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OPINIÃO

Espírito e matéria diante da filosofia e da ciência espíritas

Co­mo fi­cou re­pe­ti­da­men­te de­mons­tra­do nos Tí­tu­los an­te­rio­res, Es­pí­ri­to e Ma­té­ria têm a mes­ma ori­gem – o Há­li­to do Cri­a­dor, ou flui­do cós­mi­co.

2 – No que se re­fe­re ao cor­po fí­si­co – sín­te­se bi­o­ló­gi­ca das es­pé­ci­es –, Em­ma­nu­el, em “Ro­tei­ro” , es­cre­ve:

“Quan­tos mi­lê­ni­os gas­tou a Na­tu­re­za Di­vi­na pa­ra re­a­li­zar a for­ma­ção da má­qui­na fí­si­ca em que a men­te hu­ma­na se ex­pri­me na Ter­ra?

O cor­po é pa­ra o ho­mem san­tu­á­rio re­al de ma­ni­fes­ta­ção, obra-pri­ma do tra­ba­lho se­le­ti­vo de to­dos os rei­nos em que a vi­da pla­ne­tá­ria se sub­di­vi­de.

Quan­to tem­po des­pen­de­rá, des­se mo­do, a Sa­be­do­ria Ce­les­te na es­tru­tu­ra­ção do or­ga­nis­mo da al­ma?

Da sen­sa­ção à ir­ri­ta­bi­li­da­de, da ir­ri­ta­bi­li­da­de ao ins­tin­to, do ins­tin­to à in­te­li­gên­cia e da in­te­li­gên­cia ao dis­cer­ni­men­to, sé­cu­los e sé­cu­los cor­re­ram in­ces­san­tes.

A evo­lu­ção é fru­to do tem­po in­fi­ni­to.

A mor­te da for­ma so­má­ti­ca não mo­di­fi­ca, de ime­di­a­to, o Es­pí­ri­to que lhe usu­fru­iu a co­la­bo­ra­ção.

Ber­ço e tú­mu­lo são sim­ples mar­cos de uma con­di­ção pa­ra ou­tra.

As­sim é que, pa­ra as con­sci­ên­cias pri­má­rias, a de­sen­car­na­ção é co­mo se fo­ra a en­tra­da em cer­to pe­rí­o­do de hi­ber­na­ção. Aves sem asas, não se ele­vam à al­tu­ra. Aguar­dam o mo­men­to de no­vo re­gres­so ao ni­nho car­nal pa­ra a ob­ten­ção de re­cur­sos que as ha­bi­li­tem pa­ra os gran­des vô­os. Cri­sá­li­das es­pi­ri­tua­is, imo­bi­li­zam-se na fei­ção ex­te­ri­or com que se apre­sen­tam, mas no ín­ti­mo con­ser­vam as ima­gens de to­das as ex­pe­ri­ên­cias que ar­ma­ze­na­ram nos re­ces­sos do ser, re­vi­ven­do-as em for­ma de pe­sa­de­los e so­nhos, im­pri­min­do na men­te as ne­ces­si­da­des de edu­ca­ção ou re­pa­ra­ção, com que de­vem com­pa­re­cer no ce­ná­rio da car­ne, em mo­men­to opor­tu­no...”

3 – Con­se­quen­te­men­te, nos pre­ci­sos ter­mos de Em­ma­nu­el, que vêm de ser tran­scri­tos, a vi­da per­sis­te, nor­mal, con­tí­nua e per­ma­nen­te­men­te, atra­vés do cor­po fí­si­co e no cor­po pe­ris­pi­ri­tual, ou, nou­tras pa­la­vras, atra­vés de ber­ços e tú­mu­los re­no­va­dos, que se pro­ces­sam ao lon­go dos mi­lê­ni­os, sem so­lu­ção de con­ti­nui­da­de da vi­da.

En­cer­ran­do as su­as pon­de­ra­ções, dan­do ên­fa­se à evo­lu­ção es­pi­ri­tual, que se re­a­li­za nos mun­dos fí­si­cos e nas es­fe­ras do Es­pí­ri­to, su­ces­si­va­men­te, diz Em­ma­nu­el:

“...De áto­mo a áto­mo, or­ga­ni­zam-se os cor­pos as­tro­nô­mi­cos dos mun­dos e de pe­que­ni­na ex­pe­ri­ên­cia em pe­que­ni­na ex­pe­ri­ên­cia, in­fi­ni­ta­men­te re­pe­ti­das, alar­ga-se-nos o po­der da men­te e su­bli­mam-se-nos as ma­ni­fes­ta­ções da al­ma que, no es­co­ar das eras inu­me­rá­veis, cres­ce no co­nhe­ci­men­to e apri­mo­ra-se na vir­tu­de, es­tru­tu­ran­do, pa­ci­en­te­men­te, no seio do es­pa­ço e do tem­po, o ve­í­cu­lo glo­ri­o­so com que es­ca­la­re­mos, um dia, os im­pé­ri­os des­lum­bran­tes da Be­le­za Imor­tal.”

