Home / Opinião

OPINIÃO

A visão monocular e os candidatos à CNH

Pa­ra o mé­di­co of­tal­mo­lo­gis­ta Fran­cis­co Li­ma, do Cen­tro Bra­si­lei­ro de Ci­rur­gia de Olhos (CBCO), ins­ti­tu­i­­ção da Ca­pi­tal go­i­a­na de re­fe­rên­cia na­ci­o­nal e in­ter­na­ci­o­nal nes­se cam­po da Me­di­ci­na, a  vi­são mo­no­cu­lar (ele a ti­pi­fi­ca de Lei Mo­no­cu­lar) não im­pe­de o can­di­da­to à di­re­ção ve­i­cu­lar de ob­ter  ou re­va­li­dar sua Car­tei­ra Na­ci­o­nal de Ha­bi­li­ta­ção (CNH). Ele é um dos prin­ci­pa­is mes­tres do Pa­ís em Of­tal­mo­lo­gia e re­cen­te­men­te exer­ceu a pre­si­dên­cia da So­ci­e­da­de Bra­si­lei­ra de Glau­co­ma, que é sua es­pe­cia­li­da­de nes­sa mo­lés­tia pe­cu­li­ar dos olhos. Quan­to à vi­são mo­no­cu­lar, que cons­ti­tui ofus­ca­men­to em um dos olhos, prin­ci­pal­men­te no olho es­quer­do (não se tra­ta de ce­guei­ra), não é mo­ti­vo pa­ra os can­di­da­tos se­rem to­lhi­dos em seus di­rei­tos, pois eles po­dem di­ri­gir com uma só vi­são sem pro­ble­mas,  en­quan­to  que o ou­tro, mes­mo  em­pa­na­do, en­xer­ga a si­na­li­za­ção do trân­si­to, in­clu­si­ve as lu­zes dos se­má­fo­ros. Lo­go, se­gun­do afir­ma o mé­di­co Fran­cis­co Li­ma, com seus al­tos co­nhe­ci­men­tos em Of­tal­mo­lo­gia, os can­di­da­tos à di­re­ção ve­i­cu­lar, so­bre­tu­do os da ca­te­go­ria B, po­dem di­ri­gir de acor­do com a Lei Mo­no­cu­lar, a exem­plo do que ocor­re em vá­ri­as uni­da­des da Fe­de­ra­ção, a co­me­çar pe­los gran­des cen­tros ur­ba­nos. No ca­so es­pe­cí­fi­co de Go­i­â­nia (di­ze­mos nós) um sem-nú­me­ro de can­di­da­tos à CNH, mor­men­te da ca­te­go­ria B, es­tão en­fren­tan­do ob­stá­cu­los nos exa­mes pa­ra ti­rar ou re­no­var o men­ci­o­na­do do­cu­men­to de trân­si­to. Em de­ter­mi­na­das  equi­pes de al­guns  Vapts-Vupts, con­tra­ri­an­do a Lei Mo­no­cu­lar, um sem-nú­me­ro  de pos­tu­lan­tes à CNH são obri­ga­dos a con­sul­tar of­tal­mo­lo­gis­tas e cor­ri­gir len­tes ocu­la­res.

