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OPINIÃO

Fronteiras vulneráveis e o contrabando de cigarros

Re­cen­te­men­te a Re­cei­ta Fe­de­ral de Foz do Igua­çu apre­sen­tou ba­lan­ço das apre­en­sões de mer­ca­do­ri­as e ve­í­cu­los re­a­li­za­das du­ran­te o ano de 2017, que so­ma­ram US$ 80,1 mi­lhões, o que re­pre­sen­ta, apro­xi­ma­da­men­te, R$ 260 mi­lhões. Es­se va­lor é 19% mai­or que o re­gis­tra­do no ano an­te­ri­or, quan­do as apre­en­sões fo­ram de US$ 67,4 mi­lhões.

Com re­la­ção à com­po­si­ção das apre­en­sões, o ci­gar­ro li­de­ra o ranking da ile­ga­li­da­de, cor­res­pon­den­do a 38% das mer­ca­do­ri­as apre­en­di­das no ano pas­sa­do. No to­tal fo­ram apre­en­di­dos 20 mi­lhões de ma­ços de ci­gar­ro, o que cor­res­pon­de a, apro­xi­ma­da­men­te, R$ 100 mi­lhões. Na se­quên­cia es­tão ele­trô­ni­cos e in­for­má­ti­cas com 22% e 7%, res­pec­ti­va­men­te.

Além das mer­ca­do­ri­as e ve­í­cu­los fo­ram apre­en­di­dos pe­las equi­pes ope­ra­ci­o­nais da Re­cei­ta Fe­de­ral que atuam na re­gi­ão de Foz do Igua­çu dro­gas, ar­mas e mu­ni­ções que en­tra­ri­am de for­ma ile­gal no pa­ís.

Não ob­stan­te os re­sul­ta­dos elo­gi­á­veis das apre­en­sões re­a­li­za­das pe­las Re­cei­ta Fe­de­ral, Po­lí­cia Fe­de­ral e Po­lí­cia Ro­do­vi­á­ria Fe­de­ral em Foz e de­mais re­gi­ões, cons­ta­ta-se que pre­ci­sa­mos for­ta­le­cer o con­tro­le das fron­tei­ras pa­ra o efi­caz com­ba­te à en­tra­da de pro­du­tos ile­gais no ter­ri­tó­rio bra­si­lei­ro.

Re­la­tó­rio do Tri­bu­nal de Con­tas da Uni­ão (TCU) de 2015 mos­trou um ce­ná­rio de­so­la­dor pa­ra as po­lí­ti­cas pú­bli­cas vol­ta­das pa­ra as fron­tei­ras bra­si­lei­ras e es­sa re­a­li­da­de se pro­pa­ga até os di­as de ho­je.

En­tre os pro­ble­mas apon­ta­dos des­ta­cam-se o bai­xo grau de in­ves­ti­men­tos e a ca­rên­cia de re­cur­sos hu­ma­nos, ma­te­ri­ais e fi­nan­cei­ros dos ór­gã­os res­pon­sá­veis pe­la pre­ven­ção, con­tro­le, fis­ca­li­za­ção e re­pres­são aos cri­mes de fron­tei­ra. Des­ta for­ma, es­sas re­gi­ões en­con­tram-se ab­so­lu­ta­men­te vul­ne­rá­veis ao cri­me, se­ja ele o con­tra­ban­do de pro­du­tos co­mo ci­gar­ros, o trá­fi­co de dro­gas e ar­mas, en­tre ou­tros.

Pro­va de que mui­to ain­da tem que ser fei­to em prol do con­tro­le de fron­tei­ras é o co­mér­cio de ci­gar­ros con­tra­ban­de­a­dos no Bra­sil que atin­giu o ní­vel re­cor­de em 2017, re­pre­sen­tan­do 48% do vo­lu­me to­tal das ven­das do pro­du­to. Em 2016, o con­tra­ban­do re­pre­sen­ta­va 45% das ven­das to­tais de ci­gar­ros e em 2015, 30%, se­gun­do da­dos do Fó­rum Na­ci­o­nal Con­tra a Pi­ra­ta­ria e a Ile­ga­li­da­de (FNCP).

Pa­ra en­fren­tar o de­sa­fio de exer­cer o con­tro­le de mais de 16 mil qui­lô­me­tros de fron­tei­ras e os 1,7 mi­lhão de qui­lô­me­tros de ro­do­vi­as que per­mi­tem o aces­so a pra­ti­ca­men­te to­do ter­ri­tó­rio na­ci­o­nal e aos paí­ses vi­zi­nhos é fun­da­men­tal aper­fei­ço­ar a es­tru­tu­ra vol­ta­da pa­ra o con­tro­le de fron­tei­ras.

O go­ver­no bra­si­lei­ro pre­ci­sa dar mais apoio téc­ni­co e ope­ra­ci­o­nal à exe­cu­ção do Pla­no Na­ci­o­nal de Fron­tei­ras, com es­pe­ci­al aten­ção à fis­ca­li­za­ção da fron­tei­ra en­tre Bra­sil e Pa­ra­gu­ai.  En­tre as ações pos­sí­veis e com re­sul­ta­do efe­ti­vo es­tão a ins­ta­la­ção de Cen­tros In­te­gra­dos de Con­tro­le e In­te­li­gên­cia nas Fron­tei­ras e em pon­tos es­tra­té­gi­cos nas ro­tas ro­do­vi­á­rias, com a par­ti­ci­pa­ção das for­ças po­li­ci­ais, além do uso de raio-X nas fron­tei­ras fis­cais e dro­nes pa­ra fis­ca­li­zar as fron­tei­ras e es­tra­das. De ou­tro la­do, o já cor­ri­quei­ro con­tin­gen­ci­a­men­to de re­cur­sos or­ça­men­tá­rios não po­de con­ti­nu­ar, es­sa prá­ti­ca co­í­be a ação do Es­ta­do e es­ti­mu­la a ocu­pa­ção de es­pa­ços pe­las or­ga­ni­za­ções cri­mi­no­sas.

É cer­to que não po­de­mos dei­xar o mer­ca­do ile­gal do­mi­nar o co­mér­cio bra­si­lei­ro for­ta­le­cen­do a cri­mi­na­li­da­de e au­men­tan­do a vi­o­lên­cia que afe­ta to­da a so­ci­e­da­de.

(Ed­son Vis­mo­na é Pre­si­den­te do Fó­rum Na­ci­o­nal Con­tra a Pi­ra­ta­ria e a Ile­ga­li­da­de (FNCP) e do Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro de Éti­ca Con­cor­ren­ci­al (ET­CO))

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