4 – Ber­trand Rus­sell  (1872 - 1970), fi­ló­so­fo e ma­te­má­ti­co bri­tâ­ni­co, em “Aná­li­se do Es­pí­ri­to” , no afã de ex­pli­ci­tar pa­ra o vul­go as mi­nu­dên­cias en­tre Es­pí­ri­to e Al­ma, for­ne­ce-nos tam­bém sua ines­ti­má­vel con­tri­bui­ção, sa­li­en­tan­do:

“Pou­cas coi­sas es­tão mais for­te­men­te ar­ra­i­ga­das na fi­lo­so­fia po­pu­lar do que a dis­tin­ção en­tre es­pí­ri­to (*) e ma­té­ria. Aque­les que não são me­ta­fí­si­cos pro­fis­si­o­nais in­cli­nam-se a con­fes­sar que ig­no­ram o que se­ja re­al­men­te o es­pí­ri­to, ou com é cons­ti­tu­í­da a ma­té­ria; mas con­ti­nuam con­ven­ci­dos de que há en­tre os dois um abis­mo in­tran­spo­ní­vel e que am­bos fa­zem par­te de tu­do o que re­al­men­te exis­te no mun­do. Os fi­ló­so­fos, por ou­tro la­do, têm afir­ma­do com fre­quên­cia que a ma­té­ria não pas­sa de me­ra fic­ção ima­gi­na­da pe­lo es­pí­ri­to, e al­gu­mas ve­zes que o es­pí­ri­to é uma sim­ples pro­pri­e­da­de de cer­ta es­pé­cie de ma­té­ria. Aque­les que afir­mam que o es­pí­ri­to é a re­a­li­da­de, e a ma­té­ria ape­nas um so­nho mau, cha­mam-se ‘ide­a­lis­tas’ – pa­la­vra que tem em fi­lo­so­fia sig­ni­fi­ca­do di­ver­so da­que­le que lhe em­pres­ta­mos vul­gar­men­te. Os que afir­mam que a ma­té­ria é a re­a­li­da­de e o es­pí­ri­to uma sim­ples pro­pri­e­da­de do pro­to­plas­ma, são de­no­mi­na­dos ‘ma­te­ri­a­lis­tas’. Enon­tra­mo-los ra­ra­men­te en­tre os fi­ló­so­fos, mas é co­mum en­con­trá-los en­tre os ci­en­tis­tas. Os ide­a­lis­tas, os ma­te­ri­a­lis­tas e os sim­ples mor­tais têm si­do sem­pre unâ­ni­mes num pon­to: afir­mam sa­ber su­fi­ci­en­te­men­te o que que­rem di­zer com as pa­la­vras ‘es­pí­ri­to’ e ‘ma­té­ria’ pa­ra po­de­rem con­du­zir in­te­li­gen­te­men­te os seus de­ba­tes. Pre­ci­sa­men­te nes­te pon­to, em que to­dos con­cor­dam, é que to­dos nos pa­re­cem ter es­ta­do igual­men­te em er­ro.

A sub­stân­cia de que é com­pos­to o mun­do da nos­sa ex­pe­ri­ên­cia, a meu ver, não é es­pí­ri­to nem ma­té­ria, mas al­go ain­da mais pri­mi­ti­vo.

A ma­té­ria e o es­pí­ri­to pa­re­cem ser com­pó­si­tos, e a sub­stân­cia que os com­põe si­tua-se, num cer­to sen­ti­do, en­tre os dois, e nou­tro sen­ti­do, aci­ma de am­bos, co­mo se se tra­tas­se de um an­te­pas­sa­dos co­mum...”

Per­ce­be-se, com me­ri­di­a­na cla­re­za, que o au­tor quis re­fe­rir-se ao flui­do cós­mi­co uni­ver­sal, ou Aus­to do Cri­a­dor, fon­te da qual pro­ma­nam to­das as coi­sas, con­for­me o en­si­no dos Es­pí­ri­tos, ora lem­bra­do por Em­ma­nu­el, que pre­ce­de as ma­ni­fes­ta­ções de Ber­trand Rus­sel.

5 – E, em acor­de com os fí­si­cos quân­ti­cos, e, so­bre­tu­do, com os pos­tu­la­dos bá­si­cos do Es­pi­ri­tis­mo – a po­si­ção mais avan­ça­da, nos tem­pos que cor­rem, quan­to às in­for­ma­ções e in­ter­câm­bio es­pi­ri­tua­is e em per­fei­ta con­so­nân­cia às leis fí­si­cas e ex­tra­fí­si­cas a que es­ta­mos su­jei­tos –, acres­cen­ta o au­tor de “Aná­li­se do Es­pí­ri­to”:

  • – Ro­da­pé de Ber­trand Rus­sel, que não al­te­ra, em sub­stân­cia, o ob­je­ti­vo de nos­sa Te­se.