Por sua vez, em­bo­ra ain­da não es­te­ja in­se­ri­do no Có­di­go de Trân­si­to Bra­si­lei­ro, já que os le­gis­la­do­res fe­de­ra­is não se pre­o­cu­pam com os pro­ble­mas re­le­van­tes da po­pu­la­ção, no si­te do Con­se­lho Na­ci­o­nal de Trân­si­to (Con­tran) cons­ta, en­tre ou­tras, as se­guin­tes nor­mas: “Exi­gên­cias pa­ra can­di­da­tos à ACC e à di­re­ção de ve­í­cu­los das ca­te­go­ri­as A e B: acui­da­de vi­su­al cen­tral igual ou su­pe­ri­or a 20/40 (equi­va­len­te a 0,50) em ca­da um dos olhos ou igual ou  su­pe­ri­or a 20/30 (equi­va­len­te a 0,66) em um dos olhos, com pe­lo me­nos per­cep­ção lu­mi­no­sa (PL) no ou­tro; vi­são pe­ri­fé­ri­ca na isóp­te­ra ho­ri­zon­tal igual ou su­pe­ri­or a 60° em ca­da um dos olhos ou igual ou su­pe­ri­or a 120° em um olho; can­di­da­tos sem per­cep­ção lu­mi­no­sa (SPL em um dos olhos po­de­rão ser apro­va­dos na ACC e nas ca­te­go­ri­as A e B), des­de que  ob­ser­va­dos os se­guin­tes pa­râ­me­tros e res­sal­vas: acui­da­de vi­su­al cen­tral igual ou su­pe­ri­or a 20/30 (equi­va­len­te a 0,66); vi­são pe­ri­fé­ri­ca na isóp­te­ra igual ou su­pe­ri­or a 120°; de­cor­ri­dos, no mí­ni­mo, no­ven­ta di­as da per­da da vi­são,  de­ve­rá o lau­do mé­di­co in­di­car o uso de ca­pa­ce­te de se­gu­ran­ça com vi­sei­ra pro­te­to­ra, sem li­mi­ta­ção de cam­po vi­su­al.” Os va­lo­res de acui­da­de vi­su­al exi­gi­dos po­de­rão ser ob­ti­dos sem ou com cor­re­ção óp­ti­ca, de­ven­do, nes­te úl­ti­mo ca­so, cons­tar da CNH a ob­ser­va­ção “obri­ga­tó­rio o uso de len­tes cor­re­to­ras”. “As len­tes in­tra-ocu­la­res  não es­tão en­qua­dra­das nes­ta obri­ga­to­ri­e­da­de”, es­cla­re­ce  a re­so­lu­ção do Con­tran.

Quan­to à mo­ti­li­da­de (mo­bi­li­da­de ocu­lar), o Con­se­lho Na­ci­o­nal de Trân­si­to es­cla­re­ce: “Por­ta­do­res de es­tra­bis­mo po­de­rão ser apro­va­dos so­men­te na ACC e nas ca­te­go­ri­as A e B, se­gun­do os se­guin­tes pa­râ­me­tros: acui­da­de vi­su­al cen­tral igual ou su­pe­ri­or a 20/30 (equi­va­len­te a 0,66) no me­lhor olho; vi­são pe­ri­fé­ri­ca na isóp­te­ra ho­ri­zon­tal igual ou su­pe­ri­or a 120° em pe­lo me­nos um dos olhos. Tes­te de vi­são cro­má­ti­ca: can­di­da­tos à di­re­ção de ve­í­cu­los de­vem ser ca­pa­zes do re­co­nhe­ci­men­to das lu­zes se­ma­fó­ri­cas em po­si­ção pa­dro­ni­za­da, pre­vis­ta no CTB (eis um fa­tor im­por­tan­te pa­ra a Lei Mo­no­cu­lar, di­ze­mos nós); Tes­te de li­miar de vi­são no­tur­na e re­a­ção ao ofus­ca­men­to: o can­di­da­to de­ve­rá pos­su­ir vi­são em bai­xa lu­mi­no­si­da­de e re­cu­pe­ra­ção após ofus­ca­men­to di­re­to.” Com sua com­pe­tên­cia no te­ma e que já nos es­cla­re­ceu so­bre a ques­tão quan­do es­ti­ve­mos em seu con­sul­tó­rio no CBCO, su­ge­ri­mos  ao dou­tor Fran­cis­co Li­ma ex­pli­car à so­ci­e­da­de, em ar­ti­go, de­ta­lhes so­bre o que ele clas­si­fi­ca de Lei Mo­no­cu­lar (ver com um olho só quan­do o ou­tro é tur­vo, mas não im­pe­de à di­re­ção ve­i­cu­lar, con­si­de­ran­do que o can­di­da­to en­xer­ga e re­co­nhe­ce a si­na­li­za­ção pa­dro­ni­za­da do trân­si­to e as co­res das lu­zes dos se­má­fo­ros (ver­me­lho, ver­de e ama­re­lo). O Con­se­lho Na­ci­o­nal de Trân­si­to (Con­tran) tem o de­ver ins­ti­tu­ci­o­nal de pre­cei­tu­ar  a Vi­são Mo­no­cu­lar ou Lei Mo­no­cu­lar pa­ra os can­di­da­tos à Car­tei­ra Na­ci­o­nal de Ha­bi­li­ta­ção (CNH), de­ven­do in­clu­si­ve in­te­grar o Có­di­go de Trân­si­to Bra­si­lei­ro, a exem­plo das de­mais nor­mas ne­le con­ti­das. As mes­mas re­gras de­vem ser ob­ser­va­das pe­los Con­se­lhos Es­ta­du­ais de Trân­si­to (Ce­tran). No ca­so go­i­a­no, com a pa­la­vra o ope­ro­so go­ver­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo e o Le­gis­la­ti­vo es­ta­du­al.

