Em um mundo em plena transformação nota-se uma sociedade que está sempre a evoluir seja em conceitos políticos, religiosos e humanísticos, que traduzem a sensibilidade de observarmos o que está a nossa volta e toda a sua possibilidade.
No decorrer de nosso tempo o relógio da vida se situa nos minutos da emoção, em cada fração sente-se a certeza de que poderíamos ter feito algo novo, sereno, inovador para que a nossa marca individual fique presente pelos séculos sem fim que transbordam em esperança com os princípios de novas realidades que se avizinham no decorrer de nossa existência.
O serviço prioritário que devemos ter em mente é a possibilidade de partilha seja na forma intelectual e emocional onde podemos instruir o projeto novo de globalização que atenda as nossas necessidades proeminentes de uma vida digna e justa .
Em todos os tempos presenciamos as mudanças seja no campo das idéias, da política e do agir para novas perspectivas que induzem nossa maneira de afirmar um preceito novo, a grande revolução está em compreender os aspectos reformuladores que possam solidificar em ensinamentos maduros, fortes e consistentes que abdiquem a raiva, a arrogância e a prepotência tão presentes em nossa sociedade pós - contemporânea.
Na antiguidade a Mesopotâmia concebeu o código de Hamurabi o primeiro conjunto jurídico de normas que possibilitava as pessoas devolverem as outras o castigo que lhe fora atribuído, criando uma sociedade do olho por olho dente por dente não prevalecendo à misericórdia e sim a vingança, a maldade a qualquer preço sendo assim um ambiente de perversidade.
Entretanto com Jesus trouxe um novo pensamento onde a vingança deu lugar a lei do amor, amar ao próximo como a si mesmo este é o verdadeiro sentido da mansidão, em outro trecho da bíblia Jesus diz se alguém lhe fizer o mal ofereça a outra face, demonstrando que apesar da crueldade devemos perdoar os nossos inimigos e desejar- lhes o bem, a bondade.
A grandeza deve prevalecer em nosso cotidiano, nisto o conceito de ideologia é o conjunto de pensamentos que são transmitidos por um determinado grupo seja econômico, social e religioso, entendendo que apesar de não concordamos com certos pensamentos devemos respeitar a visão de mundo e não ficarmos lutando uns com os outros que isto não leva a nada somente a desarmonia social que separa a coletividade.
Por fim a concepção de ideologia se limitará a discussão de ideias e não de conceitos equivocados onde uma pessoa não queira impor seu pensamento, o principio democrático deve ser respeitado sendo um analista do mundo em todas suas mais variadas formas de expressar e refletir sobre o momento em que vivemos.
Em suma a capacidade de múltiplos fatores é a porta aberta para a tolerância e o respeito sendo com isso alicerces de uma estrutura sólida onde a Maior Ideologia é pensar que o respeito é o mandamento da harmonia, postulando a seriedade é a essência da cortesia.
(Ruy da Penha Lobo, licenciado em letras Espanhol - UCG hoje PUC Goiás, residente em Bonfinópolis – Goiás Twitter: @penhalobo: Facebook: Ruy da Penha Lôbo - )