As pessoas formam um mosaico fantástico de personalidades. Cada pessoa é a soma de fatores singulares.
Por isso, todas são únicas e especiais. Refletindo essa diversidade de individualidades, encontramos no dia a dia com uma vontade inabalável, uma vontade de ferro, e outras pessoas com vontades fracas, um grau de resistência quase nulo.
O nível de força de vontade é realmente revelado em toda sua magnitude nos grandes projetos, nas pequenas coisas, na busca de um diploma, na mudança de uma dieta, o sonho de uma medalha Olímpica, aprendizado de um idioma, o abandono de um hábito prejudicial, superação de uma mania, disposição de levantar cedo, o prazer de chegar no horário previsto.
Porque algumas pessoas possuem vontades fortes, e outras, vontades fracas?
Porque Clodoaldo Silva, o único medalhista brasileiro em Para olimpíada conseguiu superar tantos obstáculos para subir ao pódio, enquanto outros desistem antes mesmo de qualquer dificuldade?
Ninguém sabe com absoluta certeza. Somos um mistério. Os fatores genéticos e ambientais certamente são levados em conta.
A motivação é fundamental para a continuidade do esforço. A história pessoal de sucessos ou fracassos também parece influir. O mesmo vale para a capacidade de imaginar e visualizar a recompensa por persistir.
Quem antecipa em sua mente a alegria do sucesso, atribuindo o significado a conquista, tem mais chance de superar os desafios e obstáculos. E, obviamente, a habituação ou repetição, pode fortalecer a vontade tanto para o bem quanto para o mal.
Tudo depende do direcionamento da vontade. Se o desejo é um sentimento primário, biológico, a vontade é uma decisão racional.
Começamos com a vontade do prazer, chegamos a vontade racional e estabelecemos uma vontade moral, ou (ideal).
Quando direcionamos o desejo e educamos o querer, a motivação aparece e as coisas costumam acontecer.
O fato é que, a vontade tem uma enorme função em nossas vidas. Você é livre para avaliar, escolher e também mudar. Mas, tem que ser sempre com vontade grande.
(André Júnior, membro UBE - União Brasileira de Escritores - Goiás – escritorliterario@yahoo.com.br)