Os hospitais evoluíram, como também as exigências e as mudanças do mercado. Tanto que o paciente deixou de ser um usuário passivo, submisso, para ser considerado um cliente, consumidor de um serviço pelo qual ele paga de alguma forma, seja como cliente particular, de convênios ou do SUS, e que se sente, portanto, no direito de exigir qualidade.
O cliente hospitalizado é um ser único, que está em um momento de vulnerabilidade, pois o seu bem maior - a vida - pode estar ameaçado. Esse cliente requer uma assistência segura e humanizada, além de competente no aspecto técnico-científico.
A atenção integral ao paciente sob internação, abarca uma gama de cuidados, dentre esses, os relacionados à alimentação e à nutrição em seus diferentes níveis de complexidade e de intervenção, respeitando as características individuais e o tipo de enfermidade dos mesmos, como também assegurando uma oferta segura de alimentos, evitando e corrigindo deficiências nutricionais que concorram para o aumento das complicações e da mortalidade .
Observa-se também que a assistência nutricional em uma unidade hospitalar inclui também pequenas ações humanizadas, como a oferta de alimentação de conforto, a abordagem do paciente no momento da entrega da alimentação e a lembrança do aniversário. Nesta linha de pensamento, a Unidade de Nutrição e Dietética do Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG) vem trabalhando para dar ao paciente uma alimentação saudável e nutritiva, sem abandonar as características da tão saudosa comida caseira.
A humanização reflete-se nas refeições especiais em datas comemorativas, com o objetivo de trazer o aconchego do lar para o ambiente hospitalar, como por exemplo, um bolinho de aniversário respeitando as restrições da patologia; na alimentação individualizada para pacientes em cuidados paliativos conforme aceitação e vontade; nas dietas restritivas para os pacientes em festas comemorativas promovidas pelo hospital, favorecendo a integração paciente - comunidade; nos treinamentos para copeiras e técnicas de nutrição no quesito atendimento humanizado aos pacientes; na acurada anamnese a beira leito atendendo as peculiaridades alimentares dos pacientes em risco nutricional, conforme protocolos assistenciais instituídos; e ainda, nas atividades de educação nutricional voltadas para qualidade de vida dos colaboradores, não uso de frituras na confecção de alimentos do hospital, dentre outras.
O HGG, enquanto Hospital Ensino, oferece campo também para os estagiários de nutrição, que vêm realizando ações colaborativas à equipe por meio de atividades educacionais supervisionadas, que abarcam, como exemplo, educação nutricional voltadas para os pacientes (realizados a beira leito), para colaboradores internos através de treinamentos técnicos e colaboradores externos, via trabalhos visuais.
Focados nesta linha de atuação, vale ressaltar a importância de se conhecer a percepção do paciente com relação às refeições e à contínua integração entre as áreas de nutrição clínica e de produção para que haja comprometimento das equipes com a qualidade, diversificação e aprimoramento dietético, visando sempre a melhor aceitação dos pacientes, garantindo uma alimentação equilibrada, com o aporte nutricional que lhe é necessário.
Acredita-se que o atendimento humanizado, o compromisso com a qualidade e melhoria constante nos serviços, priorizando sempre o paciente, reflete não só na melhoria da sua estadia no hospital, como também promoção e recuperação da saúde. Este é o objetivo do Serviço de Nutrição do HGG.
(Valéria de Souza Abreu, gerente do Serviço de Nutrição do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG)