Cuidado! O que você fala pode salvar ou destruir uma vida; portanto, use bem as suas palavras e você será recompensado. A comunicação construtiva é a melhor ferramenta para se construir amizades e prevenir conflitos. O diálogo sadio sempre foi e continua sendo a melhor e mais poderosa arma para se evitar conflitos, dentro ou fora de casa. Quando parece não haver algo bom para dizer, o melhor e mais prudente é não dizer nada, ficar calado. O silêncio é preferível ao desacato e a ofensa a quem quer que seja.
Deus nos deu essa incrível capacidade de comunicação que é a articulação das ideias em palavras. Trata-se de um poder capaz de construir e destruir. A maneira como o utilizamos vai vai determinar seus efeitos e também os benefícios pessoais advindo desse uso. O que alguém fala pode edificar ou abater e o retorno será na mesma medida. O rotariano, como benfeitor e mensageiro da paz, não se presta a alimentar e nem fomentar discórdias, pelo contrário, é preparado para prevenir e resolver conflitos.
Não critique! A crítica fere, e ninguém gosta de ser ferido. Procure antes colaborar com todos, sem fazer críticas,pois quem critica, aos poucos, se vê isolado do grupo e mal visto pela sociedade. O celular, por exemplo, é um instrumento de comunicação fantástico, quando é usado para o bem, quando é para o mal, desmotiva e deprime as pessoas. É importante saber que o líder rotário ou não, não impõe e nem repreende o liderado, pelo contrário, ouve e orienta os que estão sob a sua liderança. Portanto, deve-se aplicar sempre a comunicação construtiva na prevenção e resolução de conflitos.
(Gercy Joaquim Camêlo, presidente do Conselho de Governadores do Distrito 4530 do Rotary International, Ano Rotário 2017/2018)