“Agir com sabedoria assegura o sucesso”.
Eclesiastes 10.10b.
Olá, pessoal! Que bom que novamente vamos nos encontrar neste decorrer do ano para bons momentos de leitura, trocas de conhecimentos e renovação de atitudes.
Resiliência, criatividade, coragem e determinação, foram temas que escrevi em 2017. Mas, faz-se necessário validarmos todas as informações anteriores e no decorrer do ano, vamos trabalhar neste aspecto.
A Bíblia Sagrada é um manancial maravilhoso de conhecimentos que nos auxilia no dia a dia em nossas decisões. É um best-seller, um multi livros.
Muitas pessoas buscam a fórmula ideal para o seu sucesso profissional. Aviso aos navegantes: Não Existe Fórmula Ideal. O Sucesso profissional é uma meta a ser alcançada, pronto! Parte dos resultados para alcançá-los são consequências das nossas convicções e dos valores que cada um de nós traz dentro de si. No meu caso, como exemplo, tenho a disciplina rígida que recebi da minha mãe e também das dificuldades que passamos na vida.
No segundo parágrafo, listei algumas das qualidades que auxiliam na busca do sucesso profissional. Sabemos que o horizonte é bem maior.
É obvio que as escrituras sagradas, não é o único lugar onde vamos encontrar princípios úteis para a nossa vida, mas quando tratamos de trabalho e carreira, é o livro que com certeza reúne a maior quantidade de conselhos úteis e de qualidade.
Nossa vida é regida por leis (civis, penais, trabalhistas, físicas, etc.) e sempre que violamos estas leis, temos que arcar com as consequências.
Diz o ditado que quem paga mal, paga duas vezes; e o que muitos não compreendem é que existe outra lei: a espiritual – muitas vezes chamada de princípios.
Não vamos confundir com questões religiosas, e vamos evitar ir por outro caminho. Estas leis são “imateriais”; elas não pertencem ao conjunto de leis humanas e nem de leis físicas. É outra modalidade de lei e está dividida em religiosas (não é o foco) e não religiosas. Por exemplo, quando digo: “Quem planta colhe”; “Quem faz o bem recebe o bem”, ou “a inveja mata”, estamos falando de leis espirituais.
Leis humanas podem vir a ser violadas sem que haja até consequências. Já as leis naturais – que contém as leis físicas e espirituais – agem de modo diferente: você não tem como fugir delas.
Toda causa tem o seu efeito. É simplesmente: obedecê-las; não obedecê-las: aguente as consequências.
Não precisamos ser físicos para conhecer as leis da gravidade ou até podemos discordar delas, mas, uma coisa é certa: experimente pular de um prédio. Observem que aqui, neste caso, não temos nenhuma questão moral envolvida.
Se compreendermos as leis bíblicas do sucesso, vamos perceber que algumas são tão importantes que até tornam-se obrigatórias se queremos ter sucesso empresarial ou na carreira. Elas conseguem cuidar do micro até o macro, das instituições e das pessoas.
A Bíblia nos ensina: sabedoria, semeadura do bem, educação no trabalho, equilíbrio pessoal.
Dinheiro e carreira promissora nos ajudam muito, mas, sejamos francos: sem uma consciência tranquila e paz espiritual; pergunto: você está satisfeito? É o que realmente quer?
Do latim Successus é: mover-se, deslocar-se. Sendo assim, é impossível obter sucesso apenas lendo a bíblia confortavelmente em sua casa. É preciso agir, executar, sair do lugar comum e vencer desafios diários É uma evolução pessoal, amigo! Adquirir um estado de paz, tranquilidade e gratificação no que faz. O mover é exclusivamente você..
Vinícius de Morais cantava: “Tristeza não tem fim, felicidade sim”. A felicidade não é perene, ela é circunstancial; ela passa.
Sucesso profissional e felicidade são parceiros. Quem não fica feliz quando atinge seus objetivos profissionais?
Quem deseja alcançar o sucesso profissional deve evitar ser levados por conceitos equivocados e lutar constantemente para não cair na tentação dos nossos pecados. É saber dizer não para as relações doentias.
Os princípios bíblicos nos permite conhecer a natureza de cada um destes pecados e suas consequências. Eles nos permitem separamos o joio do trigo para alcançarmos o sucesso.
Voltamos à luta... Abraços a todos!
Referências Bibliográficas: As 25 Leis Bíblicas do Sucesso. William Douglas e Rubens Teixeira. Sextante - Editora.
Palavras-Chave: pecado, sucesso e resiliência.
(Cezar Tadeu S. Veiga, administrador de empresas, especialista andragógico em Gestão de Pessoas, pós-graduado em Docência Universitária. E-mail: cezartadeuta[email protected]. Erro! A referência de hiperlink não é válida.)