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OPINIÃO

Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central

A Cons­ti­tu­i­ção Fe­de­ral de 1988, não abor­dou ini­ci­al­men­te a co­o­pe­ra­ção en­tre en­tes fe­de­ra­dos por meio de con­sór­cios ou con­vê­ni­os, mas a Emen­da Cons­ti­tu­ci­o­nal nº 19/98, co­nhe­ci­da co­mo a Re­for­ma Ad­mi­nis­tra­ti­va, trou­xe mu­dan­ças nos seu Art. 241 e pas­sou a tra­tar dos con­sór­cios pú­bli­cos pre­ven­do seu dis­ci­pli­na­men­to por meio de lei or­di­ná­ria.

Ape­sar de tal pre­vi­são cons­ti­tu­ci­o­nal ter se da­do em 1998, foi so­men­te em 2005 de­pois de gran­de pe­rí­o­do de dis­cus­sões acer­ta do Pro­je­to de Lei nº 3884/04 que foi apro­va­da a Lei fe­de­ral de nº 11.107/05 que dis­pôs so­bre as nor­mas ge­ra­is de con­tra­ta­ção de con­sór­cios pú­bli­cos. Ape­nas a par­tir des­te mo­men­to têm-se um de­li­ne­a­men­to con­cre­to da fi­gu­ra con­sor­ci­al no Bra­sil.

Mas o que é o ins­ti­tu­to ju­rí­di­co su­pra­men­ci­o­na­do afi­nal? Nas li­ções de Mel­lo, são con­tra­tos re­a­li­za­dos en­tre as pes­so­as de Di­rei­to Pú­bli­co de ca­pa­ci­da­de po­lí­ti­ca, is­to é, en­tre Uni­ão, Es­ta­dos, Dis­tri­to Fe­de­ral e Mu­ni­cí­pios, com vis­ta da re­a­li­za­ção de ati­vi­da­des pú­bli­cas de in­te­res­se co­mum os qua­is re­sul­ta­rá uma pes­soa ju­rí­di­ca que os con­gre­ga­rá.

O ob­je­ti­vo dos con­sór­cios pú­bli­cos fi­ca bem de­fi­ni­do no Ar­ti­go 241 da Cons­ti­tu­i­ção Fe­de­ral on­de li­mi­ta o ob­je­ti­vo dos con­sór­cios pú­bli­cos à ges­tão as­so­cia­da de ser­vi­ços pú­bli­cos.

A ra­zão de exis­tên­cia dos con­sór­cios pú­bli­cos se dá so­bre­tu­do pa­ra a ar­ti­cu­la­ção mi­cror­re­gi­o­nal ou re­gi­o­nal que pos­si­bi­li­ta me­ca­nis­mos de pla­ne­ja­men­to e ges­tão na bus­ca do de­sen­vol­vi­men­to de sua área de atu­a­ção. Na vi­são dos ju­ris­tas Jun­quei­ra e Cruz ser­ve ain­da pa­ra “a pres­ta­ção de ser­vi­ços pe­la atu­a­ção in­te­gra­da dos en­tes ob­ten­do ga­nhos de es­ca­la no pro­vi­men­to di­re­to ou sub­con­tra­ta­ção dos mes­mos. A di­mi­nu­i­ção de cus­tos ope­ra­ci­o­nais, am­pli­an­do a ofer­ta de ser­vi­ços pe­la oti­mi­za­ção dos re­cur­sos hu­ma­nas e re­du­ção da oci­o­si­da­de no uso de equi­pa­men­tos e re­cur­sos ma­te­ri­ais. A vi­a­bi­li­za­ção de in­ves­ti­men­tos mai­o­res do que ca­da en­te po­de­ria dis­po­ni­bi­li­zar so­zi­nho, di­mi­nu­in­do cus­tos com a aqui­si­ção de bens, equi­pa­men­tos e ser­vi­ços. A for­ma­ção e ca­pa­ci­ta­ção de um cor­po téc­ni­co es­pe­cia­li­za­do na área de atu­a­ção do con­sór­cio. A pro­po­si­ção de es­tra­té­gias de co­o­pe­ra­ção ino­va­do­ras vi­san­do o de­sen­vol­vi­men­to da re­gi­ão. A uni­ão em ca­rá­ter su­pra­par­ti­dá­rio vi­a­bi­li­zan­do es­pa­ços de dis­cus­são dos te­mas de in­te­res­se dos con­sor­ci­a­dos” (JUN­QUEI­RA; CRUZ 2002)

Ou­tra im­por­tan­te fi­na­li­da­de não ci­ta­da pe­los au­to­res, é a for­ma­ção de ca­pi­tal po­lí­ti­co a ser uti­li­za­do em ne­go­ci­a­ções se­ja com al­gum dos Po­de­res, po­ten­ci­ais in­ves­ti­do­res ou ou­tros en­tes fe­de­ra­dos.

