Home / Opinião

OPINIÃO

A difamação prevista no Código Penal, a intriga e suas consequências

Mui­to co­mum as pes­so­as apre­ci­a­rem con­ver­sas com os vi­zi­nhos, ami­gos e até mes­mo em fi­la de ban­co, quan­do o tem­po pa­re­ce não pas­sar e mes­ma não sai do lu­gar, pa­re­ce que a con­ver­sa au­xi­lia pas­sar o tem­po e apro­xi­ma as pes­so­as.

Di­a­lo­gar é al­go ine­ren­te ao ser hu­ma­no, o pro­ble­ma no en­tan­to ocor­re quan­do a con­ver­sa não é sa­u­dá­vel, ten­do por sua vez na­tu­re­za des­tru­ti­va ou per­ni­cio­sa tal qual ocor­re quan­do o as­sun­to prin­ci­pal é a vi­da alheia e seus atri­bu­tos.

Fa­zer fo­fo­ca, fu­xi­car, fa­lar mal dos ou­tros, in­ven­tar e até au­men­tar uma his­tó­ria por ve­zes que nun­ca ocor­reu são atos que tem co­mo ine­vi­tá­vel con­se­quên­cia a in­tri­ga, a dis­cór­dia e a de­su­ni­ão.De­ve­ria pois o cau­sa­dor de tan­to mal es­tar re­pen­sar su­as ati­tu­des em­ba­san­do-se nas res­pon­sa­bi­li­da­des que po­dem ad­vir de tal si­tu­a­ção.

Te­mos no Có­di­go Pe­nal em seu ar­ti­go 139 o de­li­to de di­fa­ma­ção que con­sis­te por sua vez no ato de im­pu­tar fa­to ofen­si­vo à re­pu­ta­ção de ou­trem, se­ja na for­ma es­cri­ta,ges­tu­al e até mes­mo sim­bó­li­ca.Exem­pli­fi­can­do con­for­me vá­ri­as dou­tri­nas pe­na­lis­tas po­de­mos ci­tar o se­guin­te fa­to: fu­la­no tem um ami­go que não gos­ta mui­to de es­co­var os den­tes,oca­si­o­nan­do-lhe as­sim mal há­li­to, ama­re­lão nos mes­mos, fa­to es­se que vi­ra pia­di­nha en­tre os co­le­gas de fu­la­no. Es­se ami­go de fu­la­no en­tão sen­te-se cons­tran­gi­do di­an­te tan­ta ver­go­nha e achin­ca­lha­men­to po­den­do in­clu­si­ve de­sen­vol­ver sen­ti­men­tos de ne­ga­ti­vi­da­de ou ain­da de bai­xo-es­ti­ma. Ou­tro exem­plo: ima­gi­ne­mos que al­guém in­ven­ta pa­ra um ma­ri­do ou es­po­sa que o ou­tro côn­ju­ge es­tá sa­in­do ou se en­vol­ven­do com um ou­tro al­guém! O ma­ri­do ou a es­po­sa en­tão en­fu­re­ci­dos po­dem aca­bar por ofen­der in­jus­ta­men­te o ou­tro ou até mes­mo ma­ni­fes­tar sen­ti­men­to de ma­tar o ter­cei­ro (a) nes­sa his­tó­ria,ge­ran­do a con­su­ma­ção do cri­me de ho­mi­cí­dio.

A di­fa­ma­ção é um cri­me con­tra a hon­ra,en­se­ja pu­ni­bi­li­da­de no Jui­za­do Es­pe­ci­al Cri­mi­nal, Lei 9009/95 e res­pon­sa­bi­li­da­de ci­vil,in­clu­si­ve.É um de­li­to de me­nor po­ten­ci­al ofen­si­vo,mas que sen­do com­pro­va­da a cul­pa­bi­li­da­de do au­tor ge­ra ain­da ação in­de­ni­za­tó­ria à ví­ti­ma. Sig­ni­fi­ca di­zer que quem di­fa­mou te­rá res­pon­sa­bi­li­da­de cri­mi­nal e ci­vil e que a úl­ti­ma in­de­pen­de da pri­mei­ra no sen­ti­do de que se com­pro­va­da foi  cul­pa­bi­li­da­de, o Di­rei­to Ci­vil te­rá a im­cum­bên­cia de ava­li­ar o gra­va­me e sua ex­ten­são ori­un­das da di­fa­ma­ção.

Nos cri­mes con­tra a hon­ra a ação pe­nal é pri­va­da, o Es­ta­do não vai pro­ces­sar o cul­pa­do se a ví­ti­ma não se ma­ni­fes­tou nes­se sen­ti­do.

