Todos somos responsáveis na luta contra as drogas. Órgãos públicos, governos municipal, estadual e federal, igrejas, escolas e todos os segmentos da sociedade também deveriam estar envolvidos pela preservação da vida com dignidade.
Nossa missão, nossa vontade, é atuar com veemência e coragem em favor dos jovens, praticando também a verdadeira responsabilidade social. Atuar em projetos sociais e dissemina ideias intelectuais para a juventude, é dar o exemplo e o melhor de si.
O Governo do Estado de Goiás investe e acredita na política social de todo o Estado e principalmente dos jovens. A partir desse ano, ganhamos mais um presente, o Credeq - Centro de Referência e Excelência em Dependência Química, que atenderá o coletivo, o menos favorecido com dignidade.
O valor estimado da obra está em R$ 24,1 milhões, com espaço de mais de 10 mil metros quadrados. O projeto contempla três núcleos de atendimentos (infantil, adolescente e adulto), com capacidade para 96 leitos de internação, onde o dependente será tratado por 90 dias, por meio de ambientes de convivências, ambulatórios, centro de atenção psicossocial, sala de reanimação, casa de desintoxicação, e de acolhimento transitório com cultivo de hortas, arte, cultura e entretenimento.
Segundo informações, “o Credeq de Aparecida de Goiânia tem capacidade para 2.142 consultas em psiquiatria, clínica geral e pediatria e 10 mil atendimentos multidisciplinares, trata de uma iniciativa pública para o tratamento de dependentes químicos de drogas lícitas e ilícitas”.
A implantação do Credeq é uma inovação, uma revolução, todos os governos devem sem comprometer cada vez mais na prevenção de drogas, na repressão ao crime organizado, principalmente no tráfico de drogas, mas precisa também cuidar de quem está na dependência, uma questão de saúde pública.
O ato de cuidar, se doar, aos indivíduos dependentes de substâncias químicas, com qualidade, sem custo, com modernidade. Não é só para internar dependentes, pelo contrário, faz parte de toda uma política de assistência ao dependente, com uma estrutura totalmente especializada e estruturada.
As famílias, a população em geral está ansiosa para conhecer a nova estrutura, apoiar e comemorar. As ações sociais do Governo de Goiás, a sensibilidade política em fazer, é motivo de comemoração. Apoiamos de todo grado tais ações e estamos dispostos a somar com o projeto.
O uso de drogas ilícitas constitui, na atualidade, séria e persistente ameaça à humanidade e à estabilidade das estruturas e valores políticos, econômicos, sociais e culturais de todos os Estados e da sociedade.
Prevenir é melhor do que remediar, vamos estar sempre atentos para salvar nossos jovens do mal do século. Não podemos ficar a mercê de tanta da instabilidade social e a complexidade do mundo das drogas. Sigamos por um Estado melhor livre das drogas e seus beneficiários.
(Lorena Ayres, advogada, articulista e comendadora)