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OPINIÃO

Polo de Defesa de Anápolis é estratégico para o Brasil

As­ser­ti­va ao aler­ta da As­so­cia­ção dos Di­plo­ma­dos da Es­co­la Su­pe­ri­or de Guer­ra e à ori­en­ta­ção do Mi­nis­té­rio da De­fe­sa, o pro­je­to vi­si­o­ná­rio do Po­lo da Ba­se In­dus­tri­al de De­fe­sa de Aná­po­lis é o de­sa­fio dos de­sa­fi­os de uma no­va di­men­são de de­sen­vol­vi­men­to em Go­i­ás, es­tra­té­gi­co pa­ra o equi­lí­brio or­ça­men­tá­rio das For­ças Ar­ma­das e pa­ra trans­fe­rên­cia de tec­no­lo­gi­as pa­ra a re­gi­ão cen­tral do Pa­ís. For­te­men­te dis­cu­ti­do e na­ci­o­nal­men­te re­fe­ren­ci­a­do, o Po­lo foi ins­pi­ra­do e mo­bi­li­za­do pe­lo pre­si­den­te da As­so­cia­ção Co­mer­cial e In­dus­tri­al de Aná­po­lis, em­pre­sá­rio Anas­tá­cios Após­to­los Da­gios, com fo­co no Pro­je­to Aná­po­lis Glo­bal e na imen­sa po­ten­ci­a­li­da­de do mu­ni­cí­pio pa­ra a atra­ção de in­ves­ti­men­tos na re­gi­ão que mais cres­ce no Bra­sil.

Ne­gó­cio de R$ 7,5 bi por ano e mi­lha­res de em­pre­gos, de al­to va­lor agre­ga­do, em um só lu­gar, com apro­xi­ma­da­men­te 200 in­dús­tri­as atra­í­das por re­fe­ren­ci­ais com­pe­ti­ti­vos, co­mo a lo­ca­li­za­ção es­tra­té­gi­ca, in­cen­ti­vos fis­cais (ICMs de 4,5%) e fi­nan­cia­men­tos do Fun­do Cons­ti­tu­ci­o­nal do Cen­tro-Oes­te (FCO) e do Fun­do de De­sen­vol­vi­men­to do Cen­tro-Oes­te (FDO). Com di­nhei­ro ba­ra­to, em mo­men­to cru­ci­al da eco­no­mia bra­si­lei­ra, quan­do os ati­vos es­tão em bai­xa, o me­lhor ne­gó­cio do Bra­sil se­ria in­ves­tir na BID, um pro­je­to que to­mou di­men­são tran­scen­den­te às pro­je­ções mais oti­mis­tas. Em res­pos­ta aos ob­je­ti­vos es­tra­té­gi­cos do Mi­nis­té­rio da De­fe­sa, o mu­ni­cí­pio (pra­ti­ca­men­te co­la­do no Dis­tri­to Fe­de­ral) tem mui­to mais que lo­ca­li­za­ção pri­vi­le­gi­a­da pa­ra se­di­ar a BID in­te­gra­da ao Cen­tro de Su­pri­men­tos das For­ças Ar­ma­das.

Ba­se da In­dús­tria de De­fe­sa é o con­jun­to das em­pre­sas es­ta­tais ou pri­va­das que par­ti­ci­pam de uma ou mais eta­pas de pes­qui­sa, de­sen­vol­vi­men­to, pro­du­ção, dis­tri­bui­ção e ma­nu­ten­ção de pro­du­tos es­tra­té­gi­cos de de­fe­sa, bens e ser­vi­ços que, por su­as pe­cu­li­a­ri­da­des, pos­sam con­tri­bu­ir pa­ra a con­se­cu­ção de ob­je­ti­vos re­la­ci­o­na­dos à se­gu­ran­ça ou à de­fe­sa do Pa­ís. A BID não vi­sa atra­ir ape­nas in­dús­tri­as de ar­ma­men­tos, mas, tam­bém, for­ne­ce­do­res de di­ver­sos pro­du­tos e ser­vi­ços que são con­su­mi­dos com o or­ça­men­to do Mi­nis­té­rio da De­fe­sa co­mo, por exem­plo, uni­for­mes, bo­tas, ali­men­tos e mui­to mais. Do al­fi­ne­te ao fo­gue­te.

Pa­ra 2018, o go­ver­no fe­de­ral pla­ne­ja re­pas­sar R$ 100,7 bi­lhões ao Mi­nis­té­rio da De­fe­sa, mas a mai­or par­te do or­ça­men­to se­rá de­di­ca­da ao pa­ga­men­to de pes­so­al e en­car­gos so­ci­ais. So­men­te no ano pas­sa­do, es­se ti­po de gas­to con­su­miu R$ 70,7 bi­lhões. Ou se­ja, re­pre­sen­tou 76,6% do or­ça­men­to. Já os re­cur­sos vol­ta­dos a in­ves­ti­men­tos fo­ram na or­dem de R$ 8,1 bi­lhões – cor­res­pon­den­tes a 8,7% do to­tal. Ape­sar do ce­ná­rio de de­man­das re­pri­mi­das e li­mi­ta­ção or­ça­men­tá­ria, o mi­nis­tro Ra­ul Jung­mann ga­ran­te não fal­ta­rão es­for­ços pa­ra a cri­a­ção de me­ca­nis­mos e opor­tu­ni­da­des pa­ra apri­mo­rar a "in­te­li­gên­cia co­mer­cial" da in­dús­tria bra­si­lei­ra de de­fe­sa, tor­nan­do-a mais com­pe­ti­ti­va. Co­mo con­se­quên­cia das res­tri­ções or­ça­men­tá­rias, o mi­nis­tro da De­fe­sa pon­tua que ha­ve­rá ne­ces­si­da­de de as For­ças Ar­ma­das pri­o­ri­za­rem ati­vi­da­des e ca­pa­ci­da­des pa­ra avan­çar: "Não exis­te De­fe­sa sem Ba­se In­dus­tri­al de De­fe­sa".

