Eleito para suceder o idolatrado prefeito Maguito Vilela na Prefeitura de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha chegou ao Paço Municipal consciente de que o seu seria o dever de desafiar a sua própria competência. Muito bem avaliado pelos principais institutos de pesquisas do Estado ao depois de duas excelentes e realizadoras administrações seu antecessor e padrinho político deixava o poder nos braços do povo. Incontáveis obras físicas de real valor para os interesses da sociedade foram edificadas pelos quatro cantos da cidade em oito anos de profícuas administrações.
Em verdade críticos e analistas políticos, empresários aparecidenses e a própria sociedade organizada comentavam quão difícil e desafiadora seria a inglória tarefa do novo prefeito para manter o elevado nível de excelência da administração municipal. A tarefa de suceder aquele prefeito realizador não seria fácil para ninguém. Gustavo sabia disto mais do que ninguém e não se intimidou. Chegou ao poder com coragem, força e determinação disposto a enfrentar, combater e vencer a adversidade.
O sonho do jovem líder de governar sua cidade, acalentado há anos pairava muito acima das convenções humana. Intimorato, audacioso e seguro ele aguardava com imensa expectativa e alvissareira esperança o momento de fazer esse sonho tornar-se realidade. Perseguindo este objetivo para ele sublime o ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal por dois mandatos, trazendo consigo a experiência de Secretário Municipal de Esportes e Lazer e com o indispensável apoio de Maguito assumiu o comando do Poder Executivo, concedendo-me a honra de ser eleito seu vice-prefeito.
Em sua bagagem uma raríssima inteligência, uma enorme capacidade de saber articular, um invejável tirocínio administrativo e um plano de governo factível e muito bem elaborado. Com serenidade e equilíbrio, ouvindo companheiros e respeitando os adversários, em perfeita sintonia com as aspirações populares montou uma equipe de trabalho altamente gabaritada e foi à luta. Ao depois de enxugar e fazer algumas necessárias acomodações na máquina administrativa e delegar poderes aos seus auxiliares imediatos logo percebeu que o ritmo de trabalho imposto por seu antecessor não sofreria solução de continuidade.
O sopro da modernidade que embalava os seus sonhos de ser um prefeito realizador ensejou a ele a oportunidade de imprimir à sua revolucionária e transformadora gestão a sua marca pessoal sem prescindir do auxílio e da experiência de seu antecessor. Para tanto, visando descentralizar poder delegou atribuições distribuindo as primeiras tarefas aos seus Secretários e Assessores exigindo de cada um deles, muita responsabilidade além de rigor e amorosidade, no fiel cumprimento de seus deveres e obrigações.
Em suas primeiras ações deixou absolutamente claro que o seu haveria de ser um governo austero, sério, arrojado, responsável, realizador de moldes a fazer Aparecida de Goiânia continuar crescendo para dar um salto de qualidade rumo ao seu venturoso futuro. A avassaladora crise econômica e financeira que varre o país de ponta a ponta não encontrou abrigo seguro capaz de abalar as estruturas do poder governamental. Os resultados positivos não demoraram a aparecer com a conclusão e edificação das primeiras obras físicas do Governo Gustavo Mendanha, obras estas espalhadas pelos quatro cantos da cidade. Dentre elas: Concluiu, equipou, e colocou em funcionamento a UPA do Parque Flamboyant que tem sido referência no atendimento da saúde pública no município. A abertura de várias UBS como do Garavello e Chácara São Pedro.
É inegável que um dos assuntos que mais angustia e intranquiliza a sociedade brasileira é a falta de segurança pública. Embora seja ele de responsabilidade exclusiva do Governo Estadual o prefeito Gustavo Mendanha sempre focado no bem estar dos aparecidenses tem procurado desenvolver gestões visando minimizar os efeitos nefastos da insegurança de seus munícipes. Na linha deste entendimento para salvaguardar o direito de ir e vir das pessoas que jornadeia pelas ruas da cidade determinou a roçagem dos lotes baldios, melhoria na iluminação pública e aumentou o efetivo da Guarda Civil Municipal e exigiu igual providência do Governo Estado no sentido de ampliar o efetivo da Polícia Civil.
A viabilização de recursos e a aquisição de equipamentos já em fase licitação para o Hospital Municipal; a criação de três mil vagas na educação infantil, a atualização do centro escolar otimizando uma receita de R$ 39.2000,00; o aumento de dez mil crianças na rede escolar de ensino com atualização do centro... ; a humanização do atendimento dos servidores da rede escolar de ensino; asfalto, a retomada da construção do Teatro Municipal e o início da construção do prédio de sete andares destinado a abrigar o Paço Municipal.
É importante ressaltar o absoluto sucesso alcançado com o lançamento e realização do programa “Prefeitura em Ação”, que temos a honra de dirigir e que impactou e modernizou a gestão pública da cidade com o atendimento de lideranças e de milhares de munícipes no bairro ou na região onde moram.
Desejamos fazer bem presente à memória dos leitores que nos brindarem com a leitura de artigo humilde e despretensioso que a modernidade administrativa exige que os novos gestores municipais cuidem bem de seus governados. Além de priorizar a educação, a saúde e a segurança o governante destes agitados dias que correm tem o dever impostergável de fraternizar e humanizar as relações as relações de governo com o povo.
A formação moral e religiosa que caracterizam a personalidade ilustre, serena e invulgar do jovem Prefeito Gustavo Mendanha dá a ele esta característica de governante moderno, arrojado e, sobretudo humano extremamente preocupado com o bem estar do povo. Entendemos que este perfil de governante humano, fraterno e acolhedor de Gustavo Mendanha levaram-no a ultrapassar os estreitos limites das fronteiras do município, do Estado e do país consolidando desta forma e no mundo inteiro a representatividade do Governo e do povo de Aparecida de Goiânia.
Arrojado e competente Gustavo com sua imensa capacidade de inovar, de dialogar e de articular com sabedoria surpreendeu o cenário político de Goiás e conquistou por merecimento e esforço próprio seu espaço para brilhar como estrela de primeira grandeza dentre as mais reluzentes no universo político do nosso Estado. Humilde e moderno na vivência da política como a arte de bem servir todos, sem estardalhaço, vem realizando uma notável e revolucionária administração, fazendo-se respeitado e querido por companheiros e adversários.
É por estes e por outros feitos relevantes que o nosso notável Prefeito Municipal dentre outras autoridades ilustres foi, para alegria de todos nós e por merecimento, guindado ao honroso patamar de político do ano de 2017.
Salve Aparecida de Goiânia. Viva o Político do Ano Gustavo Mendanha.
(Veter Martins, vice-prefeito e secretário de Governo de Aparecida de Goiânia)