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OPINIÃO

Empreendedorismo sustentável: consumo do futuro em negócios ambientais?

A pa­la­vra em­pre­en­de­dor (en­tre­pre­neur) tem ori­gem fran­ce­sa, sur­giu por vol­ta dos sé­cu­los XVII e XVI­II e trás em seu sig­ni­fi­ca­do o in­ter­me­di­á­rio que as­su­me ris­cos e co­me­ça em al­go no­vo pa­ra in­di­car as pes­so­as, com cer­to te­or de ou­sa­dia, que es­ti­mu­lam pro­gres­si­va­men­te o au­men­to pou­pa­do me­di­an­te as no­vas e va­ri­a­das ma­nei­ras de ori­en­tar os ne­gó­ci­os. O em­pre­en­de­do­ris­mo tem a ca­pa­ci­da­de de pro­je­tar no­vos ne­gó­ci­os, ide­a­li­zar trans­for­ma­ções ino­va­do­ras e ar­ris­ca­das em com­pa­nhi­as com o en­vol­vi­men­to de in­di­ví­duos e tec­no­lo­gia em equi­pes que le­vam a trans­for­ma­ção de idei­as em opor­tu­ni­da­des e prá­ti­cas des­tas opor­tu­ni­da­des, as­sim le­van­do a ideia de in­te­res­ses ao su­ces­so.

Em­pre­en­de­do­ris­mo tem si­do mui­to dis­tri­bu­í­do no Bra­sil, nos úl­ti­mos anos, in­ten­si­fi­can­do-se no fi­nal da dé­ca­da de 1990. O mo­vi­men­to em­pre­en­de­dor no Bra­sil é bas­tan­te re­le­van­te, prin­ci­pal­men­te por­que o pa­ís tem um ele­men­to de gran­de des­ta­que se com­pa­ra­do a ou­tros em­pre­en­de­do­res no mun­do: a cri­a­ti­vi­da­de.

A po­pu­la­ção bra­si­lei­ra é mui­to cri­a­ti­va, prin­ci­pal­men­te em ter­mos de de­sen­vol­vi­men­to de so­lu­ções inu­si­ta­das pa­ra su­pe­rar mo­men­tos crí­ti­cos, pro­va­vel­men­te de­vi­do ao his­tó­ri­co de cri­ses. In­clu­si­ve, tal­vez se­ja a cri­a­ti­vi­da­de o fa­tor que mais in­flu­en­cie pa­ra o Bra­sil, ho­je, ser o nú­me­ro um em em­pre­en­de­do­ris­mo no mun­do, as­sim, afir­ma em 2015 o au­tor José Dornelas.

Mon­te­ne­gro em 2015, afir­ma que em fun­ção da di­mi­nu­i­ção dos pos­tos for­mais de tra­ba­lho, o em­pre­en­de­do­ris­mo no Bra­sil cres­ceu em ter­mos de no­to­ri­e­da­de e tam­bém pas­sou a ser uma al­ter­na­ti­va pa­ra pes­so­as for­ma­das que por al­gu­ma ra­zão não con­se­guem atu­a­ção no mer­ca­do. O mo­vi­men­to do em­pre­en­de­do­ris­mo no Bra­sil co­me­çou a to­mar for­ma na dé­ca­da de 1990, quan­do en­ti­da­des co­mo Sebrae (Ser­vi­ço Bra­si­lei­ro de Apoio às Mi­cro e Pe­que­nas Em­pre­sas) e Sof­tex (So­ci­e­da­de Bra­si­lei­ra pa­ra Ex­por­ta­ção de Softwa­re) fo­ram cri­a­das. An­tes dis­so, pra­ti­ca­men­te não se fa­la­va em em­pre­en­de­do­ris­mo e em cri­a­ção de bai­xas agên­cias.

A im­por­tân­cia do em­pre­en­de­do­ris­mo vem sen­do apre­ci­a­do pe­las or­ga­ni­za­ções co­mo um im­por­tan­te pi­lar pa­ra o au­men­to eco­nô­mi­co na atu­a­li­da­de, con­for­me de acor­do com os au­to­res Bar­ros e Pe­rei­ra em 2008. Com es­sa ba­se, em­pre­en­de­do­res sus­ten­tá­veis des­tro­em mé­to­dos exis­ten­tes de pro­ces­sos de pro­du­ção e pro­du­tos e os sub­sti­tu­em por pro­du­tos su­pe­ri­o­res. Di­fe­rem em­pre­en­de­do­res con­ven­cio­nais, pois cri­am uma li­ga­ção en­tre o pro­gres­so am­bien­tal e o su­ces­so no mer­ca­do. Con­for­me Schal­teg­ger e Wag­ner re­la­tam em 2011, em­pre­en­de­do­ris­mo sus­ten­tá­vel em es­sên­cia a con­cre­ti­za­ção e uni­ver­si­da­des das re­gi­ões do Pa­ís, a de­sen­vol­ve­rem idei­as em­pre­en­de­do­ras com evi­dên­cia na ori­gem de ne­gó­ci­os, na fun­ção de eco­no­mia re­ver­sa e nos be­ne­fí­ci­os pa­ra a em­pre­sa ad­ja­cên­cia. Já Boszczowski e Tei­xei­ra ci­tam em 2012, o em­pre­en­de­do­ris­mo sus­ten­tá­vel sur­ge por es­tu­dos re­la­ci­o­na­dos por em­pre­en­de­do­ris­mo so­ci­al e am­bien­tal, en­tre­tan­to, en­vol­vem tam­bém os prin­cí­pios eco­nô­mi­co, so­ci­al e am­bien­tal is­so pa­ra Shep­herd& Pat­zelt, ci­tam is­so em 2011.

