Para que o Brasil possa virar essa página negra de sua história é indispensável a reforma geral do Estado brasileiro. Precisamos de um Estado eficiente que tenha capacidade de deixar a população com serviços adequados a um país pelo menos 2º mundo, com educação, saúde e serviços públicos com a mesma ou até mais qualidade que os privados. Precisamos de um país onde os impostos sejam justos e valham a pena, não como é atualmente onde pagamos caro por serviços quase inexistentes. Sendo arrecadado desaparece na ineficiência do governo.
A população não acredita mais nos políticos ineficientes e a economia está em frangalhos, estagnada, temos o pior cenário que se pode ver e com pouca fé de que vai melhorar. Ainda que o brasileiro seja reconhecido pelo seu otimismo, fica cada dia mais difícil acreditar em um futuro diferente dos dias atuais. Com os atuais políticos ineficientes.
A recessão criada pelos políticos incompetentes nas últimas décadas é a maior do século. Para o setor privado poder se desenvolver, investir, gerar empregos e proporcionar uma consequente geração de riquezas, é preciso uma mudança estrutural no Estado Brasileiro em geral, considerando de extrema urgência as reformas política, econômica, trabalhista sem clientelismo e seus sindicalistas.
As reformas devem ser associadas a medidas de longo prazo com objetivo de crescimento da eficiência produtiva. O país precisa sem demora destas grandes reformas sem dar chance para que o antigo domine e permaneça no poder.
Precisamos de mudanças, urgentes, na forma de conduzir a política e a economia nacional, o velho modelo já provou o quanto é incompetente e pensa apenas em dinheiro em benefício próprio, nunca em melhorias para a população.
O governo modificado sem ovelha, sem sindicatos, sem parasitas, se estiver alinhado e aprovado por toda população pode atuar em prol das melhorias que todos precisamos e que não são tão difíceis assim de serem feitas, mas que exigem competência e muito boa vontade, qualidades que não tem sido apresentadas por quem devia ser nosso representante no Estado. Nosso pais e um continente e rico por natureza.
O fato é que precisamos evoluir para que o país evolua também, passamos tempos reclamando, mas temos que assumir nossa parcela de culpa, uma vez que os covardes não se elegeram sozinhos e nosso exercício de cobrança para o que é nosso, também é falho. As reclamações são várias e em muitos lugares, quase nunca onde realmente fazem diferença.
Para o país melhorar, todos têm que se empenhar. Vamos evoluir, o Brasil vai evoluir, mas para chegarmos a um lugar seguro, precisamos começar a caminhar agora.
(J.A.Puppio é empresário e autor do livro “Impossível é o que não se tentou”)