­su­mi­do­res em sis­te­mas de dis­tri­bui­ção de bai­xa ten­são que uti­li­zam ca­bos mul­ti­ple­xa­dos iso­la­dos. A car­ta pa­ten­te do Inpi – Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal da Pro­pri­e­da­de In­te­lec­tu­al res­sal­ta os as­pec­tos ino­va­do­res da in­ven­ção e su­as van­ta­gens em ter­mos de con­fi­a­bi­li­da­de e se­gu­ran­ça. Mes­mo as­sim, o cer­ti­fi­ca­do não é uma ga­ran­tia de que o pro­du­to se­rá de fa­to uti­li­za­do, pois, co­mo di­to, mui­tas ve­zes o que pre­va­le­ce é a lei do me­nor pre­ço, pou­co im­por­tan­do se o pro­du­to ad­qui­ri­do vai de fa­to re­sol­ver o pro­ble­ma do usu­á­rio. Es­sa pos­tu­ra, ado­ta­da por al­gu­mas em­pre­sas bra­si­lei­ras, em quan­ti­da­des até alar­man­tes, é to­tal­men­te de­ses­ti­mu­lan­te do in­ves­ti­men­to em ino­va­ção co­lo­can­do em ris­co os pro­je­tos de­sen­vol­vi­dos em Pes­qui­sa e de­sen­vol­vi­men­to – P&D. Com es­ta pos­tu­ra do mer­ca­do qual a mo­ti­va­ção da in­dús­tria em, de fa­to, de­sen­vol­ver no­vos pro­du­tos que tra­gam be­ne­fí­ci­os ao sis­te­ma de dis­tri­bui­ção de ener­gia elé­tri­ca.

A pa­ten­te con­fe­re ao res­pon­sá­vel di­rei­to so­bre um pro­du­to ou in­ven­ção, ga­ran­tin­do a es­te in­ven­tor/de­sen­vol­ve­dor a ex­clu­si­vi­da­de de fa­bri­ca­ção du­ran­te um de­ter­mi­na­do pe­rí­o­do, pa­ra que ele pos­sa ter seus es­for­ços de cri­a­ção e de­sen­vol­vi­men­to com­pen­sa­dos. A pa­ten­te pro­te­ge a ino­va­ção, e ino­var é fun­da­men­tal pa­ra o pro­gres­so ci­en­tí­fi­co e tec­no­ló­gi­co – e con­se­quen­te­men­te eco­nô­mi­co – de um pa­ís. Além dis­so, a pa­ten­te é uma ga­ran­tia da qua­li­da­de e da tec­no­lo­gia em­pre­ga­da, não po­den­do ser com­pa­ra­da a có­pi­as. Por is­so é tão ne­ces­sá­rio e ur­gen­te mu­dar es­sa cul­tu­ra per­ni­cio­sa, de mo­do a pri­vi­le­gi­ar de fa­to, e não ape­nas no dis­cur­so, o de­sen­vol­vi­men­to e a pes­qui­sa no Bra­sil.

Faz se ne­ces­sá­rio que os de­par­ta­men­tos de en­ge­nha­ria das em­pre­sas de dis­tri­bui­ção de ener­gia elé­tri­ca te­nham um mai­or pe­so nas de­ci­sões de pa­dro­ni­za­ção e aqui­si­ção dos pro­du­tos a se­rem apli­ca­dos nas re­des de dis­tri­bui­ção de ener­gia e que as­pec­tos de cus­to do pro­du­to apli­ca­do, con­fi­a­bi­li­da­de, du­ra­bi­li­da­de, er­go­no­mia de apli­ca­ção se­jam efe­ti­va­men­te con­si­de­ra­do nes­tas de­ci­sões.

Va­le res­sal­tar que es­te ti­po de com­por­ta­men­to de tu­do pe­lo mais ba­ra­to é ve­ri­fi­ca­do aqui no mer­ca­do na­ci­o­nal, no mer­ca­do in­ter­na­ci­o­nal que atua­mos não se ve­ri­fi­ca es­te ti­po de com­por­ta­men­to, a en­ge­nha­ria e qua­li­da­de tem um pe­so de­ci­si­vo nas aqui­si­ções.

Ape­sar des­tas di­fi­cul­da­des de mer­ca­do nos man­te­mos fi­e­la nos­sa mis­sã­o­e­mo­fe­re­cer so­lu­ções di­fe­ren­ci­a­das, que reú­nam pro­du­tos, aces­só­rios, fer­ra­men­tas de­di­ca­das, for­te as­sis­tên­cia téc­ni­ca e trei­na­men­to ope­ra­ci­o­nal de cam­po, vi­san­do à me­lho­ria dos sis­te­mas de co­ne­xões elé­tri­cas, nos as­pec­tos téc­ni­cos e eco­nô­mi­cos a eles re­la­ci­o­na­dos, pa­ra aten­di­men­to das ne­ces­si­da­des do mer­ca­do.

(Ro­ber­to Ka­ram Jú­ni­or, en­ge­nhei­ro e di­re­tor da KRJ In­dús­tria e Co­mér­cio)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias