O ano de 2018 será o mais importante, em décadas, para o futuro de Goiás e as eleições marcarão o início de um novo ciclo no poder. As pesquisas que antecipam o cenário eleitoral trazem uma mensagem clara: o reconhecimento do nome Ronaldo Caiado como principal referência desse sentimento coletivo para um novo rumo em nosso estado. Entendo que a construção de uma chapa eleitoral de oposição, para estar em sintonia com os anseios da grande maioria da sociedade, precisa respeitar essa premissa.
O protagonismo do senador democrata é merecido. Caiado construiu sua reputação ao longo dos anos como parlamentar de referência em suas áreas de atuações. Em especial, posso citá-lo como um profundo conhecedor da saúde pública no Brasil. Ortopedista e cirurgião de coluna de sucesso, como político Caiado é o autor da Proposta de Emenda à Constituição que cria a Carreira de Estado para Médicos, até hoje a mais concreta proposta de universalização dos serviços de assistência à saúde do País.
O político Ronaldo Caiado, que não deixou de ser médico, tem se destacado por sua atuação na defesa de melhorias na assistência à saúde no Brasil e na defesa das causas da medicina e dos médicos. Prova disso foi o reconhecimento do Conselho Federal de Medicina, que em 2016 conferiu-lhe a Comenda de Medicina e Responsabilidade Social. Apenas cinco médicos no país recebem a cada ano Comenda do Conselho Federal de Medicina.
Eleito para representar Goiás, Caiado tem se destacado em suas funções de legislador e fiscalizador do dinheiro público, além de demonstrar uma capacidade de articulação e influência em Brasília relevante na busca por recursos e ações para Goiás. Através de sua atuação, a população goiana se sentiu representada em várias batalhas travadas no Congresso e também na Justiça.
Em setores como a educação, Caiado conseguiu traduzir o seu bom trâmite com o ministro Mendonça Filho em uma maior atenção à educação básica e superior no estado garantindo que universidades e institutos federais goianos fossem tratados como prioridade no MEC, liberando mais de R$ 200 milhões em 2017. Também conseguiu reunir em Rio Verde prefeitos e secretários municipais com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em um evento de capacitação de gestores na obtenção dos recursos federais. Um papel que coube muito bem ao próximo governador de Goiás.
O destaque no cenário político e, mais importante, fazendo o jogo limpo, mantendo uma postura de independência e coerência, credenciou Caiado a ser hoje um político reconhecido e respeitado em todo o país. Não por acaso, ele é hoje uma figura pública de destaque nas redes sociais ao prestar contas de seu mandato e ao interagir com o público de todo o Brasil com uma mensagem cada vez mais rara nos dias atuais: a da política limpa, coerente e feita com competência. Não por acaso, ele foi eleito como o melhor congressista de Goiás pelo Ranking dos Políticos em 2017, uma avaliação feita através de itens como atuação do parlamentar no combate à corrupção, aos privilégios e ao desperdício da máquina pública. Já em seu primeiro ano no Senado Federal, em 2015, ganhou o Prêmio Congresso em Foco, ficando à frente de nomes que estavam há anos naquela casa. Por isso reafirmo com tranquilidade que Ronaldo Caiado tem as portas abertas por onde anda em Brasília em busca de recursos e em. defesa dos interesses de Goiás e do Brasil. Sua postura sempre foi admirada, seja por oposição ou governo.
Caiado tem demonstrado uma capacidade cada vez maior de apontar caminhos e soluções, sempre estudando e avaliando os problemas. Sempre com equilíbrio e ouvindo a sociedade e seus representantes, atendendo aos seus anseios, com diálogo e respeito. Essa é a forma como tem conduzido a sua atuação, com o compromisso de saber que os goianos contam com ele para voltar a sonhar. E sonhar não é se iludir. É encarar os fatos com otimismo, com os pés no chão e a cabeça no futuro.
Sua trajetória ao longo dos anos veio acompanhada de amadurecimento político e humildade, pregando paciência e bom senso ao insistir que o caminho passa pela união de todo um grupo. Chamo a atenção para uma declaração recente que o senador fez em uma rádio, logo após se recuperar do grave acidente que sofreu: "Já vivi mais da metade da minha vida, e é hora de retribuir ainda mais aquilo que tenho mais orgulho que é ser goiano. Não se trata de projeto pessoal, mas de representar e produzir um resultado que o povo do meu estado anseia: mudanças".
Aqueles que têm a responsabilidade de apresentar um novo projeto que Goiás anseia, precisam "produzir um resultado que seja para o povo". E produzir esse resultado passa por respeitar a escolha de um líder que represente este sentimento para Goiás.
(Salomão Rodrigues Filho, médico psiquiatra)