Home / Opinião

OPINIÃO

A inversão dos valores e a crise das famílias

A sociedade brasileira atravessa nos dias de hoje o que pode ser um dos piores períodos de sua história em termos de valores, não é preciso ser um grande estudioso ou mesmo um ancião, para perceber que a juventude atual está corrompida, cultuando valores que nos deixam um tanto inquietos. A ostentação é a nova moda, a imagem vale mais do que o caráter, e a humildade teve seu lugar roubado pela luxúria e pelo orgulho, a juventude vive hoje uma vida cirenaica e hedonista, precisamos desfrutar do maior número de prazeres e cada vez mais cedo, não existe mais, o “resguardo” e nem a cautela, a reflexão sobre o que é bom ou mau para, nossa identidade e vida moral.

Nos dias de hoje a moça ou rapaz que se guarda dos prazeres do sexo, até o dia de seu casamento é motivo de chacota, se frequentam a missa ou culto com frequência logo são taxados de fanáticos, se não bebem, nem fumam são caretas, ou seja, a espaço para tudo, menos para o cultivo de virtudes e valores tradicionais, se opor a nova ordem é ser alienado. Quem sofre mais com isso muitas são os pais e avós. Ouvi de um jovem na escola uma vez: “Minha mãe precisa deixar de ser tosca e entender que o mundo agora é nosso, e não tem espaço para quem é contra o que queremos e gostamos.” É triste não? Trocaram o espaço da família pelo grupo e ser aceito por ele é o que importa, nascemos no seio de uma família, mas basta surgirem as primeiras penas de nossas “asas” e já queremos voar, sem olhar mais pro ninho.

O dinheiro se tornou nosso Deus, e o prazer é regra de vida, a família é um empecilho e a ética e a moral são agora, um atraso nos nossos dias, não servem mais para balizar o homem, e garantir a ele o poder de gozar de sua liberdade, como viam os filósofos gregos, mas agora são vistos como barreiras que servem para impedir o homem de realizar seus desejos.

Com a queda da moral e a inversão de nossos valores a cultura desaba e o futuro se torna cada vez mais negro.

(Ygor Antonio de Faria Oliveira, acadêmico do curso de Filosofia da Faculdade Católica de Anápolis)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias