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OPINIÃO

Jesus profetiza o advento do filho do homem

“Lo­go após as atri­bu­la­ções da­que­les di­as, o sol es­cu­re­ce­rá, a lua não da­rá a sua cla­ri­da­de, as es­tre­las cai­rão do céu e os po­de­res dos céus se­rão aba­la­dos. Ha­ve­rá en­tão si­nais no sol, na lua e nas es­tre­las; e na ter­ra, as na­ções es­ta­rão em an­gús­tia, per­ple­xas pe­lo bra­mi­do do mar e das on­das. Os ho­mens des­fa­le­ce­rão de me­do, na ex­pec­ta­ti­va do que es­tá por aba­ter-se no mun­do ha­bi­ta­do, por­que os po­de­res dos céus se­rão aba­la­dos.

En­tão apa­re­ce­rá no céu o si­nal do Fi­lho do Ho­mem e to­das as tri­bos da ter­ra ba­te­rão no pei­to e ve­rão o Fi­lho do Ho­mem vin­do so­bre as nu­vens do céu com gran­de po­der e gló­ria.

Ele en­vi­a­rá os seus an­jos pa­ra re­u­nir, ao som da gran­de trom­be­ta e em al­ta voz, os seus elei­tos dos qua­tro ven­tos, da ex­tre­mi­da­de da ter­ra até as ex­tre­mi­da­des do céu. Quan­do co­me­ça­rem a acon­te­cer es­sas coi­sas, er­guei-vos e le­van­tai a ca­be­ça por­que es­tá pró­xi­ma a vos­sa li­ber­ta­ção”.

(Evan­ge­lhos de: Ma­teus, cap. 24, vv. 29 a 31 – Mar­cos, cap. 13, vv. 24 a 27 – Lu­cas, cap. 21, vv. 25 a 28).

O di­vi­no Mes­si­as pros­se­gue com as pro­fe­cias nos di­as que an­te­ce­de­ram a sua cru­ci­fi­ca­ção. Com lin­gua­gem ale­gó­ri­ca, o Mes­tre es­cla­re­ce o que ocor­re de­pois das atri­bu­la­ções ter­re­nas de­ter­mi­nan­tes pa­ra o fe­cha­men­to e a aber­tu­ra de ci­clos evo­lu­ti­vos se­gun­do a or­dem das Leis de Deus, fa­zen­do re­fe­rên­cia às ca­tás­tro­fes cós­mi­cas.

A prin­cí­pio, as mu­ta­ções de na­tu­re­za ma­te­ri­al ou es­pi­ri­tual ge­ram me­do, an­gús­ti­as, dis­sa­bo­res e in­cer­te­zas por­quan­to a tran­si­ção ge­ra­do­ra de es­ta­bi­li­da­de qua­se sem­pre vem acom­pa­nha­da de cri­ses, ge­ra­do­ras de do­res ou de so­fri­men­tos. Je­sus men­ci­o­na as cri­ses des­ti­na­das ao re­pa­ro do mal, por in­ter­mé­dio das mu­ta­ções cós­mi­cas, pa­ra fa­lar da evo­lu­ção es­pi­ri­tual.

Cer­ta vez, Al­lan Kar­dec re­ce­beu a se­guin­te ori­en­ta­ção dos Es­pí­ri­tos Su­pe­ri­o­res, con­for­me men­ci­o­nam Wan­tuil e Thi­e­sen na obra Al­lan Kar­dec:

“Quan­do um mal exis­te, ele não se cu­ra sem cri­se; as­sim é do pe­que­no ao gran­de; no in­di­ví­duo co­mo nas so­ci­e­da­des; na so­ci­e­da­de co­mo nos po­vos; nos po­vos co­mo o é na Hu­ma­ni­da­de. Nos­sa So­ci­e­da­de, di­ze­mos, é ne­ces­sá­ria; quan­do o dei­xar de ser sob a for­ma atu­al, ela se trans­for­ma­rá co­mo to­das as coi­sas...” (WAN­TUIL, Zeus e THI­EN­SE, Fran­cis­co. Al­lan Kar­dec: Pes­qui­sa bi­bli­o­grá­fi­ca e en­sai­os de in­ter­pre­ta­ção, vol II. Rio de Ja­nei­ro: FEB, 1979, p. 39).

Es­sa pro­fe­cia de Je­sus tam­bém cor­res­pon­de ao que ocor­reu lo­go de­pois de sua cru­ci­fi­ca­ção:

“Des­de a ho­ra sex­ta (12:00hs) hou­ve tre­vas so­bre to­da a ter­ra, até à ho­ra no­na (15:00hs). [...] Eis que o véu do San­tu­á­rio se ras­gou de al­to a bai­xo em du­as par­tes, a ter­ra tre­meu e as pe­dras se fen­de­ram. Abri­ram-se os tú­mu­los e mui­tos cor­pos de san­tos que ti­nham ador­me­ci­do res­sus­ci­ta­vam. E, sa­in­do das se­pul­tu­ras de­pois da res­sur­rei­ção de Je­sus, en­tra­ram na ci­da­de San­ta e apa­re­ce­ram a mui­tos. O cen­tu­ri­ão e os que com ele guar­da­vam a Je­sus, ven­do o ter­re­mo­to, e as coi­sas que ha­vi­am su­ce­di­do, ti­ve­ram gran­de te­mor, e dis­se­ram: ‘Ver­da­dei­ra­men­te es­te era o Fi­lho de Deus’ ”. (Ma­teus, 27:45-54).

