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OPINIÃO

Da Participação da Ciência na Fenomenologia Psíquica

Te­mos apren­di­do, ul­ti­ma­men­te, que o sa­ber é uni­tá­rio, ocor­ren­do as es­pe­cia­li­za­ções por co­mo­di­da­de di­dá­ti­ca, de vez que tu­do pro­vém de uma fon­te úni­ca – o Ab­so­lu­to –, es­tan­do to­da a ga­ma do co­nhe­ci­men­to in­ter-re­la­ci­o­na­da, na con­for­mi­da­de das des­co­ber­tas mais re­cen­tes, na Fi­lo­so­fia e na Ci­ên­cia.

2 – Ale­xan­dre Aksakof (1832 – 1903), ci­en­tis­ta de re­no­me, em seu fes­te­ja­do li­vro “Ani­mis­mo e Es­pi­ri­tis­mo” , cri­ti­ca a ci­ên­cia de sua épo­ca, ao mes­mo tem­po em que de­fen­de os pos­tu­la­dos es­pí­ri­tas das in­ves­ti­das, em con­trá­rio, do fi­ló­so­fo ale­mão, Dr. Eduard Hartmann.

Eis al­guns frag­men­tos de sua am­pla obra, em prol dos prin­cí­pios do “Con­so­la­dor”, que es­cla­re­cem e eno­bre­cem os con­cei­tos até aqui ex­pen­di­dos, no que tan­ge aos fe­nô­me­nos psí­qui­cos, pré-re­qui­si­tos da imor­ta­li­da­de da al­ma, que, à sua vez, é pres­su­pos­to da exis­tên­cia de Deus – Te­se que de­fen­de­mos, diz o au­tor:

“...Se a Ci­ên­cia não ti­ves­se des­pre­za­do os fa­tos do mag­ne­tis­mo ani­mal, des­de o co­me­ço, dos seus es­tu­dos so­bre a per­so­na­li­da­de te­ri­am da­do um pas­so imen­so e te­ri­am en­tra­do no do­mí­nio do sa­ber co­mum; o vul­go se te­ria en­tão com­por­ta­do de mo­do di­fe­ren­te a res­pei­to do Es­pi­ri­tis­mo, e Ci­ên­cia não te­ria tar­da­do em ver, nes­ses fe­nô­me­nos su­pe­ri­o­res, um no­vo de­sen­vol­vi­men­to da de­sa­gre­ga­ção psi­co­ló­gi­ca e es­sa hi­pó­te­se com cer­tos de­sen­vol­vi­men­tos te­ria po­di­do tam­bém apli­car-se até a to­dos os ou­tros gê­ne­ros de fe­nô­me­nos me­di­ú­ni­cos; as­sim nos fe­nô­me­nos su­pe­ri­o­res de or­dem fí­si­ca (mo­vi­men­tos de ob­je­tos sem con­tac­to, etc.), ela te­ria vis­to um fe­nô­me­nos de de­sa­gre­ga­ção de efei­to fí­si­co, e, nos fa­tos de ma­te­ri­a­li­za­ção, um fe­nô­me­no de de­sa­gre­ga­ção de efei­to plás­ti­co.

Um mé­di­um, con­for­me es­sa ter­mi­no­lo­gia, se­ria um in­di­ví­duo no qual o es­ta­do de de­sa­gre­ga­ção psi­co­ló­gi­ca so­bre­vém fa­cil­men­te, no qual, pa­ra em­pre­gar a ex­pres­são do Sr. Ja­net, “o po­der de sín­te­se psí­qui­ca fi­ca en­fra­que­ci­do e dei­xa es­ca­par-se, pa­ra fo­ra da per­cep­ção pes­so­al, um nú­me­ro mais ou me­nos con­si­de­rá­vel de fe­nô­me­nos psi­co­ló­gi­cos” [...].

Co­mo o Hip­no­tis­mo é em nos­sos di­as um ins­tru­men­to por meio do qual cer­tos fe­nô­me­nos de au­to­ma­tis­mo psi­co­ló­gi­co (de dis­so­ci­a­ção dos fe­nô­me­nos da con­sci­ên­cia, ou de de­sa­gre­ga­ção men­tal) po­dem ser ob­ti­dos à von­ta­de e sub­me­ti­dos à ex­pe­ri­men­ta­ção, com o mes­mo fun­da­men­to, não ex­ita­mos em afir­mar que o Hip­no­tis­mo tor­nar-se-á em bre­ve um ins­tru­men­to por meio do qual qua­se to­dos os fe­nô­me­nos do Ani­mis­mo po­de­rão ser sub­me­ti­dos a uma ex­pe­ri­men­ta­ção po­si­ti­va, obe­de­cen­do à von­ta­de do ho­mem; a su­ges­tão se­rá o ins­tru­men­to por meio do qual a de­sa­gre­ga­ção psí­qui­ca tran­spo­rá os li­mi­tes do cor­po e pro­du­zi­rá efei­tos fí­si­cos à von­ta­de [...].

Se­rá tam­bém o pri­mei­ro pas­so pa­ra a pro­du­ção à von­ta­de de um efei­to plás­ti­co, e o fe­nô­me­nos co­nhe­ci­do em nos­sos di­as sob o no­me de “ma­te­ri­a­li­za­ção” re­ce­be­rá o seu ba­tis­mo ci­en­tí­fi­co.Tu­do is­so im­por­ta ne­ces­sa­ria­men­te na mo­di­fi­ca­ção das dou­tri­nas psi­co­ló­gi­cas e as con­du­zi­ra ao pon­to de vis­ta mo­nís­ti­co, se­gun­do o qual ca­da ele­men­to psí­qui­co é por­ta­dor não só de uma for­ma de con­sci­ên­cia, co­mo ain­da de uma for­ça or­ga­ni­za­do­ra [...].

Dis­se­can­do a per­so­na­li­da­de, a ex­pe­ri­men­ta­ção psi­co­ló­gi­ca che­ga­rá a en­con­trar a in­di­vi­dua­li­da­de, que é o nú­cleo tran­scen­den­te das for­ças in­dis­so­ci­á­veis, em ro­da do qual vêm gru­par-se os ele­men­tos múl­ti­plos e dis­so­ci­á­veis que cons­ti­tu­em a per­so­na­li­da­de.  É en­tão que o Es­pi­ri­tis­mo fa­rá va­ler os seus di­rei­tos. So­men­te ele pô­de pro­var a exis­tên­cia e a per­sis­tên­cia me­ta­fí­si­ca do in­di­ví­duo. E che­ga­rá o tem­po em que, no ápi­ce da pos­san­te pi­râ­mi­de que a Ci­ên­cia há-de ele­var com os inu­me­rá­veis ma­te­ri­ais re­u­ni­dos no do­mí­nio dos fa­tos não me­nos po­si­ti­vos quão tão tran­scen­den­tes, ver-se-ão bri­lhar, ace­sos pe­la mãos da pró­pria Ci­ên­cia, os fo­gos sa­gra­dos da Imor­ta­li­da­de...”

3 – Em se­gui­da, Aksakof, fi­ló­so­fo e ci­en­tis­ta, a um tem­po, le­va-nos à ila­ção de que, na hi­pó­te­se, em se­quên­cia, é de apli­car-se o ra­ci­o­cí­nio a pri­o­ri, ra­ci­o­nal, ori­gi­ná­rio e na­tu­ral, re­la­ci­o­na­do à nos­sa ori­gem, ou es­sên­cia di­vi­na, ou a Mô­na­da dos fí­si­cos quân­ti­cos.

Nes­se ní­vel de en­ten­di­men­to, acres­cen­ta:

“...Por con­se­guin­te, a fé mo­ral é aqui, co­mo em qual­quer ou­tro es­tu­do hu­ma­no, a ba­se in­dis­pen­sá­vel do pro­gres­so pa­ra a Ver­da­de.

Não pu­de fa­zer ou­tra coi­sa mais do que afir­mar pu­bli­ca­men­te o que vi, ou­vi ou sen­ti; e quan­do cen­te­nas, mi­lha­res de pes­so­as afir­mam a mes­ma coi­sa, quan­to ao gê­ne­ro do fe­nô­me­no, ape­sar da va­ri­e­da­de in­fi­ni­ta das par­ti­cu­la­ri­da­des, a fé no ti­po do fe­nô­me­nos se im­põe.