Mal­gra­do, exis­ta há do­ze anos a lei que re­gu­la­men­tou a cri­a­ção dos con­sór­cios pú­bli­cos, eles em sua una­ni­mi­da­de até o ano de 2015 se con­cen­tra­vam no âm­bi­to mu­ni­ci­pal, for­man­do con­sór­cios in­ter­mu­ni­ci­pa­is, sem­pre com atu­a­ção mui­to es­pe­cí­fi­ca, se­ja pa­ra a sa­ú­de, se­ja pa­ra o tu­ris­mo, cul­tu­ra, tran­spor­te, edu­ca­ção, en­tre ou­tros. Na sua to­ta­li­da­de com uma te­má­ti­ca bas­tan­te en­xu­ta pe­las su­as es­pe­ci­fi­ci­da­des.

Em 03 de ju­lho de 2015 sur­giu no co­ra­ção da Amé­ri­ca do Sul, a mai­or ino­va­ção no que tan­ge es­te te­ma com o sur­gi­men­to do Con­sór­cio In­te­res­ta­du­al de De­sen­vol­vi­men­to do Bra­sil Cen­tral, com­pos­to pe­los Es­ta­dos de Go­i­ás, Dis­tri­to Fe­de­ral, Ma­to Gros­so, Ma­to Gros­so do Sul, Ma­ra­nhão, To­can­tins e Ron­dô­nia.

A re­gi­ão é ca­rac­te­ri­za­da pe­las ele­va­das ta­xas de cres­ci­men­to do PIB re­gi­o­nal, pe­la pu­jan­ça de su­as ex­por­ta­ções e pe­lo no­tá­vel po­ten­ci­al em­pre­en­de­dor de sua po­pu­la­ção. O Bra­sil Cen­tral é a re­gi­ão que mais cres­ceu nos úl­ti­mos dez anos e que apre­sen­tou a mai­or ta­xa de re­du­ção de po­bre­za.

As fi­na­li­da­des do Con­sór­cio In­te­res­ta­du­al de De­sen­vol­vi­men­to do Bra­sil Cen­tral são, te­ma­ti­ca­men­te: o de­sen­vol­vi­men­to eco­nô­mi­co e so­ci­al do Bra­sil Cen­tral, de ma­nei­ra sus­ten­tá­vel e com­pe­ti­ti­va; na agro­pe­cu­á­ria, o de­sen­vol­vi­men­to de po­lí­ti­cas pa­ra a am­pli­a­ção da pro­du­ti­vi­da­de da pe­que­na e mé­dia pro­pri­e­da­de, com ên­fa­se no as­ses­so­ra­men­to téc­ni­co, ba­se pa­ra a emer­gên­cia e for­ta­le­ci­men­to de uma no­va clas­se mé­dia ru­ral; na in­fra­es­tru­tu­ra e na lo­gís­ti­ca, o de­sen­vol­vi­men­to de pro­je­tos de in­te­gra­ção pa­ra a re­gi­ão e in­ser­ções na­ci­o­nal e glo­bal, além da de­fi­ni­ção de ações que pos­sam fo­men­tar as ati­vi­da­des cor­re­la­tas; na in­dus­tri­a­li­za­ção, a ela­bo­ra­ção de po­lí­ti­cas que pro­por­ci­o­nem a am­pli­a­ção da pro­du­ção in­dus­tri­al e pro­mo­vam a com­pe­ti­ti­vi­da­de dos en­tes fe­de­ra­ti­vos as­so­cia­dos; na edu­ca­ção, o apri­mo­ra­men­to do en­si­no bá­si­co e pro­fis­si­o­na­li­zan­te, de mo­do a ca­pa­ci­tar os es­tu­dan­tes a se ade­qua­rem ao mer­ca­do de tra­ba­lho e cor­res­pon­de­rem às exi­gên­cias de co­nhe­ci­men­to so­bre tec­no­lo­gi­as con­tem­po­râ­ne­as e vin­dou­ras, e a ins­ti­tu­i­ção e fun­cio­na­men­to de es­co­las de go­ver­no ou de es­ta­be­le­ci­men­tos con­gê­ne­res; no em­pre­en­de­do­ris­mo, o fo­men­to de me­di­das que pos­si­bi­li­tem a am­pli­a­ção da com­pe­ti­ti­vi­da­de e o aces­so a cré­di­to pa­ra o apri­mo­ra­men­to de tec­no­lo­gi­as que pos­sam aten­der às exi­gên­cias do mer­ca­do na­ci­o­nal e in­ter­na­ci­o­nal; na ino­va­ção, o for­ta­le­ci­men­to do sis­te­ma de ci­ên­cia e tec­no­lo­gia, dos ser­vi­ços avan­ça­dos e das ações de fo­men­to de seu ecos­sis­te­ma tais co­mo par­ques tec­no­ló­gi­cos, in­cu­ba­do­ras, ace­le­ra­do­ras, star­tups e in­ser­ção em re­des glo­bais; no meio am­bi­en­te, o apri­mo­ra­men­to do li­cen­cia­men­to am­bien­tal e o de­sen­vol­vi­men­to de ins­tru­men­tos de pla­ne­ja­men­to e ges­tão am­bien­tal em apoio ao de­sen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel da re­gi­ão do Bra­sil Cen­tral.

