A primeira parte de O livro dos Espíritos deu origem à Gênese, que foi o último livro da Codificação e chegou no momento em que o caminho estava preparado para iniciar o conhecimento do princípio das coisas.
Nas primeiras setenta e cinco questões de O livro dos Espíritos temos a informação de que ao homem ainda não é dado conhecer o princípio das coisas, mas também o relato de que os véus se levantarão à medida em que faculdades apropriadas à esta percepção forem sendo desenvolvidas, porque o homem não poderá ultrapassar os limites impostos por Deus.
As sutilezas da Terceira Revelação – o Espiritismo - conclamam o homem a desenvolver as suas potencialidades. Trata-se de um projeto que visa a construção de um novo homem: o homem que confia em si mesmo, mas também confia em Deus.
A última obra da Codificação está no seu sesquicentenário. Cento e cinquenta anos completados em janeiro de 2018.
A Gênese, quinto livro do Pentateuco Kardequiano, fala dos milagres e das predições segundo o Espiritismo. Levanta questões sobre a criação da humanidade, tanto a corpórea como a espiritual.
É obra científica, composta de três partes: A Gênese ou formação dos mundos e da criação dos seres animados e inanimados. Os Milagres e as predições de Jesus que, explicados à luz da Doutrina Espírita, evidenciam o caráter do conhecimento universal ainda não assenhoreado pela inteligência humana. O desconhecimento aponta para o sobrenatural, o ignorado e por isso considerado milagre – o que ainda não se consegue claramente explicar.
A origem da vida e dos mundos e as previsões das ocorrências futuras, pressentimentos e coisas afins são desenvolvidas em 18 capítulos, onde os fenômenos são apresentados como aspecto experimental a ser ainda desvendado pelo conhecimento que, a seu tempo, será adquirido.
Trata-se da proposta de um novo conhecimento, um mundo que surge, onde Kardec pode ser considerado como um novo Colombo.
Na composição de A Gênese, de Allan Kardec, novos conhecimentos trazem a real dimensão da Vida além da Vida.
Em rápidas referências temos no capítulo I a afirmativa de que os homens progridem, incontestavelmente, por si mesmos e pelos esforços da sua inteligência. Entregues às próprias forças, só muito lentamente progridem, mas entrando em cena a espiritualidade, serão auxiliados, como o estudante o é pelos professores. Prova cabal de que muito mais do que imaginamos, influenciam os Espíritos em nossos pensamentos e atos. Assim, em todos os povos, surgiram homens de gênio, em diversas épocas, para dar-lhes impulso e tirá-los da inércia.
No item 12 do mesmo capítulo, revela o Espiritismo, dando-nos a conhecer o mundo invisível que nos cerca e no meio do qual vivíamos, sem o suspeitarmos. Mostra as leis que o regem, suas relações com o mundo visível, a natureza e o estado dos seres que o habitam e, por conseguinte, o destino do homem depois da morte - verdadeira revelação, na acepção científica da palavra .
Na organização de A Gênese, Kardec, o bom senso reencarnado, conduziu-se sem paixão, com espírito de perquirição.
Isto nos mostra quão necessário é estudar; observar, comparar, assimilar esses preciosos conhecimentos, pois é evidente que a Doutrina Espírita é o meio mais eficaz de esclarecer o homem, levando-o a refletir, raciocinar para perceber o que lhe concerne fazer pelo seu próprio desenvolvimento.
No item 9 do capítulo 2, A Gênese estabelece que Deus é a suprema e soberana inteligência; que limitada é a inteligência do homem, pois que não pode fazer nem compreender tudo o que existe.
A sabedoria de Kardec, ao comentar os milagres e as predições de Jesus, alerta para as alegorias presentes nas narrativas dos textos do evangelho. Descortina campo novo à análise e ao entendimento das letras sagradas. Leva-nos a ver o espírito que vivifica, além da letra que mata.
(Elzi Nascimento - psicóloga clínica e escritora / Elzita Melo Quinta - pedagoga – especialista em Educação e escritora. São responsáveis pelo Blog Espírita: luzesdoconsolador.com. Elas escrevem no DM às sextas-feiras e aos domingos. E-mail: iopta@iopta.com.br (062) 3251 8867)