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OPINIÃO

Queda para o absurdo

No ca­so da que­da do Air­bus ale­mão, pro­vo­ca­da pe­lo pró­prio pi­lo­to, há coi­sas a se­rem con­si­de­ra­das. Ele dis­se­ra à sua na­mo­ra­da – com que ha­via ter­mi­na­do – que se­ria lem­bra­do pe­lo mun­do.Ain­da fa­ria um gran­de ges­to, que “mu­da­ria o sis­te­ma”: a que sis­te­ma es­ta­ria alu­din­do?

Ao sis­te­ma ca­pi­ta­lis­ta, ou aos pro­to­co­los e pro­ce­di­men­tos da avi­a­ção in­ter­na­ci­o­nal? Na tra­gé­dia de que foi agen­te ati­vo e ví­ti­ma, ve­mos que ele não ape­nas quis se des­tru­ir. Po­de­ria tê-lo fei­to dan­do um ti­ro na ca­be­ça, ou usan­do ou­tro meio de au­to-ex­ter­mí­nio. Mas não, ele quis tam­bém des­tru­ir, le­van­do ou­tros a ter a mor­te hor­rí­vel que ele te­ve.

Quis fa­zer, e fez um “ges­to gran­di­o­so”, que se­rá lem­bra­do pa­ra sem­pre. Fez o ges­to ter­rí­vel man­ten­do a res­pi­ra­ção tran­qui­la, até o úl­ti­mo ins­tan­te. Não es­ta­va pos­su­í­do por fú­ria, nem se acha­va em es­ta­do psi­có­ti­co. On­de o hu­ma­no dei­xa de ser hu­ma­no, e pas­sa a agir co­mo um mons­tro?

Quan­do o ego quer afir­mar-se, em cri­se de in­fla­ção (ou em tre­va de de­pres­são) po­de ser ca­paz de tu­do. Po­de afir­mar-se na com­po­si­ção de um po­e­ma, uma mú­si­ca su­bli­me, uma obra de ar­te per­fei­ta. As­sim co­mo po­de es­pe­ta­cu­la­ri­zar-se, in­flar-se em atos abo­mi­ná­veis e he­di­on­dos. A de­pen­der da qua­li­da­de de ser, do ta­len­to, ca­rá­ter e for­ma­ção mo­ral e éti­ca de quem é por ele ha­bi­ta­do.

Os de­ba­tes e in­for­ma­ções so­bre a tra­gé­dia do Air­bus ale­mão le­va­ram psi­có­lo­gos e pi­lo­tos a co­lo­ca­rem o ca­so de um fil­me ar­gen­ti­no, no qual um pi­lo­to ati­ra o avi­ão so­bre sua pró­pria ca­sa. Um ato car­re­ga­do de sim­bo­lis­mo, que po­de le­var à in­da­ga­ção: o que o pi­lo­to su­i­ci­da es­ta­ria a que­rer des­tru­ir? Al­gu­ma me­mó­ria amar­ga, com a qual não pu­des­se mais con­vi­ver?

Tal­vez ele te­nha que­ri­do en­ter­rar, com seu ges­to ex­tre­mo, uma lem­bran­ça ter­rí­vel. O pro­gra­ma Glo­bo News Pai­nel le­vou psi­có­lo­gos e um pi­lo­to a dis­cu­tir so­bre o que le­va co­me­ter tal ato in­sa­no um ser hu­ma­no, um pro­fis­si­o­nal ha­bi­li­ta­do, li­ga­do a uma cul­tu­ra ra­ci­o­nal, e ten­do si­do trei­na­do pe­la es­co­la ale­mã  de pi­lo­tos, a me­lhor do mun­do?

Sa­be-se ser es­ta uma pro­fis­são pa­ra a qual só en­tram as pes­so­as ar­den­te­men­te vo­ca­cio­na­das. São du­ros os tes­tes a que têm de ser se­gui­da­men­te sub­me­ti­dos, mes­mo de­pois de apro­va­dos e no exer­cí­cio da pro­fis­são. Po­rém há uma coi­sa a se con­si­de­rar: um mé­di­co po­de sa­ber, pe­lo exa­me de san­gue, que do­en­ça uma pes­soa tem, ou po­de­rá ter.

O que se po­de­ria sa­ber de uma cri­a­tu­ra hu­ma­na, a par­tir de seu pas­sa­do, de sua tris­te­za e de­cep­ções, dos abis­mos de sua al­ma, das va­las em que pos­sa ter ca­í­do o seu es­pí­ri­to, dos la­bi­rin­tos em que es­te­ja ema­ra­nha­da a sua psi­que?

É me­nos pre­ju­di­cial ter um des­co­la­men­to da re­ti­na (co­mo a que te­ve o pi­lo­to ale­mão) do que ter um des­co­la­men­to da re­a­li­da­de.No ca­so de­le is­so foi trá­gi­co e fa­tal.

(Bra­si­gó­is Fe­lí­cio, es­cri­tor e jor­na­lis­ta. Ocu­pa a ca­dei­ra 25 da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras)

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