É tempo de férias escolares e a criançada guardou energia de sobra para gastar! Mas, e agora? O que fazer como tempo disponível dos pequenos quando os pais estão envolvidos com trabalho e não tem previsão de férias? Qual é a melhor opção, cursos, casa dos primos ou colônia de férias?
A melhor opção para as férias escolares das crianças é aquela que combina com a rotina familiar, o orçamento e, é claro, a preferência da criançada. Sim, porque de nada adianta arrumar a solução perfeita para ocupar o tempo livre das crianças se elas acharem a proposta enfadonha. Não é difícil imaginar o quanto elas aguardam com ansiedade esse período, planejando brincadeiras, passeios e aventuras com gosto de liberdade e sem hora para acabar.
Acredito que é fundamental planejar atividades com a colaboração das crianças. Para que as gostam de uma rotina agitada e apreciam atividades dirigidas, a colônia de férias é uma boa opção. Algumas colônias promovem gincanas, jogos, atividades artísticas e excursões, além de promoverem a amizade e o sentido de cooperação. Mas se essa alternativa não se encaixa no perfil da criança, ou no orçamento familiar vale contar com vizinhos, parentes e colegas na organização de brincadeiras, sessões de cinema e passeios. Vale montar uma programação e até um cardápio variado com tudo o que a meninada gosta, dividindo as despesas e as responsabilidades entre os adultos.
Há ainda a possibilidade de matricular os pequenos em cursos de férias. Nesse caso as opções são variadas: cursos de artes, culinária para crianças, jardinagem, como cuidar de animais, etc. O mais importante ao escolher preencher as férias da garotada com cursos é observar seus interesses e habilidades para que o aprendizado seja prazeroso, pois não é tempo de estudar por obrigação, não é mesmo?
Seja qual for a escolha uma questão é fundamental - preservar tempo livre para que possam relaxar sem a sobrecarga de cursos e compromissos, lembrando que férias são férias, ou seja, férias combinam com fazer o que quiser fazer (com responsabilidade, é claro), ficar de pernas para o ar, não ter horários rígidos, enfim, se divertir muito.
É possível se divertir muito e ter várias histórias para contar na volta às aulas, mesmo sem viajar. E para família vai um lembrete: mesmo sem ter férias organize uma atividade diferente para realizar com as crianças. Se o trabalho foi exaustivo e não há ânimo para sair, vale fazer um piquenique na sala de casa com comidas de crianças, luz de velas, livros de histórias e jogos. Ou ainda chamar a meninada para ajudar a preparar um bolo ou o que preferirem, tratando de saborear juntos o resultado do trabalho. Montar álbuns de fotografia é outra opção muito rica. É possível organizá-los por temas, períodos do ano, relembrando episódios engraçados e importantes na vida da família.
Mas se der para passear é divertido levar os pequenos ao shopping, aproveitando para lanchar e também dar uma espiadela nas livrarias. Existem opções de livros para todas as idades. As bancas de revista também oferecem muitos passatempos divertidos. As lojas de Cds possuem discos infantis de vários estilos e coleções de lindas histórias para ouvir. Ir ao cinema, ao teatro, ou montar um time de basquete, futebol ou vôlei com a família e os amigos pode ser muito agradável. O importante é curtir os filhos, longe das preocupações costumeiras com a hora da escola e o dever de casa, aproveitando o máximo essa fase de suas vidas para construir vínculos que perdurarão pelo resto da vida.
(Marcia Carvalho, pedagoga, psicopedagoga, mestra em Sociedade, Políticas Públicas e Meio Ambiente. Fundadora e Diretora do Colégio Mais Padrão)