Dia 30/10 é um dia especial para todos os balconistas! Sabemos o quanto é complicado servir as pessoas, o quanto é cansativo ouvir reclamações, arrumar as coisas no lugar e atender aos pedidos das pessoas da forma que elas desejam! Parabéns pelo seu dia meu amigo e amiga balconista!
O balconista não é apenas o profissional que recebe o comprador no estabelecimento, mas também aquele que finaliza a venda. É ele que terá em mãos o interesse do cliente em algum produto, de modo a apresentar todas as características e destaques para concretizar a venda. A regra de ouro para o balconista é a frase popular “o cliente sempre tem razão” (embora nem sempre seja verdade). Mas nesse caso, o balconista tem como responsabilidade conquistar o cliente, atendendo-o de modo respeitoso e auxiliá-lo com informações e orientações.
Além de estar atento a todas as necessidades dos clientes, o balconista deve supervisionar a entrada e a venda de mercadorias, e sempre mantê-las organizadas.
Origem:
O balconista, portanto, é um profissional que transmite a boa imagem do estabelecimento.
No século XX, havia muita luta pelos direitos trabalhistas para os comerciários, e acredita-se que a origem do Dia do Balconista esteja intimamente atrelada a isso.
Sabe-se que, naquela época, as condições as quais os comerciários eram submetidos eram inapropriadas, pois eles não possuíam direito a folgas ou feriados, além de realizarem jornadas de trabalho de 12 horas por dia.
Aqueles que não estavam mais conformados com a situação, começaram a se unir para criar pequenas associações de apoio e grupos pequenos, que foram os modelos para os atuais Sindicatos Trabalhistas.
Em 29 de outubro de 1932 houve uma manifestação, na cidade do Rio de Janeiro, com mais de 5 mil comerciantes, conhecida como a Passeata dos 5 mil. Esses comerciantes marcharam diretamente para o Palácio do Governo.
O então presidente Getúlio Vargas recebeu os manifestantes, e reconhecendo as reivindicações dos mesmos, assinou o Decreto Lei nº 4042. O Decreto estipulava que a carga horário de trabalho seria de 8 horas diárias, com direito a descanso aos domingos.
Essa Lei teve sua divulgação no Diário Oficial da União no dia 30 de outubro.
Em 2013, a presidente Dilma Rousseff reconheceu a data, oficialmente, como sendo não só o Dia do Balconista, como também o Dia Oficial do Comerciário.
Um enorme abraço e agradecimento aos balconistas da panificadora “Pão Gostoso” que fica na Avenida tocantins no setor Aeroporto. Balconistas que sempre são tão elogiados pelos clientes.
Seja hoje e sempre este querido profissional. Com a sua gentileza podemos ser bem atendidos. Com a sua presteza temos mais agilidade para alcançar os nossos objetivos.
“Obrigado ao balconista da padaria, que me vende pães bem fresquinhos.
Obrigado ao porteiro do prédio, que vigia sempre enquanto eu entro,
e continua a vigiar depois que eu saio.
Obrigado ao motorista que me permite gentilmente atravessar a rua.
É a soma destas e de outras pequenas coisas que fazem completo o meu dia!”
Augusto Branco
(André Junior, membro UBE - União Brasileira de Escritores - Goiás - [email protected])