O furor produtivo da China e o crescimento exacerbado da Economia Americana, além de outros países desconhecedores de crises econômicas assemelhadas à que hoje passa o triste Brasil Tupiniquim, assolada gravemente e induzida por maus políticos, nos acenam esperançosamente com o enxergamento da Luz no Fim do Túnel. O Brasil do futuro que nunca chegou, um dos maiores produtores de “Comoditties Minerais” do Mundo, salutar herança do glorioso Governo Militar pode em muito ser o alicerce da recuperação econômica do país; isto se o povo brasileiro criar vergonha na cara e não reeleger políticos como sempre carniceiros, os maus dirigentes que destruíram a esperança de toda uma nação!
Temos que aprender a ter juízo, destemor, patriotismo, brio e vergonha afim de eleger só homens e mulheres com a verdadeira intenção de servir a nação, como aconteceu por último na Grande Contra Revolução de 64,estancadora das mazelas sanguinolentas que o precipício do Comunismo nos rondava, e quase nos levando à uma fatídica Revolução Comunista comandada pelo incompetente João Goulart, fantoche do Eixo do Mal, constituída por China, Cuba e União Soviética!
Coube ao Nosso grande Timoneiro Patriota General Garrastazu Medici, baluarte do único Milagre Econômico Brasileiro de todos os tempo ocorrido no alvorecer dos anos 70, a ineditamente nos levar consagradoramente à 8º Potência do Mundo, façanha heroica alicerçada fundamentalmente, sobretudo, em uma até então desconhecida e pujante potencialidade Mineral, onde desde Getúlio Vargas, esta estava dormitando em berço esplêndido; porém, em breve, através de mãos competentes se revelam contudo, como de uma heroica epopéia titânica, uma das mais promissoras do Mundo. Coube ao nosso grande Timoneiro, General Medici, buscar nos Axiomas Científicos e Patrióticos a vencedora estratégia do planejamento global do tripé / Pesquisa Produção e Comercialização com vistas a fornecer ao Mundo Global, através de competentes, pragmáticas e objetivas exportações multiplicadoras do nosso PIB e Crescimento Econômico, projetou o que vitoriosamente nos à 8º Potencia do Mundo, como também, praticamente multiplicou em dez a produção nacional de Petróleo onde assim transformando a nossa Petrobrás à 4º Empresa do Mundo, que posteriormente em mãos espúrias foi destruída pela corrupção implementada pelo fatídico Comunismo!
Durante o Governo Militar a Petrobrás ressuscitou das trevas politicas do passado onde só imperava o caos econômico deixado lá atrás pelo governo comunista de João Goulart, ressuscitando então todo nosso tupiniquim e natural destemor Minerário. Foi assim, através de gloriosas Pesquisas Minerais e Mapeamentos Geológicos, onde foi descoberto e revelado uma pujante Potencialidade Mineral, que desde Getúlio Vargas já se revelava promissora em termos indicativos de jazidas adormecidas. Assim, a ressurreição do país foi conduzidas por hábeis mãos de competentes Maestros Patrióticos, fundamentalmente sob a batuta do grande Timoneiro Medici.
Nunca se viu até então em termos globais uma leviatânica e alvissareira sede de pesquisas cientificas pragmáticas, agasalhadas por mega zoneamentos Geo Econômicos colocados e aplicados, sobretudos perseguindo os axiomas estratégicos, formatados e conduzidos pela recém despertada Ciência Brasileira. Assim surgiu grandes iniciativas, tais como o Projeto Radam Brasil (onde à 40 anos tenho a honra de servir), a CPRM ( Serviço Geológico Nacional), Vale do Rio Doce, Embrapa, Docegeo, PGBC Projeto Brasil - Alemanha e inúmeras outras empresas e instituições coadjuvantes, tais como a Metago em Goiás, tristemente e fatalmente liquidada em 1999 pelo atual Governo Goiano. Um tiro mortífero de escopeta no coração de todos os Goianos! Nossas autoridades precisam entender que a mineração é a mola propulsora de qualquer reativação econômica e atualmente carrega em seu bojo uma série de leis ambiental que assegura uma total e competente recuperação e regeneração de toda a biota e ecossistema!
A mineração moderna e mais pragmática sinaliza sobretudo em seu promover à pesquisa e produção de Minerais estratégicos de alto valor agregado, base do alicerce da mais alta tecnologia de vanguarda e de ponta, com penetração nos grandes e épicos produtores de alta tecnologia. Portanto, o Grafeno, Nióbio, Titânio, Terras Raras, Alumínio, Silicatos e os minerais industriais em geral, dentre outros, revestem – se de fundamental importância para o despertar da mineração no país.
(João José de Sousa Jr. Geólogo da Amazônia , Bolsista do CAPES em Doutorado de Geologia de Campo da Universidade de Freiburg na Alemanha (Serra do Espinhaço - MG); Comendador do Araguaia, Pesquisador na UnB em 1973 das Ciências Quânticas e Filosofia Espiritualista. Articulista e Cronista Voluntário do Diário da Manhã; Prêmio de Meio Ambiente Altamiro Moura Pacheco; Ex Professor da UFMG e ex Diretor Técnico da Femago e Metago; Ex – Assessor da Prefeitura de Goiânia e do Governo do Estado de Goiás; Convidado a ser Entrevistado pelo Programa do Jô Soares – Atual Consultor de Empresas; E - mail: jjsjconsultoria@hotmail.com. zap: 9 92088520)