Com ra­ci­o­cí­nio con­ver­gen­te às di­re­tri­zes do Mi­nis­té­rio da De­fe­sa, o co­man­dan­te da For­ça Aé­rea Bra­si­lei­ra, te­nen­te-bri­ga­dei­ro do ar Ni­val­do Lu­iz Ros­sa­to, pon­ti­fi­ca que “che­gou a ho­ra de pri­o­ri­zar a uti­li­za­ção dos re­cur­sos nas ati­vi­da­des es­sen­ci­ais em um ce­ná­rio de or­ça­men­to ame­a­ça­dor”. Pi­lo­to da FAB, com 3.500 ho­ras de voo na car­rei­ra, vi­ven­ciou as es­tra­té­gias da avi­a­ção de ca­ça. No co­man­do da Ae­ro­náu­ti­ca, pro­ta­go­ni­zou a es­co­lha dos ca­ças Gri­pen NG e a trans­for­ma­ção da Ba­se Aé­rea de Aná­po­lis em Ala 2 - Cen­tro Es­tra­té­gi­co da De­fe­sa Na­ci­o­nal. Ago­ra em mis­são bu­ro­crá­ti­ca, mas tam­bém es­tra­té­gi­ca (pla­ne­jar/exe­cu­tar com­pras com or­ça­men­to re­du­zi­do), tem con­sci­ên­cia de que é pre­ci­so en­cur­tar ca­mi­nhos pa­ra im­plan­tar a efi­ci­ên­cia lo­gís­ti­ca atra­vés de um no­vo con­cei­to de Ba­se In­dus­tri­al de De­fe­sa. Leia-se Aná­po­lis.

O ga­ú­cho tem per­fil prag­má­ti­co e não abri­ria mão das as­ser­ti­vas de Aná­po­lis pa­ra a im­plan­ta­ção da BID. Até on­de pu­der in­flu­en­ciar. “Se vo­cê é avi­a­dor, se­ja avi­a­dor; se vo­cê é co­man­dan­te, se­ja co­man­dan­te”. A con­sci­ên­cia si­tu­a­cio­nal e a ex­pe­ri­ên­cia ge­ren­ci­al do co­man­dan­te da For­ça Aé­rea Bra­si­lei­ra, te­nen­te-bri­ga­dei­ro do ar Ni­val­do Lu­iz Ros­sa­to, ali­nha­das com o pen­sa­men­to e a in­ten­ção do co­man­dan­te do Exér­ci­to Bra­si­lei­ro, ge­ne­ral Eduar­do Di­as da Cos­ta Vi­las Bô­as, e do co­man­dan­te da Ma­ri­nha do Bra­sil, al­mi­ran­te de es­qua­dra Eduar­do Ba­ce­lar Fer­rei­ra, tra­du­zem o con­cei­to dos re­fe­ren­ci­ais, di­fe­ren­ci­ais e po­ten­ci­ais do pro­je­to do Po­lo Es­tra­té­gi­co da Ba­se In­dus­tri­al de De­fe­sa de Aná­po­lis.

O pre­si­den­te da Acia su­bli­nha que o ca­mi­nho a per­cor­rer é lon­go e de al­ta com­ple­xi­da­de, mas Aná­po­lis es­tá no ru­mo cer­to a bor­do da em­ble­má­ti­ca uni­ão das li­de­ran­ças e das au­to­ri­da­des pe­la con­so­li­da­ção do Po­lo de De­fe­sa. A in­te­li­gên­cia co­mer­cial das For­ças Ar­ma­das, pre­co­ni­za­da pe­lo mi­nis­tro da De­fe­sa

e pe­los co­man­dan­tes da Ae­ro­náu­ti­ca, do Exér­ci­to e da Ma­ri­nha, tem en­con­tro mar­ca­do, em Aná­po­lis, com a lo­ca­li­za­ção es­tra­té­gi­ca, a lo­gís­ti­ca com­pe­ti­ti­va e um no­vo con­cei­to de in­te­ro­pe­ra­bi­li­da­de da BID. Em co­ne­xão com o de­sen­vol­vi­men­to de pes­qui­sas e a trans­fe­rên­cia de tec­no­lo­gi­as pa­ra a pro­du­ção, dis­tri­bui­ção e ma­nu­ten­ção de pro­du­tos e ser­vi­ços e iden­ti­fi­ca­da com a po­lí­ti­ca es­tra­té­gi­ca de for­ta­le­ci­men­to da in­dús­tria na­ci­o­nal de de­fe­sa, Aná­po­lis apre­sen­ta ao Bra­sil o pro­je­to do Po­lo Es­tra­té­gi­co da Ba­se In­dus­tri­al de De­fe­sa.

(Ma­no­el Van­de­ric, jor­na­lis­ta pro­fis­si­o­nal, edi­tor do por­tal “Aná­po­lis Glo­bal”, pu­bli­ci­tá­rio ba­cha­rel m Di­rei­to, em­pre­sá­rio do se­tor de co­mu­ni­ca­ção – Di­re­tor da As­so­cia­ção Co­mer­cial e In­dus­tri­al de Aná­po­lis)

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