A Folia de Reis é uma festa da religiosidade popular com grande representatividade no contexto cultural e folclórico no Brasil. O enredo da festa faz referência à viagem de Baltazar, Belchior e Gaspar, os três Reis Magos, para recepcionar a chegada do menino Jesus; de tradição católica, e mais comum na zona rural.
No Estado de Goiás essa festa, muito difundida, é o segmento folclórico com o maior número de Companhias. Em quase todos os municípios goianos se comemoram a Folia de Reis.
Sempre no último domingo do mês janeiro acontece, há 17 anos, em Goiânia, o Encontro de Folia de Reis, na Praça Santo Afonso da Matriz de Campinas. Esse encontro é promovido pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, apoio da Comissão Goiana de Folclore e do Santuário Basílica de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Este 17º Encontro de Folia de Reis ocorreu no dia de São Tomás de Aquino, 28 de janeiro. A Missa dos Foliões teve início às 7 horas da manhã, na Matriz de Campinas e foi escrita pelo folião-mor Jadir Pessoa, Vice-presidente da Comissão Goiana de Folclore, com o tema: Folia de Reis e o folclore: saber e fé nas mãos do povo.
Após o tradicional café da manhã para os participantes e também para o público, tivemos a abertura oficial feita por Kleber Adorno, secretário da SECULT GYN. Em seguida iniciaram-se as saudações ao Arco com apresentação das 30 Companhias de Folias, da capital e do interior, sem pausa para o tradicional almoço.
Agradecemos o apoio dos membros da Diretoria da CGF, Bariani Ortencio, Jadir Pessoa e Adalto Bento Leal, também os representantes das Comissões Municipais de Anicuns, comandadas por Dionília Castro, Albani Barbosa e Adão Salvador de Itaguari.
Como foi dito no título acima... Em Goiás os festejos das Folias de Reis continuam... O convite da Presidente da Comissão Novavenezina, Patrícia Loures, para nossa participação no 10º Encontro de Folia de Reis, Violeiros e Catireiros de Nova Veneza e Região, realizado no dia de Santa Escolástica, 10 de fevereiro, foi aceito. Chegamos à Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, onde foi realizada a Santa Missa em estilo Sertanejo. Após o café da manhã servido aos foliões e participantes, iniciou-o percurso Caminhada das Bandeiras e suas Companhias seguindo até a Quadra de Esporte Ítalo Peixoto-Vila Mutirão, preparada para a realização das apresentações dos festejos das folias, fazendo parte da decoração um belíssimo presépio.
Informes folclóricos
O 10º Encontro de Folia de Reis, Violeiros e Catireiros de Nova Veneza e Região, contou com a presença ex-prefeito Luiz Stival, atual Presidente da Agehab, idealizador do evento folclórico que já faz parte da do calendário festivo do Município . A prefeita Patrícia Fernandes, juntamente com os secretários Eduardo Stival e Adeni Vieira, da Secretaria de Comunicação e Cultura, realizaram a festança com apresentação de 20 grupos de folias, 08 grupos de catireiros, 02 grupos de violeiros e uma Congada, todos receberam certificados de participação.
Como nos pousos de folia, na Quadra Poliesportiva, sob tendas, foi montada uma imensa mesa, onde serviu o tradicional almoço de folia pra todo mundo!
As festas religiosas entram para o folclore, não apenas por serem tradicionais e coletivas, mas pela participação religiosa e profana do povo, com suas promessas e ex-votos, danças e cantos rituais.
Ressaltamos e parabenizamos as participações das folcloristas Albani Barbosa, presidente da Comissão de Itaguarina, Nilva Gabriel, Vice-presidente da Comissão Inhumense e Patrícia Loures, Presidente da Comissão Novavenezina de Folclore, que gentilmente presenteou aos grupos representantes de todos os municípios, sementes crioulas para serem plantadas multiplicando e fortalecendo o folclore goiano.
Recebemos uma homenagem da Folia de Nova Veneza sob a batuta do embaixador Tiaozinho Abreu, com seus versos e canções de improviso, e respondido pelos demais, um momento único de emoção e gratidão.
Obrigada Sonea Stival pela recepção na sua amada Nova Veneza.
Registros
folclóricos/janeiro - 2018
Criamos a Comissão Anicuense de Folclore e Empossamos a Nova Diretoria da Comissão Municipal de Folclore de Palmeiras de Goiás.
Para quem gosta do carnaval, feliz carnaval! Para quem não gosta, feliz feriado!
Saudações folclóricas!
(Izabel Signoreli, presidente da Comissão Goiana de Folclore, vice-secretária da Comissão Nacional de Folclore)