Por ser um con­cei­to re­cen­te, de acor­do com Boszczowski e Tei­xei­ra, es­te ti­po de em­pre­en­de­do­ris­mo ofe­re­ce di­ver­sas in­ter­pre­ta­ções so­bre sua sig­ni­fi­ca­ção. Exis­tem uma ti­po­lo­gia pro­vá­vel no em­pre­en­de­do­ris­mo sus­ten­tá­vel al­guns ti­pos e in­di­ca­do­res. Po­den­do ser des­cri­tos as­sim, Em­pre­en­de­do­ris­mo Sus­ten­tá­vel - Ne­gó­cio Am­bien­tal e So­ci­al tem-se tam­bém, Em­pre­en­de­do­ris­mo Sus­ten­tá­vel - Sus­ten­ta­bi­li­da­de co­mo am­bi­en­te e co­mo me­ta e o Em­pre­en­de­do­ris­mo Sus­ten­tá­vel com Res­pon­sa­bi­li­da­de So­ci­al Em­pre­sa­ri­al.

Acre­di­ta-se que a cri­a­ti­vi­da­de é uma for­ça in­fi­ni­ta de co­nhe­ci­men­to e so­ma­da à com­pe­tên­cia de em­pre­en­der, tor­na-se uma fer­ra­men­ta po­de­ro­sa pa­ra um acrés­ci­mo de um fu­tu­ro me­lhor pa­ra to­dos. O em­pre­en­de­do­ris­mo am­bien­tal ex­plo­ra opor­tu­ni­da­des em ne­gó­ci­os li­ga­dos ao meio am­bi­en­te, en­quan­to que o em­pre­en­de­do­ris­mo so­ci­al ex­plo­ra ne­gó­ci­os so­ci­ais. Es­sas du­as pos­si­bi­li­da­des com­põ­em o pri­mei­ro in­di­ca­dor con­si­de­ra­do na ti­po­lo­gia aqui pro­pos­ta: os ne­gó­ci­os po­dem ex­plo­rar o ni­cho am­bien­tal ou so­ci­al.

De acor­do com Ger­lach em 2000, a ino­va­ção sus­ten­tá­vel em par­ti­cu­lar, tor­na-se bem su­ce­di­da quan­do em­pre­en­de­do­res ob­têm van­ta­gens com­pe­ti­ti­vas co­mo, por exem­plo, atin­gir su­ces­so eco­nô­mi­co por meio da apli­ca­ção de prá­ti­cas am­bien­tais e so­ci­ais ino­va­do­ras. Con­tu­do, tal su­ces­so se­rá atin­gi­do so­men­te se as tec­no­lo­gi­as ou os pro­du­tos de­sen­vol­vi­dos pos­sam se pro­var co­mo al­ter­na­ti­va sus­ten­tá­vel vi­á­vel e con­quis­tar par­ti­ci­pa­ção de mer­ca­do dos pro­du­tos con­ven­cio­nais.

Se­gun­do os au­to­res Gins­berg e Bloom, eles ad­ver­tem que os con­su­mi­do­res pre­fe­ri­ri­am es­co­lher pro­du­tos eco­lo­gi­ca­men­te cor­re­tos em de­tri­men­to de pro­du­tos me­nos ami­gá­veis ao am­bi­en­te. Pa­ra es­ses au­to­res, quan­do os con­su­mi­do­res são for­ça­dos a es­co­lher en­tre os atri­bu­tos do pro­du­to ou aju­dar o am­bi­en­te, es­te úl­ti­mo ja­mais ga­nho. Re­fle­tin­do com re­la­ção a afir­ma­ções de au­to­res re­no­ma­dos, di­an­te dis­so, o pro­ces­so de de­sen­vol­vi­men­to de no­vos pro­du­tos e ser­vi­ços sus­ten­tá­veis que con­ci­li­em sus­ten­ta­bi­li­da­de e atri­bu­tos com­pe­ti­ti­vos con­ti­nua sen­do um de­sa­fio pa­ra os em­pre­en­de­do­res Há uma sé­rie de par­ti­cu­la­ri­da­des no pro­ces­so em­pre­en­de­dor sus­ten­tá­vel que pre­ci­sam ser ex­plo­ra­das em no­vos ne­gó­ci­os, in­de­pen­den­te da mo­ti­va­ção do em­pre­en­de­dor com a sus­ten­ta­bi­li­da­de ou com o ni­cho ex­plo­ra­do se­ja am­bien­tal ou so­ci­al e se sua ação é re­a­li­za­da com ou sem res­pon­sa­bi­li­da­de so­ci­al.

(Il­ton Bel­chi­or Cru­vi­nel, mes­tre, esp. em Marke­ting e Pla­ne­ja­men­to Es­tra­té­gi­co, ad­mi­nis­tra­dor, pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio)

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