A in­tri­ga po­de ad­vir da di­fa­ma­ção mas não é ne­ces­sa­ria­men­te si­nô­ni­mo da mes­ma.Fa­zer in­tri­ga é in­con­ve­ni­en­te, des­con­for­tá­vel pa­ra quem é a ví­ti­ma e não é bem vis­to com bons olhos por pes­so­as que são im­bu­í­das de bom sen­so.

A ca­lú­nia, a in­jú­ria, uma dis­cus­são en­tre pes­so­as po­de oca­si­o­nar in­tri­gas e mui­tas ve­zes até em ca­sos mais gra­ves, de­li­tos mais com­ple­xos co­mo ho­mi­cí­dio, le­são cor­po­ral.Ca­lu­ni­ar é di­zer fal­sa­men­te que al­guém co­me­teu um de­li­to e a in­jú­ria é a atri­bu­i­ção de ca­rac­te­rís­ti­ca ne­ga­ti­va a al­guém, po­den­do ser re­al ou qua­li­fi­ca­da.

Re­pen­sar ati­tu­des e ava­li­ar o com­por­ta­men­to no meio so­ci­al é mui­to im­por­tan­te pa­ra que não ocor­ram de­sa­ven­ças ir­re­ver­sí­veis. A in­tri­ga na­da mais é do que uma das vá­ri­as con­se­quên­cias da prá­ti­ca de cri­mes con­tra a hon­ra.

Ape­sar da hon­ra ser bem ju­rí­di­co dis­po­ní­vel quan­do a ví­ti­ma acre­di­ta que o au­tor não po­de sa­ir ile­so, a via ju­di­cial faz-se pre­sen­te me­di­an­te a pro­vo­ca­ção da mes­ma.

É in­te­res­san­te ana­li­sar que fa­zer in­tri­ga não é di­a­lo­gar, mas sim fa­lar mal da vi­da alheia ou re­pas­sar adi­an­te um fa­to que ine­xis­tiu ou não acon­te­ceu da for­ma co­mo foi con­ta­do. A in­tri­ga é ami­ga da men­ti­ra, da in­ve­ja e do des­pei­to.Des­trói o co­ra­ção das pes­so­as e de­vol­ve a quem lhe oca­si­o­nou mui­to so­fri­men­to, pois a men­ti­ra tem per­na cur­ta.

Me­dir as con­se­quên­cias de uma apa­ren­te­men­te ino­fen­si­va con­ver­sa é agir com ra­ci­o­na­li­da­de, é não bus­car ini­mi­za­des e não oca­si­o­nar es­tra­gos em re­la­ção à hon­ra se­ja ob­je­ti­va e ou sub­je­ti­va de quem quer que se­ja.

Ain­da que se­ja cri­me pu­ni­do com pe­na não su­pe­ri­or a 02 anos, sen­do de­no­mi­na­do de me­nor po­ten­ci­al ofen­si­vo, res­pon­der a um pro­ces­so cri­mi­nal é des­gas­tan­te no sen­ti­do de que mui­tos fa­to­res aca­bam por ser en­vol­vi­dos:os psi­co­ló­gi­cos, emo­cio­nais e até fí­si­cos.O es­ta­do emo­cio­nal aba­la­dís­si­mo po­de oca­si­o­nar do­en­ças psi­cos­so­má­ti­cas.

É im­por­tan­te es­cla­re­cer que a gra­vi­da­de e ex­ten­são do da­no de­vem ser com­pro­va­das pe­la ví­ti­ma que in­clu­si­ve de­ve pos­su­ir tes­te­mu­nhas ou pro­vas tais qua­is men­sa­gens em e-mail, re­des so­ci­ais, de­se­nhos que en­vol­vam os fa­tos di­fa­ma­tó­rios .

A di­fa­ma­ção tam­bém ocor­re nas re­des so­ci­ais e não so­men­te em uma ro­di­nha de co­le­gas.Va­le fri­sar que ain­da que o fa­to con­ta­do se­ja ver­da­dei­ro, cons­tran­ger al­guém ou ex­por à si­tu­a­ção ve­xa­tó­ria é cri­me e di­fa­mar não é di­a­lo­gar.

(Kelly Li­si­ta, ad­vo­ga­da, pro­fes­so­ra uni­ver­si­tá­ria. Es­pe­cia­lis­ta em do­cên­cia uni­ver­si­tá­ria, Di­rei­to Pe­nal, Di­rei­to Pro­ces­su­al Pe­nal e Do­cên­cia Uni­ver­si­tá­ria)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias