O Rotary é uma organização humanitária, centenária e composta por homens e mulheres, voluntários, chamados de rotarianos e rotarianas, que prestam serviços às comunidades, no Brasil e no mundo. Pouca gente sabe do bem que esses voluntários fazem às comunidades carentes, em mais de duzentos países. A título de exemplo, a nível internacional, em parceria com a OMS e outras organizações similares, o Rotary patrocina o projeto Pólio Plus, que visa erradicar a poliomielite da face da terra. No Brasil, graças a Deus, há muito tempo estamos livres desta terrível doença, que tanto mal fez à população brasileira. Estamos muito perto de nos livrarmos desse maldito vírus, apenas no Afeganistão e no Paquistão, foram constatados poucos casos de pessoas ainda contaminadas com o vírus. Em razão disso o Rotary mantém o projeto e os países continuam vacinando as populações, crianças, até que a doença seja totalmente erradicada da face da terra.
O Rotary, cumprindo a sua filosofia de trabalho, sempre que possível, prefere trabalhar em parcerias com órgãos públicos, privados e com outras organizações do gênero. Atua nas comunidades mais carentes, principalmente naquelas onde o poder público ainda não atende as necessidades básicas da população. O Rotary não é uma organização filantrópica. Todavia, uma vez ou outra, dependendo da necessidade da pessoa, e como processo inicial de prestação de serviços, acaba ajudando muita gente que necessita. Entretanto, que fique claro, não é essa a missão principal do Rotary. Os projetos do Rotary são sustentáveis, apoia quem deseja superar as suas dificuldades, ao invés de dar o peixe, prefere ensinar pescar. O Rotary têm um dos melhores projetos sobre meio ambiente do mundo, cujo nome é: Preserve o Planeta Terra, sob a responsabilidade dos trinta e quatro mil Rotary Club espalhados pelo mundo. O processo de execução desse projeto se dá por meio de palestras de conscientização, plantio de árvores nas áreas degradadas, recuperação de nascente e matas ciliares, apoio aos órgãos e entidades que atuam na área, além de alertar as comunidades sobre o perigo do desperdício de água, visto tratar-se de um bem finito, sem o qual não há vida.
O Rotary faz muito mais do que tudo isso que falamos. Na área da educação, por exemplo, têm várias escolas municipais, estaduais e universidades que, em parcerias com as prefeituras, estados e união, desenvolve o mega projeto de melhorar o ensino e erradicar o analfabetismo em todos os países onde atua. Ainda nesse campo, o Rotary desenvolve diversos programas, internos e externos, como o intercâmbio de jovens, que atende milhares de estudantes e o programa pró paz, que oferece cursos de alto nível em resoluções de conflitos, realizados nas melhores universidades do mundo. Estou expondo aqui pouquíssimas ações do muito que o Rotary International executa nos países onde está presente. Goiás, Tocantins e Distrito Federal, fazem parte da área geográfica administrada pelo Distrito 4530, do RI, cuja administradora 2017/2018 é a Governadora Margareth Félix da Silva, onde muito tem sido feito pelas comunidades dessas unidades da federação brasileira.
(Gercy Joaquim Camêlo. Governador 2012/2013)