As res­sur­rei­ções men­ci­o­na­das de­pois da cru­ci­fi­ca­ção do Mes­si­as não ocor­re­ram aos  cor­pos fí­si­cos e sim aos cor­pos es­pi­ri­tua­is.

O Mes­tre pros­se­gue ao lem­brar o pro­fe­ta Da­ni­el (7:13-14):

“Eu es­ta­va con­tem­plan­do, nas mi­nhas vi­sões no­tur­nas, e eis que vi­nha so­bre as nu­vens do céu um co­mo Fi­lho do Ho­mem; e se di­ri­giu até ao An­ci­ão e foi in­tro­du­zi­do à sua pre­sen­ça. E foi-lhe da­do o do­mí­nio, a hon­ra e o rei­no, e to­dos os po­vos, na­ções e lín­guas o ser­vi­ram. Seu do­mí­nio é um do­mí­nio eter­no que não pas­sa­rá, e o seu rei­no não se­rá des­tru­í­do”.

O Fi­lho do Ho­mem em Je­sus é apre­sen­ta­do co­mo sen­do rei po­de­ro­so, un­gi­do por Deus. O Fi­lho do Ho­mem re­pre­sen­ta a per­fei­ção es­pi­ri­tual pos­sí­vel de ser atin­gi­da na con­di­ção de es­pé­cie hu­ma­na. De­pois que o Es­pí­ri­to pas­sa por to­das as eta­pas evo­lu­ti­vas por meio da es­pé­cie hu­ma­na, as­cen­de­rá aos mun­dos ven­tu­ro­sos por­que al­can­çou à con­di­ção de Fi­lho do Ho­mem, ou se­ja, de pu­re­za es­pi­ri­tual se­gun­do a es­ca­la adâ­mi­ca.

As ver­da­des do Evan­ge­lho de Je­sus cau­sam con­fli­tos aos re­cal­ci­tran­tes do ego­ís­mo e do de­sa­mor. Quan­do as ver­da­des do Evan­ge­lho fo­rem pra­ti­ca­das por to­dos os po­vos, a Hu­ma­ni­da­de pas­sa­rá por es­tá­gio su­pe­ri­or de evo­lu­ção. Se­rá o fim das in­jus­ti­ças e do en­du­re­ci­men­to dos co­ra­ções hu­ma­nos. Is­so não ocor­re­rá sem a re­a­ção dos ma­te­ri­a­lis­tas e dos per­ver­sos que pas­sa­rão ha­bi­tar mun­dos in­fe­rio­res ao nos­so or­be até que al­can­cem a re­ge­ne­ra­ção.

O fe­nô­me­no evo­lu­ti­vo ocor­re nos am­bi­en­tes da vi­da es­pi­ri­tual e da vi­da so­ci­al. O bom com­ba­te men­ci­o­na­do por Pau­lo, en­tre a ver­da­de e a ig­no­rân­cia, re­sul­ta a vi­tó­ria de­fi­ni­ti­va do bem, da paz e do amor uni­ver­sal em nós mes­mos:

“Com­ba­ti o bom com­ba­te, aca­bei a car­rei­ra, guar­dei a fé. Des­de ago­ra, a co­roa da jus­ti­ça me es­tá guar­da­da, a qual o Se­nhor, jus­to ju­iz, me da­rá na­que­le dia; e não so­men­te a mim, mas tam­bém a to­dos os que ama­rem a sua vin­da”. (2Ti­mó­teo; 4:7-8).

So­men­te de­pois do bom com­ba­te ha­ve­rá li­ber­ta­ção dos ci­clos en­car­na­tó­rios. O bom com­ba­te ain­da re­fle­te o uso do li­vre-ar­bí­trio en­tre o bem o mal. No en­tan­to, em ní­veis su­pe­ri­o­res de evo­lu­ção to­das as es­co­lhas es­ta­rão en­tre o bem e o bem por que não há mais  op­ção pa­ra o mal.

Os elei­tos do Se­nhor são to­dos os seus fi­lhos des­ti­na­dos a evo­lu­ir in­te­lec­tu­al e mo­ral­men­te, sob as as­sis­tên­cias de seus an­jos ou men­sa­gei­ros das ver­da­des (ou trom­be­tas) ce­les­tia­is.

A vin­da do Fi­lho do Ho­mem é ne­ces­sá­ria no que tan­ge à evo­lu­ção do Es­pí­ri­to e ine­vi­tá­vel quan­to ao nos­so en­con­tro com o Cris­to de Deus. En­con­tro su­bli­me que ocor­re­rá na Ter­ra, nou­tros pla­ne­tas ou nos Céus pa­ra que se cum­pra a Von­ta­de So­be­ra­na do Pai se­gun­do as pro­fe­cias de Je­sus.

(Emí­dio Sil­va Fal­cão Bra­si­lei­ro é edu­ca­dor, es­cri­tor e ju­ris­ta. Au­tor do li­vro “A Ca­mi­nho do De­ser­to”, AB Edi­to­ra. Mem­bro da Aca­de­mia Es­pí­ri­ta de Le­tras do Es­ta­do de Go­i­ás, da Aca­de­mia Go­i­a­ni­en­se de Le­tras e da Aca­de­mia Apa­re­ci­den­se de Le­tras)

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