“...Se al­gu­ma coi­sa exis­te que pos­sa ser de­sig­na­da, em con­cei­to vul­gar, pa­ra ca­rac­te­ri­zar o es­pí­ri­to, se­rá a “con­sci­ên­cia”.

6 – No que se re­la­ci­o­na ain­da ao bi­nô­mio – Es­pí­ri­to e Ma­té­ria –, que in­te­gra a trí­a­de uni­ver­sal – Deus, Es­pí­ri­to e Ma­té­ria –, ve­jam-se as ques­tões 78 a 81 e 83, de “O Li­vro dos Es­pí­ri­tos”, obra ba­si­lar do Es­pi­ri­tis­mo e so­be­ja­men­te ci­ta­da nes­ta Te­se, sem pre­ju­í­zo de tam­bém uma vis­ta d´olhos, por par­te do dig­no lei­tor, na ques­tão 115, da mes­ma obra, que re­gis­tra: “Deus cri­ou to­dos os Es­pí­ri­tos sim­ples e ig­no­ran­tes, is­to é, sem sa­ber na­da.”

Eis as alu­di­as ques­tões:

  1. Os Es­pí­ri­tos ti­ve­ram prin­cí­pio, ou exis­tem, co­mo Deus, de to­da a eter­ni­da­de?


“Se não ti­ves­sem ti­do prin­cí­pio, se­ri­am igua­is a Deus, quan­do, ao in­vés, são cri­a­ção sua e se acham sub­me­ti­dos à sua von­ta­de. Deus exis­te de to­da a eter­ni­da­de, é in­con­tes­tá­vel. Quan­to, po­rém, ao mo­do por que nos cri­ou e em que mo­men­to o fez, na­da sa­be­mos. Po­des di­zer que não ti­ve­mos prin­cí­pio, se qui­se­res com is­so sig­ni­fi­car que, sen­do eter­no, Deus há de ter sem­pre cri­a­do inin­ter­rup­ta­men­te. Mas, quan­do e co­mo ca­da um de nós foi fei­to, re­pi­to-te, ne­nhum o sa­be: aí é que es­tá o mis­té­rio.”

  1. Pois que há dois ele­men­tos ge­ra­is do Uni­ver­so: o ele­men­to in­te­li­gen­te e o ele­men­to ma­te­ri­al, po­der-se-á di­zer que os Es­pí­ri­tos são for­ma­dos do ele­men­to in­te­li­gen­te, co­mo os cor­pos iner­tes o são do ele­men­to ma­te­ri­al?


“Evi­den­te­men­te. Os Es­pí­ri­tos são a in­di­vi­dua­li­za­ção do prin­cí­pio in­te­li­gen­te, co­mo os cor­pos são a in­di­vi­dua­li­za­ção do prin­cí­pio ma­te­ri­al. A épo­ca e o mo­do por que es­sa for­ma­ção se ope­rou é que são des­co­nhe­ci­dos.”

  1. A cri­a­ção dos Es­pí­ri­tos é per­ma­nen­te, ou só se deu na ori­gem dos tem­pos?


“É per­ma­nen­te. Quer di­zer: Deus ja­mais dei­xou de cri­ar.”

  1. Os Es­pí­ri­tos se for­mam es­pon­ta­ne­a­men­te, ou pro­ce­dem uns dos ou­tros?


“Deus os cria, co­mo to­das as ou­tras cri­a­tu­ras, pe­la sua von­ta­de. Mas, re­pi­to ain­da uma vez, a ori­gem de­les é mis­té­rio.”

  1. Os Es­pí­ri­tos têm fim? Com­pre­en­de-se que se­ja eter­no o prin­cí­pio don­de eles ema­nam, mas o que per­gun­ta­mos é se su­as in­di­vi­dua­li­da­des têm um ter­mo e se, em da­do tem­po, mais ou me­nos lon­go, o ele­men­to de que são for­ma­dos não se dis­se­mi­na e vol­ta à mas­sa don­de saiu, co­mo su­ce­de com os cor­pos ma­te­ri­ais. É di­fí­cil de con­ce­ber-se que uma coi­sa que te­ve co­me­ço não pos­sa ter fim.


“Há mui­tas coi­sas que não com­pre­en­de­is, por­que ten­des li­mi­ta­da in­te­li­gên­cia. Is­so, po­rém, não é ra­zão pa­ra que as re­pi­lais. O fi­lho não com­pre­en­de tu­do que a seu pai é com­pre­en­sí­vel, nem o ig­no­ran­te tu­do que o sá­bio apre­en­de. Di­ze­mos que a exis­tên­cia dos Es­pí­ri­tos não tem fim. É tu­do o que po­de­mos, por ago­ra, di­zer”.

(Wei­mar Mu­niz de Oli­vei­ra – wei­[email protected])

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