O conceito de horta urbana tem se difundido em larga escala por todo mundo e sua implantação já faz parte do cotidiano das grandes cidades. Londres, Paris e Nova Iorque são exemplos de megalópoles que multiplicam a ideia da coletividade, atuando na preservação do meio ambiente e promoção da qualidade alimentar, além de mostrar que os espaços públicos sem funcionalidade podem se transformar em ambientes altamente produtivos.
Há muitos outros benefícios advindos com a introdução das hortas comunitárias em áreas urbanas e Goiânia, seguindo a tendência global, experimenta o sucesso de um projeto que foi idealizado, em 1982, por Dona Íris de Araújo. Sua proposta era justamente fomentar o colaborativismo por meio do Projeto Horta para Todos, meta que foi alcançada por meio de intensos trabalhos como primeira-dama da Capital.
Mas diferente das diretrizes que moldaram a maioria das hortas urbanas espalhadas pelo globo, com finalidades assistenciais ou comerciais, aqui em Goiânia, tentamos difundir uma nova abordagem na implementação desses espaços coletivos. O Horta para Todos traz a perspectiva de integração social, como facilitador das boas relações dentro da comunidade, ao se promover a convivência pautada na cooperação. Nosso foco é reunir vizinhos, independente da faixa etária ou nível social, em atividades comuns de manuseio da terra e esta convivência tornar-se harmoniosa, quase imprescindível. Como se fosse um alento, um momento do dia extremamente aguardado.
É por essa razão que queremos implantar o projeto em diferentes pontos da cidade. Para que as comunidades possam ter essa experiência de integração tanto com a natureza quanto com quem mora ao lado. Nesse sentido, nós da Prefeitura de Goiânia já conseguimos colocar 15 hortas em plena atividade, contemplando todas as regiões do município. Elas estão localizadas nos bairros Jardim Guanabara, Santa Genoveva, Residencial Orlando de Morais, Campinas, Vila Mutirão, Morada do Sol, Real Conquista, Itaipu, Buena Vista, Jardim do Cerrado, Santa Rita, Jardim Novo Mundo, Grande Retiro, Aruanã e Park Lozandes, que é a horta escola do Paço Municipal.
O resultado desse trabalho foi a colheita de aproximadamente cinco toneladas de hortaliças e formação de 30 alunos no curso de horta urbana. Atualmente, estamos cultivando lavouras de milho e a intenção, após a colheita, é fazer uma grande confraternização com uma deliciosa pamonhada. Um evento tradicional da família goiana, que promove a integração e o compartilhamento. Se essa ideia despertou seu interesse, é só procurar um de nossos espaços que esteja mais próximo de sua residência, pois essa horta também é sua. Essa horta é para todos!
(Rodrigo Miranda Ribeiro, diretor de Abastecimento e Agricultura Familiar da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia – Sedetec)