Em dois anos e cin­co mes­es de sua exis­tên­cia o Con­sór­cio In­te­res­ta­du­al de De­sen­vol­vi­men­to do Bra­sil Cen­tral, mos­tra à que veio e a for­ça que tem. Tal afir­ma­ção se tor­na pal­pá­vel ao ve­ri­fi­car­mos as con­quis­tas do blo­co. Ve­ja­mos: Re­a­li­za­ção de 19 (de­ze­no­ve) Fó­runs de Go­ver­na­do­res com a pre­sen­ça de vá­ri­as au­to­ri­da­des co­mo Mi­nis­tros, Em­bai­xa­do­res, Pre­si­den­te do BNDES e re­pre­sen­tan­tes do BID; for­ma­ção de im­por­tan­tes par­ce­rias co­mo as com o Ins­ti­tu­to Na­tu­ra, Itaú So­ci­al, Ins­ti­tu­to Bra­va; ações de co­o­pe­ra­ção na área de ges­tão pú­bli­ca que re­sul­ta­ram em im­por­tan­tes ações co­mo a cri­a­ção do Pac­to de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca In­te­gra­da; es­tu­do pa­ra com­pra com­par­ti­lha­da de me­di­ca­men­tos de al­to cus­to que re­du­zi­rá os cus­tos de aqui­si­ção dos en­tes con­sor­ci­a­dos; es­tu­dos eco­nô­mi­cos im­por­tan­tes da re­gi­ão pa­ra cri­a­ção do mer­ca­do co­mum; uni­fi­ca­ção de ex­por­ta­ções; es­tu­do so­bre a har­mo­ni­za­ção de alí­quo­tas; ações que vi­sam ali­an­ça com o mu­ní­ci­pios pa­ra me­lho­ria de in­di­ca­do­res da re­gi­ão. Além dis­so po­de­mos elen­car o pro­ces­so de re­ne­go­ci­a­ção de dí­vi­das dos es­ta­dos; a in­clu­são das uni­da­des da Fe­de­ra­ção na di­vi­são dos va­lo­res re­fe­ren­tes à mul­ta ar­re­ca­da­da pe­lo go­ver­no fe­de­ral com a Lei da Re­pa­tri­a­ção; a apro­va­ção da Pro­pos­ta de Emen­da Cons­ti­tu­ci­o­nal (PEC) dos de­pó­si­tos ju­di­ci­ais pú­bli­cos, com a pos­si­bi­li­da­de de uti­li­za­ção des­ses de­pó­si­tos pa­ra pa­ga­men­to de pre­ca­tó­rios; a apro­va­ção da PEC que per­mi­te a uti­li­za­ção dos de­pó­si­tos ju­di­ci­ais pri­va­dos pa­ra o pa­ga­men­to de pre­ca­tó­rios e a apro­va­ção da con­va­li­da­ção dos in­cen­ti­vos fis­cais na de­ci­são do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF) que au­to­ri­za o aba­ti­men­to dos va­lo­res da com­pen­sa­ção pre­vi­den­ci­á­ria dé­bi­tos jun­to ao INSS.

Com um olhar vi­si­o­ná­rio, se­te go­ver­na­do­res cri­a­ram uma fer­ra­men­ta que dia após dia tem po­ten­ci­a­li­za­do o de­sen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel de seus es­ta­dos, ala­van­can­do in­di­ca­do­res po­si­ti­va­men­te, pos­si­bi­li­tan­do me­lho­ri­as pa­ra a po­pu­la­ção e re­sol­ven­do pro­ble­mas que ul­tra­pas­sam os li­mi­tes fron­tei­ri­ços.

Fe­cha­mos 2017 con­vic­tos de que mui­to foi con­quis­ta­do até aqui por meio do Con­sór­cio In­te­res­ta­du­al de De­sen­vol­vi­men­to do Bra­sil Cen­tral, mas com a cer­te­za de que ain­da há mui­to à se fa­zer nos anos vin­dou­ros. O co­ra­ção da Amé­ri­ca do Sul con­ti­nu­a­rá pul­san­do for­te em 2018 tra­zen­do ain­da mais con­quis­tas pa­ra nos­so po­vo e ma­te­ri­a­li­zan­do nos­sas in­crí­veis po­ten­ci­a­li­da­des.

(Le­o­nar­do Jayme de Ari­ma­téa é ba­cha­rel em Di­rei­to, tem es­pe­cia­li­za­ção em Es­tu­dos de Po­lí­ti­ca e Es­tra­té­gia, MBA em Ad­mi­nis­tra­ção e Con­ta­bi­li­da­de Pú­bli­ca e lar­ga ex­pe­ri­ên­cia em Ges­tão Pú­bli­ca. Atu­al­men­te é Se­cre­tá­rio Exe­cu­ti­vo do Con­sór­cio In­te­res­ta­du­al de De­sen­vol­vi­men­to do Bra­sil Cen­tral.)

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