PS: Em jus­ta e afe­tuo­sa ho­me­na­gem às mã­es do Bra­sil e de to­do o mun­do, de to­das as ra­ças e cre­dos, vi­vas e post-mor­tem, me­mo­rá­vel da­ta ce­le­bra­da nes­te 8 de maio, va­mos tran­scre­ver aqui  o be­lo e to­can­te so­ne­to do sa­u­do­so e imor­tal es­cri­tor, po­e­ta e jor­na­lis­ta ma­ra­nhen­se Hen­ri­que Ma­xi­mi­a­no Co­e­lho Ne­to. Ele foi um dos fun­da­do­res da Aca­de­mia Bra­si­lei­ra de Le­tras, on­de ocu­pou a ca­dei­ra do po­e­ta pau­lis­ta Ál­va­res de Aze­ve­do, au­tor de “Li­ra dos Vin­te Anos”, fa­le­ci­do ain­da jo­vem com ape­nas 21 anos. O fa­mo­so so­ne­to de Co­e­lho Ne­to se in­ti­tu­la “Ser Mãe” e tem o se­guin­te te­or: “Ser  mãe é des­do­brar fi­bra por fi­bra o co­ra­ção! Ser mãe é ter no al­heio/lá­bio que su­ga, o pe­des­tal do seio, on­de a vi­da, on­de o amor, can­tan­do, vi­bra./Ser mãe é ser um an­jo que se li­bra so­bre um ber­ço dor­min­do!/É ser an­seio, é ser te­me­ri­da­de, é ser re­ceio,/ é  ser for­ça que os ma­les equi­li­bra!/To­do o bem que a mãe go­za é bem do fi­lho,/es­pe­lho em que se mi­ra afor­tu­na­da,/Luz que lhe põe nos olhos no­vo bri­lho!/Ser mãe é an­dar cho­ran­do num sor­ri­so!/Ser mãe é ter um mun­do e não ter na­da!/Ser mãe é pa­de­cer num pa­ra­í­so!” Tam­bém o nos­so prei­to às mã­es com es­ta tro­va san­ti­fi­ca­da do po­e­ta e ju­ris­ta per­nam­bu­ca­no Adel­mar Ta­va­res, au­tor de “Tro­vas e Tro­va­do­res”: “Eu vi mi­nha mãe re­zan­do/Aos pés da Vir­gem Ma­ria/Era uma San­ta es­cu­tan­do/O que ou­tra San­ta di­zia.” O po­e­ta e ju­ris­ta Adel­mar Ta­va­res da Sil­va Ca­val­can­ti é da fa­mí­lia do tam­bém ju­ris­ta e con­ter­râ­neo ala­go­a­no, o pre­za­do ami­go Djal­ma Ta­va­res de Gou­veia, que exer­ceu o Jor­na­lis­mo em Ma­ceió e de­pois veio  pa­ra Go­i­ás. Além de ou­tras fun­ções, pres­tou re­le­van­tes ser­vi­ços à Jus­ti­ça go­i­a­na, se­ja na con­di­ção de ju­iz em vá­ri­as co­mar­cas do in­te­ri­or, ju­iz de Me­no­res de Go­i­â­nia, de­sem­bar­ga­dor do Tri­bu­nal de Jus­ti­ça do Es­ta­do  e pro­fes­sor de Di­rei­to.

 (Ar­man­do Aci­o­li, jor­na­lis­ta e for­ma­do em Di­rei­to pe­la UFG)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias