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OPINIÃO

Em Goiânia, as águas não vão para o mar

A his­tó­ria se rep­te. Che­ga o pe­rí­o­do chu­vo­so e a ci­da­de de Go­i­â­nia fi­cou cas­ti­ga­da, mais uma vez. Ru­as e ave­ni­das ala­ga­das, áre­as de ris­co com ca­sas sen­do de­so­cu­pa­das e, o mais gra­ve, a mor­te de ci­da­dã­os co­muns. Uma ro­ti­na que po­de ser mi­ni­mi­za­da. Ação, fo­co e pla­ne­ja­men­to são as ar­mas que po­dem ser usa­das pa­ra is­so. Não adi­an­ta re­cla­mar ago­ra e es­que­cer o as­sun­to de­pois das chu­vas. No ca­mi­nho in­ver­so, ti­ve­mos a cri­se hí­dri­ca, com fal­ta de água em mi­lha­res de tor­nei­ras em Go­i­â­nia. A chu­va che­gou e o as­sun­to es­tá ador­me­ci­do, com no­va ame­a­ça pa­ra o meio do ano. Por is­so, é ne­ces­sá­rio pen­sar quan­do o pro­ble­ma ain­da não exis­te.

Go­i­â­nia ca­re­ce de pla­ne­ja­men­to. O Pla­no Di­re­tor, que se­rá re­vi­sa­do nes­te ano, é um do­cu­men­to im­por­tan­te pa­ra nor­te­ar es­se pla­ne­ja­men­to. Ocor­re que do­cu­men­tos ela­bo­ra­dos pa­ra me­lho­rar a or­ga­ni­za­ção da ci­da­de, não são co­lo­ca­dos em prá­ti­ca. No ca­so do tran­spor­te, por exem­plo, ele vem sen­do su­ces­si­va­men­te ig­no­ra­do. Com o pas­sar dos anos, até mes­mo es­pa­ço fí­si­co pa­ra a cri­a­ção de no­vos cor­re­do­res de tran­spor­te dei­xam de exis­tir. No ca­so da dre­na­gem, sim­ples­men­te ain­da não exis­te. E, sem es­se pla­no, com re­cur­sos e cro­no­gra­ma de­fi­ni­mos, va­mos sem­pre es­tar en­xu­gan­do ge­lo. Ou cho­ran­do so­bre as águas que inun­dam a ci­da­de.

Pra com­ple­tar, a si­tu­a­ção fi­nan­cei­ra di­fí­cil vi­vi­da pe­la ad­mi­nis­tra­ção mu­ni­ci­pal vem com­pro­me­ten­do a qua­li­da­de dos ser­vi­ços ofe­re­ci­dos à po­pu­la­ção. Uma sim­ples ação de lim­pe­za ge­ral de bo­ca-de-lo­bo já iria con­tri­bu­ir pa­ra di­mi­nu­ir o pro­ble­ma. As­sim co­mo um tra­ba­lho mais efe­ti­vo de edu­ca­ção am­bien­tal. Não é ad­mis­sí­vel que um gru­po de jo­ven vá co­me­mo­rar o in­gres­so no en­si­no su­pe­ri­or dei­xan­do um par­que tra­di­cio­nal co­mo o Va­ca Bra­va cheio de li­xo. Is­so é re­fle­xo da au­sên­cia do po­der pú­bli­co nes­te tra­ba­lho edu­ca­ti­vo, que de­ve ser ini­ci­a­do nos pri­mei­ros anos de es­co­la pa­ra co­lher fru­tos nes­te mo­men­to.

Mas o prin­ci­al mes­mo é um am­plo pro­je­to pa­ra re­sol­ver o pro­ble­ma de es­co­a­men­to de águas em Go­i­â­nia. A fal­ta des­se pro­je­to pa­ra a ci­da­de tem cau­sa­do tran­stor­nos, co­mo a re­cen­te in­ter­di­ção da Mar­gi­nal Bo­ta­fo­go. Tem con­tri­bu­í­do de­ci­si­va­men­te com o as­so­re­a­men­to do Par­que Cas­ca­vel, pro­je­ta­do pa­ra ser um car­tão pos­tal da Re­gi­ão Su­do­es­te, mas que tem so­fri­do nos úl­ti­mos anos.

De­fi­ni­ti­va­men­te, Go­i­â­nia não es­tá fa­da­da a cum­prir à ris­ca o di­ta­do de que “as águas vão pro mar”. Te­mos uma gran­de re­de de mannci­ais. Go­i­â­nia foi es­co­hi­da pa­ra ser a no­va ca­pi­tal tam­bém por is­so. Mas a che­ga­da das águas po­de e de­ve ser pla­ne­ja­da. Se o as­sun­to não for pen­sa­do ago­ra, va­mos con­ti­nu­ar con­tan­do pre­ju­í­zos e cho­ran­do por vi­das per­di­das a ca­da no­va on­da de chu­vas. Ho­ra de pa­rar, pla­ne­jar e agir.

(Gus­ta­vo Cru­vi­nel, ve­re­a­dor por Go­i­â­nia)

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