As­sim, não vi­rei afir­mar com in­sis­tên­cia que ca­da fa­to que re­la­tei se pro­du­ziu exa­ta­men­te, tal qual ele es­tá des­cri­to – pois que não há ca­so que não pos­sa pres­tar-se à ob­je­ção –, po­rém in­sis­to no gê­ne­ro do fa­to, eis o es­sen­cial. Sei que ele exis­te, e is­so me é bas­tan­te pa­ra ad­mi­tir as su­as va­ri­e­da­des. Ve­de os fa­tos de te­le­pa­tia pro­va­dos e co­le­ci­o­na­dos com tan­to cui­da­do e ze­lo pe­los tra­ba­lha­do­res in­fa­ti­gá­veis da So­ci­e­da­de de Pes­qui­sas Psí­qui­cas de Lon­dres. Eles con­ven­ce­ram a mas­sa? Ab­so­lu­ta­men­te não –, e ain­da me­nos à Ci­ên­cia. Ser-lhe-á pre­ci­so tem­po, co­mo o foi pa­ra o Hip­no­tis­mo; e, pa­ra os fa­tos de que tra­tei nes­te li­vro, se­rá pre­ci­so mais tem­po ain­da.

Até en­tão ape­nas se plan­ta­rão ao lon­go do ca­mi­nho es­ta­cas, que um fu­tu­ro, tal­vez não mui­to re­mo­to, sub­sti­tu­i­rá por co­lu­nas de gra­ni­to.

Ain­da uma pa­la­vra: no de­clí­nio da mi­nha exis­tên­cia, per­gun­to às ve­zes a mim mes­mo se pro­ce­di bem em con­sa­grar tan­to tem­po, tra­ba­lho e re­cur­sos ao es­tu­do e pro­pa­ga­ção de to­dos es­ses fe­nô­me­nos. Não to­mei ca­mi­nho er­ra­do? Não per­se­gui uma ilu­são? Não sa­cri­fi­quei uma exis­tên­cia in­tei­ra sem que na­da jus­ti­fi­cas­se os in­cô­mo­dos que me im­pus?

Mas sem­pre jul­go ou­vir a mes­ma res­pos­ta: pa­ra o em­pre­go de uma exis­tên­cia ter­res­tre, não po­de ha­ver ob­je­ti­vo mais ele­va­do do que pro­cu­rar pro­var a na­tu­re­za tran­scen­den­te do ser hu­ma­no, cha­ma­do a um des­ti­no mui­to mais su­bli­me do que a exis­tên­cia fe­no­me­nal!...”

4 – En­cer­ran­do sua pré­di­ca e, ao mes­mo tem­po, co­ra­jo­sa ini­ci­a­ti­va e au­to­ri­tá­ria ad­mo­es­ta­ção à ci­ên­cia de en­tão, diz, em su­as pa­la­vras in­tro­du­tó­ri­as do con­tex­to da obra:

“...Não pos­so, pois, la­men­tar ter con­sa­gra­do to­da a mi­nha vi­da à aqui­si­ção des­se ob­je­ti­vo, se bem que por ca­mi­nhos im­po­pu­la­res e ilu­só­rios, se­gun­do a ci­ên­cia or­to­do­xa, mas que eu sei que são mais in­fa­lí­veis do que es­sa ci­ên­cia. E, se con­se­gui, de mi­nha par­te, tra­zer ain­da que uma só pe­dra à ere­ção do tem­plo do Es­pí­ri­to – que a Hu­ma­ni­da­de, fi­el à voz in­te­ri­or, edi­fi­ca atra­vés  dos sé­cu­los com tan­to la­bor –, se­rá pa­ra mim a úni­ca e mais al­ta re­com­pen­sa a que pos­so as­pi­rar.

  1. Pe­ters­bur­go, 3-15 de Fe­ve­rei­ro de 1890.


Ale­xan­dre Aksakof.”

(Wei­mar Mu­niz de Oli­vei­ra. wei­[email protected])

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