Home / Opinião

OPINIÃO

Ano novo: novos projetos

Hoje quero compartilhar com meus amigos a grande alegria de retornar as minhas atividades na administração pública, em nova dimensão, com o mesmo zelo, carinho que sempre dediquei às pessoas da minha querida cidade de Goiânia, nos dois pleitos que exerci na Câmara Municipal, como vereadora. Assumo, com a mesma disposição e responsabilidade a Secretaria Municipal de Políticas públicas para as Mulheres, cujo endereço é Rua 16-A, Nº 350, Setor Aeroporto, na função de Secretária de Governo.

Como disse, em meu artigo de final de ano, que estaria à disposição para realizar qualquer que fosse a tarefa na perspectiva de contribuir na administração pública, em favor da minha cidade, abraço, neste início de governo, o que a mim foi proposto. Este abraço será permeado com o maior carinho e vontade de acertar por   meio do trabalho, da pesquisa, da integração com as políticas municipais, federais, portanto, as políticas públicas voltadas para as mulheres da cidade de Goiânia. Neste contexto compartilho também com os goianienses a grande importância dessa Secretaria, tendo em vista a clara demonstração do protagonismo das mulheres na construção de um projeto de sociedade mais justa, mais equânime e democrática. As mulheres constituem mais de 52% da população brasileira, são protagonistas tanto de suas próprias vidas como da construção do nosso país, seja no âmbito familiar, econômico, social, político, cultural, como no banimento de todos os preconceitos de gênero, de classe, bem como de pessoas com deficiência. Neste sentido, a Secretaria que assumo tem o compromisso de empreender   projetos que possam dar respaldo ao exercício pleno dos direitos da mulher, à participação e integração econômica, social, mediada pelo governo municipal, em consonância com o projetos que já existem na esfera federal.

A representação da mulher na sociedade se revelou com tamanha importância, que foi instituído pela Lei nº 10.683 de 28.05.2003, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, como órgão integrante da Presidência da República. A partir de 2003, as políticas públicas para o enfrentamento à violência contra as mulheres foram ampliadas e passaram a incluir ações integradas, como: criação de normas e padrões de atendimento, aperfeiçoamento da legislação, incentivo à constituição de redes de serviços, o apoio a projetos educativos e culturais de prevenção à violência e ampliação do acesso das mulheres à justiça e aos serviços de segurança pública.

Para que essa Lei Federal pudesse se consolidar em todo país, garantindo o que ela propõe, foram criadas as Secretarias Municipais com o fulcro de expandir e reafirmar o compromisso do Governo Federal.  Dessa forma, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres - SMPM de Goiânia foi criada para interagir com os problemas locais, sendo o órgão responsável em propor, elaborar e coordenar ações, programas e projetos de políticas públicas condizentes com as realidades peculiares do nosso município, a fim de contribuir para a diminuição de todas as formas de discriminação e preconceitos praticados contra as mulheres. Sendo assim, o objetivo dessa Secretaria em nosso município, é criar situações para reduzir a desigualdade de gênero, promover a saúde plena e a garantia de direitos à participação da mulher na política, no trabalho, à melhoria de renda, à cultura, ao lazer e aos demais direitos. É neste contexto que buscaremos, realizar ações relevantes e pragmáticas que atendam às necessidades das mulheres da nossa comunidade, numa perspectiva mais justa, mais humana e mais digna.

Este domingo é também especial e de muita relevância na igreja católica, pois é celebrada a Epifania do Senhor, o que quer dizer manifestação. Jesus se dá a conhecer e manifesta-se aos três reis magos, que são guiados por "uma luz humilde”. Como Jesus se manifestou aos Reis Magos, para que eles anunciassem ao mundo que Ele é o salvador e não desampara seus filhos, neste início de ano, vamos nos colocar diante dEle para que Ele nos guie com uma luz perene em nossos trabalhos e em nossas vidas.

Tenho a convicção de que nossos caminhos, nossas lutas, nosso querer são trilhados pela luz divina. É neste propósito que firmarei o compromisso com meu ofício e com Deus. Sei que estarei à frente de uma equipe e com ela haveremos de cumprir nossa tarefa com dignidade, força e fé, para garantir esse projeto nobre que é a valorização das mulheres, de todas as raças, credos e ideologias, sem distinção e/ou preconceito.

(Célia Valadão, secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, cantora, bacharel em Direito e vice-presidente do PMDB Metropolitano)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias