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OPINIÃO

Cultuando a liderança

“Ma­nhã fria, pe­de lei­te quen­te! Tar­de quen­te, pe­de cer­ve­ja ge­la­da! Noi­te mor­na, pe­de a pes­soa ama­da!”. A ri­ma é ob­so­le­ta. Mas... re­to­man­do ao lei­te. Não dá pa­ra en­go­lir o de­sa­pe­go, o des­pre­pa­ro, a fal­ta de em­pa­tia, in­se­ri­dos na cul­tu­ra de al­guns em­pre­en­di­men­tos. Ci­to ca­fe­te­rias e pa­da­ri­as. Mais que ne­ces­si­da­de or­gâ­ni­ca, o lan­che ma­ti­nal é cos­tu­me, qua­se um ri­to. O di­fe­ren­cia­dor com­pe­ti­ti­vo, apon­ta pa­ra o aten­di­men­to de ex­ce­lên­cia. Con­vi­vi nas ro­das de co­mer­cian­tes, fun­cio­ná­rios pú­bli­cos, apo­sen­ta­dos, fa­zen­dei­ros, to­dos ‘fi­éis’, nas ma­nhãs, no Ca­fé Cen­tral. Re­can­to de cli­ma ex­tre­ma­men­te agra­dá­vel. Na rua 7, em Go­i­â­nia.

Em­pa­tia com o con­su­mi­dor, faz-se pre­pon­de­ran­te. Co­mo é im­pres­cin­dí­vel ter um pla­no de ne­gó­ci­os atu­a­li­za­do, que se­ja vi­vo. Por que o "pin­ga­do" tem 10 se­gun­dos de mi­cro-on­das, pa­ra to­dos os cli­en­tes?! Na Ca­fe­te­ria que fre­quen­tei por dois di­as, em Be­lo Ho­ri­zon­te, vi o pro­pri­e­tá­rio se ga­bar, ale­gan­do que por me­di­da de ra­ci­o­na­men­to de ener­gia elé­tri­ca, re­co­men­da a seus em­pre­ga­dos es­se pe­rí­o­do de tem­po, des­con­si­de­ran­do ex­ce­ções.

Na ati­vi­da­de de re­pre­sen­tan­te co­mer­cial, vi­a­jo bas­tan­te pe­lo Bra­sil. No mês pas­sa­do, hos­pe­dei-me em fren­te a ro­do­vi­á­ria de Cu­ri­ti­ba, em lo­cal que não ofe­re­ce ca­fé da ma­nhã. A me­nos de cin­co me­tros da re­cep­ção, exis­te uma de­li­cio­sa ca­fe­te­ria, creio que se­ja do mes­mo do­no do ho­tel. O tra­to edu­ca­do, a acon­che­gân­cia sim­ples e a cus­to­mi­za­ção me con­quis­ta­ram. Quan­do não con­si­go re­ser­var va­ga nas pro­xi­mi­da­des, hos­pe­do-me a 400 me­tros da­li, em um es­ta­be­le­ci­men­to que ofe­re­ce far­to e va­ri­a­do "que­bra je­jum", que não me atrai. En­tão, re­a­li­zo re­sig­na­da­men­te a ca­mi­nha­da até o “Lord do Ca­fé”. Lá me sin­to uma very im­por­tant per­so­na­lity... às ve­zes até um ído­lo te­en. O pin­ga­do pe­lan­do na bo­ca, co­mo gos­to!

Quen­te, mor­no, frio são sen­sa­ções re­la­ti­vas. Pre­ci­sa­mos pri­o­ri­zar o que nos acres­cen­ta, e al­go fei­to pa­ra nós, co­mo gos­ta­mos, nos faz bem. A vi­são em­pre­en­de­do­ra e de li­de­ran­ça faz com que o va­lor de mer­ca­do de uma em­pre­sa, se­ja su­pe­ri­or, a seu va­lor con­tá­bil!

(Ro­nal­do Ma­ri­nho, es­cri­tor e  ges­tor)

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