O artigo de hoje é dedicado aos 158 anos de glória da polícia militar do Estado de Goiás. Inicialmente parabenizo toda a corporação na pessoa do magnífico Coronel Divino Alves, homem que inovou no que tange a segurança pública e a polícia militar preventiva.
É fundamental o chamado policiamento ostensivo modalidade de exercício da atividade policial, desenvolvida intencionalmente. O trabalho é direto à população, pelo uso, de viaturas nos bairros, ronda policial e ações voltadas para a segurança local com a comunidade.
O policiamento tem por objetivo principal atingir visibilidade à população, proporcionando o desestímulo de infrações à lei e a sensação de segurança. Agora os policiais passam a trabalhar mais próximos da comunidade, trabalhando juntos de forma a identificar problemas da comunidade e priorizar ações para solucioná-los com o objetivo de reduzir a criminalidade.
É fundamental essa ação, pois quando se fala que vivemos em um Estado democrático, verificamos que a filosofia de polícia comunitária é a que mais se adéqua à nossa realidade. Destaco a atuação ímpar do Comandante Regional de Aparecida de Goiânia Tenente Coronel Renato Brum em nossa cidade.
A atuação da Polícia Comunitária permite que a sociedade organizada possa colaborar com o trabalho da polícia, identificando os melhores caminhos para a segurança da comunidade, daí porque agradecemos o Secretário de Segurança Pública José Eliton e O Governador Marconi Perillo.
As Polícias Militares estaduais são as 27 forças de segurança pública que têm por função a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública, função de proteger todos os cidadãos com garra e lealdade aos princípios inerente a dignidade da pessoa humana.
Todos os integrantes são denominados militares estaduais, assim como os membros dos Corpos de Bombeiros Militares, sendo, dessa forma subordinados, quando em serviço, à Justiça Militar estadual.
Soldados, cabos, tenentes, coronéis todos unidos com um só propósito o bem comum, todos unidos para fortalecer a segurança dos cidadãos. A profissão de policial militar exige que ele trabalhe nas mais diversas condições, horários, ambientes e situações.
Todos com boa formação, o policial militar esta apto a relacionar-se educadamente com o cidadão comum, a usar força física para conter qualquer pessoa que se proponha a infringir a lei e, quando se fizer necessário, utilizar força letal para defender terceiros ou a si próprio.
Trata-se de uma profissão que envolve uma série de riscos, mas com o amor a corporação em Goiás nossa gloriosa Policia Militar vem dando exemplo para as demais.
Normalmente as atribuições do policial militar são executar o patrulhamento ostensivo urbano, de trânsito, florestal e de mananciais, rodoviário, nas rodovias estaduais, radio patrulha aérea e terrestre.
Destacamos outras funções como garantir a segurança interna de estabelecimentos penais do Estado, dentre as principais responsabilidades de um policial militar podemos citar: possuir zelo pelo nome da instituição, cumprir e fazer com que as leis sejam cumpridas, as ordens, instruções e os regulamentos, sendo um profissional íntegro, leal e eficaz na hora de cumprir as funções que dizem respeito ao seu cargo, e zelar pela disciplina e hierarquia.
Dessa forma, Goiás vem se destacando exemplo são as novas ações da PM GO como o inovador WhatsApp do 39º Batalhão em Aparecida de Goiânia, que combate à criminalidade 24 horas, online e junto com a comunidade, destaco o trabalho incansável do nobre Major Rodrigues.
Colégio Militar é exemplo no que tange a educação, cidadania, entram meninos e saem homens fortes e de bem, educação qualificada e acima de tudo respeito a hierarquia.
É uma conquista de toda a comunidade, e de contribuir com a segurança local, vai abrigar seus policiais para otimizar seus trabalhos. Servir a comunidade com presteza, exemplo são as especializadas GRAER, CPE, ROTAM, GIRO e Ambiental.
Parabéns gloriosa Policia Militar de Goiás pelos seus 158 anos. Nós população, classe empresarial agradecemos e vamos seguir juntos.
(Maione Padeiro, membro da ACIAG jovem e do fórum jovem)