O respeito e a humildade que nutrimos pelas pessoas versadas na sublime arte de educar por certo não nos impedem de trazer a lume estas singelas reflexões sobre o processo educativo da humanidade. Atrevo afirmar que a verdadeira educação desperta e ilumina a consciência para remir o educando e transformar a sociedade. A verdadeira educação que se transmuta em autoeducação investe na formação da cidadania, visando forjar caracteres e incutir hábitos bons na construção da personalidade de homens e mulheres de bem.
Educar “a criança no caminho em que deve andar,” conforme sentenciou as Sagradas Escrituras é o único instrumento capaz de transformar o homem, fomentar o desenvolvimento intelectual, cultural, social e espiritual da personalidade em formação visando conquistar a paz e fazer avançar a humanidade. Ao assumir em janeiro do corrente ano, o comando administrativo da Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia, tinha consciência e ciência de que enormes desafios a ser enfrentados com coragem e determinação nos aguardavam. Problemas os mais variados possíveis circundavam todos os setores inerentes ao poder público municipal reclamando urgentes providências.
Muita coisa haveria de ser feita em todas as instâncias do poder: asfalto, saúde, ação social, moradia, meio ambiente, cultura, trânsito, geração de emprego, infraestrutura e tantos outros. Impedido de sucumbir pelas forças do bem e pelo desejo enorme de vencer a adversidade precisava enfrentar, combater e vencer todos os obstáculos que se postaram à nossa frente. Estamos conscientes de que muito já foi realizado em favor do povo por cada uma das secretarias municipais do nosso Governo. Hoje estamos aqui para falar especificamente de educação, que entendemos e acreditamos ser a ferramenta mais produtiva e mais eficaz para em vencendo desafios de toda ordem, impulsionar o desenvolvimento justo e harmonioso da sociedade.
A educação é igualmente a melhor forma de se combater a criminalidade desenfreada que se alastra por toda parte como erva daninha dizimando preciosas vidas. Espancar as trevas da ignorância humana, avançar em busca das luzes do saber e do conhecimento e inocular cultura e conhecimento na mente dos educandos é tarefa impostergável da educação que estamos implantando no município. A educação que desperta e ilumina a consciência do educando para remir a sociedade, é uma das prioridades do nosso governo. Por este motivo colocamos na Secretaria Municipal da Educação gestores e profissional gabaritados, de raras virtudes morais e extremamente competentes.
Assim é que hoje podemos constatar não apenas com palavras que convencem, mas com exemplos que arrastam, que aquela pasta, sob o seguro comando do notável Secretário Rodrigo Caldas, secundado pela sabedoria e pela rara competência de seus auxiliares deu um salto de qualidade rumo ao desenvolvimento. A sublime arte de educar não é tarefa que se cumpre delimitando tempo para iniciar e para terminar a obra. Educar é uma tarefa constante e permanente do educador para fomentar no educando o desenvolvimento harmonioso e progressivo de todas as suas potencialidades. Ao instituir eleições diretas para a escola dos gestores das escolas do município a administração anterior resgatando compromisso e transformou em realidade um sonho há anos acalentado pela categoria. O espírito libertário da democracia ensejou a comunidade escolher por primeira vez e pelo voto direito o gestor da escola de seu filho permitindo que um sopro da liberdade e da adentrasse ao ambiente escolar, um dos espaços mais importantes para a formação do cidadão. Além das conquistas consolidadas com a edificação de obras físicas registramos o acervo atualizado e o mobiliário para todas as bibliotecas, laboratórios de informática, materiais e brinquedos pedagógicos para todos os Cmeis.
De nossa parte continuamos investindo na formação continuada; seminários; atendimento educacional especializado; alimentação saudável; informatização da Rede de Ensino com as devidas ferramentas para os profissionais da educação; agilidade no andamento e conclusão dos processos de titularidade e progressões, além de inúmeras outras conquistas. Daí a importância de apresentarmos à sociedade escolas com estruturas físicas decentes, bibliotecas com acervo especializado, laboratórios de informática, alimentação saudável, material didático suficiente, brinquedos pedagógicos, ferramentas tecnológicas, formação continuada, concurso público, plano de carreira, piso salarial nacional e muito mais.
Com júbilo e imensa alegria já podemos comemorar o resultada já alcançados com o desenvolvimento produtivo e eficaz, das ações até aqui já desenvolvidas pelo nosso governo que pretende fazer muito neste que é um dos mais importantes setores da administração municipal. Neste primeiro ano de trabalho todas as nossas escolas ultrapassaram as metas estabelecidas e por isso desejamos avançar mais, dando um salto de qualidade em busca de novo patamar nas luzes do conhecimento e do saber. Todas estas ações desenvolvidas com eficiência e precisão foram fundamentais para que pudéssemos alcançar um ambiente escolar saudável, alegre e responsável. O processo de ensino e aprendizagem perpassa por este caminho para chegar a uma educação de qualidade.
Inúmeras outras ações necessárias e indispensáveis à qualificação e melhoria do ensino público aparecidense, serão oportunamente empreendidas pelo nosso governo. Todavia é bom lembrar que em menos de um ano, já realizamos muito e alcançamos um resultado agradavelmente positivo. Para tanto, além da excelência de uma equipe altamente qualificada, contamos com o esforço, o trabalho árduo, a compreensão, a sensibilidade e com a preocupação de todos os profissionais que integram a rede municipal de ensino, verdadeiros parceiros na arte de aprimorar o processo educacional, ensejando ao poder público, a feliz oportunidade de atender dignamente a nossa sociedade.
Parabenizamos e agradecemos jubilosa e enternecidamente a todos e a todas que, com lealdade e companheirismo, compartilham conosco deste projeto redentor, nesta causa nobre e mais do que justa da educação.
(Gustavo Mendanha, prefeito municipal de Aparecida de Goiânia)